Do Oceano para a Sociedade — Um Caminho Sustentável

Dia Mundial da Alimentação – Do Oceano para a Sociedade — Um Caminho Sustentável

No próximo dia 15 de outubro de 2025, pelas 10h00, realiza-se no anfiteatro da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, a sessão “Do Oceano para a Sociedade: Um Caminho Sustentável”, uma iniciativa que se insere nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação.

Promovido no âmbito do projeto Hub4Food, este evento tem como objetivo sensibilizar a comunidade académica e o público em geral para a importância da alimentação sustentável e do papel que os recursos marinhos desempenham na construção de sistemas alimentares mais equilibrados e resilientes.

O programa inclui sessões de sensibilização, informação sobre a oferta formativa da ESTM e a apresentação de projetos na área alimentar, com intervenções de Joaquina Pinheiro, Tânia Ferreira e Susana Silva.

Durante a manhã, terão ainda lugar várias atividades laboratoriais, que permitirão explorar o tema de forma prática e envolvente. Entre elas, destacam-se:

  • “Explorando os sabores com microalgas” (Sónia Barroso e Tânia Ferreira)
  • “Fermentação em ação: da farinha ao pão” (Catarina Ferreira e Tatiana Pereira)
  • “Uma aventura no mundo da gastronomia molecular” (Leonardo Inácio, Joana Carrasqueira e Susana Bernardino)

Esta será uma oportunidade para refletir sobre os desafios e oportunidades da transição para uma sociedade mais sustentável, em que o oceano e a inovação científica assumem um papel central no futuro da alimentação.