24 de março de 2022 – 18h30

Abertura
– Rui Manuel da Fonseca Pinto, Diretor da Escola de Saúde do Politécnico de Leiria

Breve homenagem aos profissionais de saúde que se distinguiram no combate à pandemia.
– Cândido Ferreira, médico e escritor
– Rui Passadouro, dirigente da Ordem dos Médicos de Leiria

Apresentação do Livro Covid-19 – A Tempestade Perfeita – História Clínica da Pandemia, de Cândido Ferreira
– Maria Clarisse Carvalho Martins Louro, Docente da Escola de Saúde do Politécnico de Leiria
– Luiz Ferreira, Diretor dos Cuidados Intensivos do Hospital Santo André- Centro Hospitalar de Leiria, E.P.E.
– Alexandre Antunes, Cardiologista

Introdução ao livro “Estórias deste mundo e do outro“, a cargo do autor

Período para interpelações e respostas

Comentário de Diniz de Freitas – Professor jubilado de Medicina, da Universidade de Coimbra:

“Livro magistral em que, com rara maestria, o autor vai dissecando o pandemónio da pandemia, sempre à luz da evidência científica, vaticinada em numerosos escritos muito bem elaborados no plano técnico-científico e pedagógico. É uma obra original e notável, pela sua minúcia descritiva, pela fundamentação e pela superior clarividência. Mas também pela demolidora e arrasadora denúncia da improficuidade, impreparação e arrogância dos responsáveis da Saúde e do poder político.

À formulação diagnóstica, sinoptizada em doze pecados capitais, segue-se uma perspetiva terapêutica e o indispensável prognóstico. Brilhante. Como brilhante é o remate, ao debruçar-se sobre a crise da nossa democracia e dos valores que a fertilizam.

Esta obra enobrece o seu autor e honra a nossa profissão. Conhecia a excelência da atividade profissional do autor e a sua conduta exemplar, enquanto cidadão. Mas não tinha ainda tido o prazer da leitura de livros seus. É um escritor exímio, que me surpreendeu, e só o exorto a continuar a brindar-nos e a deliciar-nos com pérolas literárias. Parabéns!”