CURSO BREVE DE INTERVENÇÃO ESPECIALIZADA PSICOSSOCIAL E ESPIRITUAL EM CUIDADOS PALIATIVOS

INTRODUÇÃO
O curso visa o desenvolvimento de competências em intervenção especializada psicossocial e espiritual em cuidados paliativos, dando-se destaque a pessoas com condições oncológicas e não oncológicas de elevada complexidade e respetivos cuidadores, intervenção em grupos especiais e vulneráveis, e promoção do bem-estar espiritual dos profissionais de saúde.

FUNCIONAMENTO

Duração: 54 horas de contacto correspondendo a 5 ECTS.

Modalidade de funcionamento: O curso será realizado na modalidade blended- Learning e regime pós-Laboral nas datas apresentadas a seguir:

DATAS

MODALIDADE

17-24h

09-19h

17-24h

09-19h

21-24h

DESTINATÁRIOS
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal conferido por instituições de ensino superior nacionais nas seguintes áreas: Enfermagem, Medicina, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Dietética e Nutrição, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e outros profissionais envolvidos na prestação de cuidados paliativos (CP);
b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo nas áreas mencionadas na alínea a);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado nas áreas mencionadas na alínea a);
d) Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico Científico da ESSLei;
e) Estudantes que estejam em fase de conclusão do curso de licenciatura nas áreas de formação cuja detenção é requerida para ingresso no curso e que declarem esse facto na candidatura.

CREDITAÇÃO

A realização deste curso permite obter creditação para a unidade curricular de Opção II – Intervenção Psicológica Especializada em Cuidados Paliativos do Mestrado de Cuidados Paliativos da ESSLei.

OBJETIVOS DO CURSO

a) Avaliar as necessidades psicossociais e espirituais das pessoas em Cuidados Paliativos e suas famílias, suportada por instrumentos;
b) Planear uma intervenção holística estruturada para responder às necessidades psicossociais e espirituais;
c) Implementar uma abordagem psicossocial e acompanhamento espiritual sustentada em valores éticos e fundamentada na evidência científica;
d) Aplicar intervenções adequadas com os doentes, cuidadores informais e profissionais de saúde, e avaliar eficácia das mesmas.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Fundamentos antropológicos, éticos e relacionais da intervenção psicossocial e espiritual em cuidados paliativos.
1.1. Morte, processo de morrer, culturalidade e cuidados paliativos.
1.2. Compaixão e comunidades compassivas
1.3. Cuidado espiritual
2. Situações clínicas psicossociais e espirituais prevalentes nas transições para o final da vida.
3. Avaliação psicossocial e espiritual das pessoas doentes e famílias: instrumentos e documentação.
4. Modelos de acompanhamento psicossocial e espiritual sustentáveis em Cuidados Paliativos: Âmbitos e contextos de apoio presencial e telemático; Expectativas, efeitos e particularidades.
5. Intervenção específica em situações complexas: ansiedade, perturbação de adaptação, depressão, luto complicado/ prolongado; angústia espiritual; desajuste das expectativas familiares.
6. Intervenção específica em populações especiais e vulneráveis: crianças e adolescentes, jovem adultos, idosos, LGBTQIA+, grupos étnicos, grupos marginalizados.
7. Bem-estar espiritual e autocuidado dos profissionais de saúde/social.

METODOLOGIA DE ENSINO / AVALIAÇÃO

A avaliação do curso faz-se através de: análise de caso clínico (40 % da nota final) e análise crítico-reflexiva sobre uma situação problema relacionada com os conteúdos programáticos (60% da nota final).

INSCRIÇÕES

O preço proposto para a frequência do curso é de 125€, correspondente ao preço para estudantes do Politécnico de Leiria, nacionais e da União Europeia, inscritos em Mestrado (25€ por ECTS).

Taxa de inscrição proposta – 20€; Seguro escolar – 3€

Faça aqui a sua inscrição