Curso Breve

A Fisioterapia multifacetada na Doença de Parkinson [ESSLei]

Enquadramento

É globalmente reconhecido o benefício da fisioterapia na Doença de Parkinson, que tem vindo a assumir uma importância cada vez maior no desenvolvimento de um conjunto de estratégias e intervenções que facilitam o dia a dia e permitem ao doente, assim como aos seus familiares, lidar melhor com as limitações impostas pela doença. A evidência tem mostrado os benefícios da Fisioterapia na marcha, nas transferências, no equilíbrio, e na capacidade física em pessoas com Parkinson. Vários programas de exercícios não tradicionais estão a ser atualmente adaptados para doentes de Parkinson como forma de aumentar o conjunto de intervenções nesta população especifica. Estes programas permitem ao doente manter-se ativo de forma continuada e favorecem a manutenção de uma boa capacidade física, emocional e cognitiva. Uma seleção rigorosa do tipo de exercício para a situação específica, resulta em melhores intervenções e mais segurança, minimizando os “eventos adversos” como lesões, quedas, frustrações, ansiedade, e fadiga excessiva.

Este é o objetivo da presente formação onde se preconiza a abordagem da pessoa com Parkinson, de forma multifacetada, com exercícios específicos e desafiadores.

SÁBADO

10h00/11h30: Introdução Doença de Parkinson, progressão e impacto nas intervenções de fisioterapia.

Coffee break

11h45/12h30: Alterações na Postura, marcha, equilíbrio e quedas na Doença de Parkinson.

12h30/13h30: Alterações cognitivas específicas da Doença de Parkinson e o seu impacto na prestação de cuidados.

14h30/16h00: Intervenções de fisioterapia e prescrição de exercício na Doença de Parkinson, baseadas na evidência científica para a marcha, equilíbrio, transferências, postura e prevenção de quedas.

Coffee break

16h10/17h30: Treino cognitivo-motor na Doença de Parkinson: evidência científica, situações para a sua utilização na prática clínica, e questões de segurança.

17h30/18h00: Parkinsonismo atípico: diferenças entre Parkinson e Parkinsonismo e intervenções de fisioterapia específicas.

Valor das inscrições: 38,00€ (*)

​(*) condições especiais para estudantes 4ºAno de fisioterapia; Fisioterapeutas com funções na Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson; Fisioterapeutas orientadores de educação clínica de fisioterapia da ESSLei; Fisioterapeutas da Rede Alumni do Politécnico de Leiria  (33,00€)

Destinatários: Fisioterapeutas; Estudantes de Fisioterapia (4º ano); Estudantes do Mestrado em Fisioterapia

Inscrições: http://eventos.ipleiria.pt/portal/eventos?p_id=27464

Vagas: 30 (mínimo de 20).

Língua de trabalho: Português

Formadora: FT Josefa Domingos