Observatório da ESSLei para a Comunidade
MISSÃO: O Observatório da ESSLei para a Comunidade (OEC) tem como missão de promover ações com a comunidade, com vista a um desenvolvimento e crescimento regional sustentável, com base numa capacitação social inclusiva e plural, e no reforço das sinergias individuais e institucionais de Valor da região, de acordo com o Artigo 3.º do Capítulo I dos Estatutos da ESSLei do Politécnico de Leiria (Despacho n.º 5758/2011).
OBJETIVOS: O OEC tem como principais objetivos: I) promover saúde, capacitação e responsabilidade social; II) desenvolver espírito comunitário e de empreendedorismo social; III) criar rede de colaboração e cooperação com entidades nacionais e internacionais na promoção de saúde e de sustentabilidade social; IV) gerir rede de voluntários (estudantes, docentes, colaboradores internos e externos) envolvidos no desenvolvimento das ações propostas pelo OEC-ESSLei junto da comunidade.
PEDIDOS EXTERNOS: Colaboradores e parceiros da ESSLei que, de acordo a missão e objetivos do OEC, desejem apresentar a sua ideia, projeto ou iniciativa devem preencher “formulário online”
Projeto HumaniTer®
O Projeto HumaniTer® é promovido pelo curso de licenciatura em Terapia Ocupacional, no âmbito de parcerias entre a Escola Superior de Saúde e Organizações Não Governamentais, como a Médicos do Mundo, ou de Solidariedade Social.
Tem como objetivo promover nos estudantes competências relacionais, humanitárias e sociais, bem como o contacto com a intervenção comunitária em situações de privação ou exclusão ocupacional, articulando com instituições e parceiros locais de modo a potenciar os recursos a usar. Preconiza a implementação de paradigmas de formação que permitem o desenvolvimento e a capacitação científica, fundamentados na prática baseada na evidência, em pressupostos de transdisciplinaridade e sustentado por conceitos de cidadania.
Projeto GeronTer®
O Projeto GeronTer® tem como objetivo facilitar o desenvolvimento do raciocínio da prática clínica da especificidade de cada área científica em contexto Gerontológico e tem como ação a promoção do Envelhecimento Ativo na população idosa numa Estrutura Residencial para a Pessoa Idosa na vertente da saúde, participação e segurança.
Assenta da necessidade de promover o ensino com recurso à prática clínica em contexto real junto à população idosa. Sendo assim, os estudantes terão de aplicar os conhecimentos teóricos na prática, promovendo ocupações/ atividades de modo a afetar influenciar positivamente a saúde, o bem-estar e a qualidade da pessoa idosa.
Projeto Peregrinos a caminho de Fátima
A Missão de Apoio aos Peregrinos de Fátima afigura-se como uma oportunidade única de desenvolver ações comunitárias na sua vertente social, cultural e cívica, contribuindo deste modo para o benefício da população e para a aquisição de competências por parte dos estudantes, ao mesmo tempo que se presta um serviço à comunidade e se estabelecem relações de parceria, num trabalho comum de construção e de saúde, consolidando a missão da ESSLei – Politécnico de Leiria, cimentando a sua visibilidade na comunidade. Funcionará como um projeto de extensão e prestação de serviços à comunidade que tem como objetivo principal proporcionar cuidados de saúde aos peregrinos de Fátima, de forma responsável, profissional e solidária.
No âmbito deste projeto, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde em parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria construíram um manual sobre cuidados alimentares para peregrinos.
SMS – Solidariedade Médica e Social: “Pelo Melhor de Cada Um”
O projeto SMS – Solidariedade Médica e Social, é uma iniciativa da Tecnifar Farmacêutica, que pretende levar apoio médico e de profissionais de saúde, a zonas e regiões com necessidades especiais ou carenciadas. A ESSLei é parceira nas ações SMS desde o início do projeto, em 2006. Desde então, o projeto SMS – Solidariedade Médica e Social envolveu mais de duas centenas de estudantes do 8º semestre de nove cursos de Licenciatura em Enfermagem
Like Saúde (em parceria com a Câmara Municipal de Leiria)
Programa de Prevenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, que visa:
- Contribuir para melhorar o estado de saúde dos jovens
- Prevenir comportamentos aditivos com e sem substância em meio escolar
- Contribuir para a definição de políticas claras em matéria de consumos de substâncias psicoativas;
- Prevenir o uso desadequado das tecnologias, especialmente a dependência de videojogos online e offline.
Transição Para a Parentalidade
Ferramenta Informática criada ao abrigo do projeto de investigação ‘Transição para a Parentalidade: Respostas Emocionais da Mulher Puérpera’, que procura auxiliar as mulheres e famílias a estruturarem processos de transição saudáveis e adaptativos no domínio da parentalidade.
A ESSLei, a Cidade e todos nós…
Este projeto teve início em 2013 no âmbito do programa IPL+inclusivo. Partindo da ideia de que a cidade de Leiria deve envolver todos os que nela vivem e a vivem diariamente, o Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional propôs um conjunto de atividades que visam promover um conjunto de experiências quotidianas que usualmente não estão ao alcance dos estudantes e da pessoa deficiente, numa perspetiva de ocupação humana como valor fundamental para a inclusão.
Leiria UP – Qualidade de Vida e Sucesso Escolar (em parceria com a Câmara Municipal de Leiria)
No âmbito da saúde escolar este programa pretende:
- Sensibilizar e promover a saúde mental e dos afetos nas crianças e jovens;
- Identificar os vários tipos de comportamento relacionados com a violência e aprender a evitá-los;
- Valorizar comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis;
- Contribuir para a melhoria dos relacionamentos afetivos e sexuais dos jovens;
- Universalizar o acesso à educação para a saúde em meio escolar;
- Qualificar a oferta da educação para a saúde na escola.
Projeto de colaboração com a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson
Estabelecimento de ações de colaboração técnico-científica no domínio da especialidade dos cursos em vigor na ESSLei.
Projeto de colaboração com a Associação Carlotazinha
Estabelecimento de ações de colaboração técnico-científica no domínio da especialidade dos cursos em vigor na ESSLei.
Projeto de colaboração com a Associação PORMaior – Técnicos em Rede pelo Bem-Estar Sénior
Estabelecimento de ações de colaboração técnico-científica no domínio da especialidade dos cursos em vigor na ESSLei.
Projeto de colaboração com a InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário
Estabelecimento de ações de colaboração técnico-científica no domínio da especialidade dos cursos em vigor na ESSLei.