Mónica Braúna Alencar Leão da Costa, Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, foi a vencedora do prémio melhor comunicação oral do VIII Congresso Internacional da ASPESM que decorreu na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria nos dias 26 e 27 de Outubro de 2017.

Com a apresentação “Grupos de ajuda mútua em cuidadores informais de pessoas com demência: Projeto CuiDem”, Mónica Braúna foi distinguida como a melhor comunicação oral de entre 60 comunicações e 55 Posters apresentados em 3 idiomas: português, castelhano e inglês. O trabalho agora distinguido pretende avaliar o impacto da implementação dos Grupos de Ajuda Mútua na capacitação dos cuidadores informais de pessoas com demência promovendo o seu bem-estar. Conta com o apoio operacional da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde Arnaldo Sampaio, em Leiria.

Subordinado ao tema “A Saúde Mental ao longo do Ciclo Vital”, o VIII Congresso Internacional da ASPESM contou com uma adesão significativa de enfermeiros, psicólogos, terapeutas, assistentes sociais e outros profissionais oriundos de Portugal, Brasil e Espanha.