À Comunidade Académica,

Hoje é um dia especial para a Enfermagem.
A 12 de maio comemora-se, anualmente, o Dia Internacional do Enfermeiro, efeméride que tem por objetivo homenagear os Enfermeiros, e relembrar a sua importância na prestação de cuidados de saúde à população.
No início de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que 2020 seria o Ano Internacional dos Enfermeiros. Esta efeméride pretende assinalar o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros e parteiras, destacar as condições desafiadoras que muitas vezes enfrentam, bem como defender o investimento nesta área.
Neste ano e neste dia comemora-se ainda o 200º aniversário do nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna e a primeira mulher a receber a Ordem de Mérito. Dadas as circunstâncias que estamos a vivenciar este ano tem-se revelado de especial centralidade relativamente à importância da enfermagem na prestação de cuidados.
Enquanto o seu aniversário é comemorado todos os anos a 12 de maio, como o Dia Internacional do Enfermeiro, em 2020, as comemorações irão decorrer ao longo de todo o ano. Várias organizações estão a dedicar iniciativas a estas celebrações, estando também a nossa Escola de Saúde associada (envolvida em iniciativas que já estão a decorrer e também no planeamento de outras que oportunamente teremos oportunidade de divulgar).
Para além de marcar a data, esta mensagem serve para, publicamente, enaltecer o trabalho que os Enfermeiros da nossa Escola realizam no âmbito das formações que ministramos e que tanto contribuem para o reconhecimento nacional e internacional da profissão de Enfermagem.
A todos os Enfermeiros, Parabéns!

O Diretor,
Rui Pinto