ESTM participa em curso internacional no âmbito do projeto DISC
Entre os dias 14 e 18 de abril de 2025, decorreu na Universidade Aristóteles de Tessalónica, na Grécia, o curso intensivo Design Based Collaborative Research for Sustainable Development, uma iniciativa integrada no Projeto DISC – Developing Innopreneurship, Sustainability and Culture.
Este curso contou com cerca de 30 participantes oriundos de Portugal, Sérvia, Itália, Alemanha e Grécia, com o objetivo de cocriar soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através da metodologia de Design Thinking, num contexto internacional, colaborativo e multidisciplinar.
Portugal esteve representado pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM), com a participação dos docentes João Costa e Verónica Felício, e das estudantes Beatriz Martins e Catarina Abreu (Licenciatura em Gestão de Eventos), e Daniela Agostinho e Margarida Matias (Mestrado em Business Relationship Management).
“Participar no curso de Design Thinking para o Desenvolvimento Sustentável na Grécia foi uma oportunidade muito interessante e desafiadora. Trabalhámos em grupos internacionais e criámos soluções inovadoras como resposta a cenários atuais e urgentes no âmbito dos ODS. Foi possível ainda conhecer a cidade e usufruir de momentos de convívio com todo o grupo — sem dúvida uma experiência enriquecedora!”
Beatriz Martins, estudante do 3.º ano da licenciatura em Gestão de Eventos
O projeto DISC – Developing Innopreneurship, Sustainability and Culture surge da necessidade de alargar o impacto dos ODS às comunidades locais, através do reforço da educação para a sustentabilidade em contextos formais e não formais de aprendizagem.
Para isso, o Politécnico de Leiria juntou-se a diversas universidades e empresas europeias, com o objetivo de promover processos de aprendizagem transformadora que valorizam o desenvolvimento de competências orientadas para a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade.

Muito mais do que um projeto, o DISC propõe uma abordagem holística e interdisciplinar, que alia a academia ao setor empresarial e comunitário, promovendo uma cultura de sustentabilidade inovadora e proativa.
As ferramentas pedagógicas desenvolvidas no âmbito do DISC baseiam-se em metodologias como a Aprendizagem Colaborativa Baseada no Design e a Investigação Colaborativa Baseada no Design, permitindo aos participantes adquirir, aplicar e validar competências ligadas à literacia para a sustentabilidade. Estas metodologias foram posteriormente validadas e integradas num modelo educativo inovador, orientado para o impacto social.
Em articulação com o programa Erasmus+, o DISC deu origem à Rede Europeia DISC, uma aliança transnacional dedicada à promoção de abordagens educativas baseadas na realidade, com impacto direto nas comunidades e nos territórios.
No website oficial do projeto DISC é possível consultar vários dos projetos desenvolvidos por estudantes em diferentes países europeus, incluindo o projeto + Visionário – Trajetórias para o Futuro Profissional (Lourinhã), da autoria de Laura Agostinho, estudante da ESTM, que integrou uma das edições anteriores da formação DISC.
Desde iniciativas de reflorestação a projetos de participação cívica e inovação social, os exemplos reunidos pelo DISC demonstram como a educação superior pode ser uma força motriz para a transformação sustentável. Jovens agentes de mudança, como os da ESTM, estão a redesenhar o futuro com criatividade, sentido crítico e compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
