Aula Aberta: À Conversa com… Rita Faria
No próximo dia 3 de dezembro, às 16h00, a ESTM convida-te a participar numa Aula Aberta muito especial com Rita Faria, antropóloga forense, que irá partilhar a sua experiência profissional e os desafios desta fascinante área científica.
📍 Local: Sala 28 e via Zoom
🔍 Objetivos:
(1) Descrever o laboratório e os diversos tipos de laboratórios, departamentos laboratoriais e as funções do staff;
(2) Contactar e conhecer um profissional da área forense;
(3) Conhecer o papel do antropólogo forense em investigações;
(4) O papel do antropólogo forense em uma equipa multidisciplinar;
(5) Métodos de análise: análise visual, metrológica, histológica, bioquímica e molecular;
(6) Incentivar a interação entre os alunos e a palestrante; (7) Promover um ambiente de discussão e perguntas para que os alunos possam esclarecer as suas dúvidas
Organização da docente Berta Costa, esta iniciativa é uma oportunidade única para aprofundares os teus conhecimentos e explorares o papel da antropologia forense no contexto científico e social.
🗓️ Marca já na tua agenda e junta-te a esta conversa inspiradora!

Rita Faria é uma Antropóloga Forense no Reino Unido. Licenciada em Ciências Forenses pela Universidade de Keele, pelo qual recebeu o Prémio de Qualidade Educacional para Estudantes, atribuído ao estudante com melhor desempenho no curso, Rita prosseguiu com um Mestrado em Antropologia Forense na Universidade de Liverpool John Moores. Em 2019, completou também o curso de Introdução à Identificação Humana na University of Tennessee, onde teve a oportunidade de trabalhar na instalação de investigação antropológica e estudar a coleção de esqueletos Bass. Com base no seu sucesso académico, a sua pesquisa colaborativa de Mestrado, sobre os fatores que influenciam as taxas de sucesso de sobrevivencia do ADN em restos humanos perturbados e misturados, foi apresentada na Conferência DVI da Interpol, em Lyon (2022).
Na Alecto Forensics, onde atualmente trabalha, as suas responsabilidades incluem a identificação de ossos humanos e não humanos, assistência na recuperação e inventário de restos humanos no local do crime e apoio em autópsias. Rita também tem um papel fundamental na gestão administrativa dos casos dentro da equipa. Rita é certificada pelo Royal Anthropological Institute e membro da British Association for Forensic Anthropology. É também membro do Cardre de Antropologia Forense e Arqueologia de DVI (Identificação de Vítimas de Desastres) do Reino Unido. Tem experiência em arqueologia comercial, tendo trabalhado como arqueóloga para o Museum of London, além de ter uma vasta experiência em voluntariado em escavações arqueológicas no Poulton Research Project e na escavação comunitária Piermaster’s Green (Liverpool). Rita também atuou como voluntária em várias conferências do Royal Anthropological Institute (RAI).