Seminário “Inovação e Empreendedorismo em Alimentação e Nutrição”

A promoção de um espírito empreendedor e de inovação é uma necessidade primordial na realidade profissional atual em qualquer área e, nomeadamente, na área da Alimentação e Nutrição.

Este seminário pretende dar a conhecer várias realidades da Inovação e Empreendedorismo no âmbito da Alimentação e Nutrição. Serão apresentados projetos inovadores e empreendedores nas áreas da indústria alimentar, segurança alimentar e restauração. Teremos oportunidade de conhecer qual o papel da grande distribuição no âmbito da inovação e empreendedorismo e também conhecer o papel dos Centros de Investigação como agentes de inovação.

INSCRIÇÕES AQUI

10:00 – Sessão de Abertura

10:15 – Apresentação do projeto “Chefologia” – Nuno Gonçalves

O Nuno Gonçalves é CEO do Chefologia. Traz consigo mais de 15 anos de experiência a trabalhar em restaurantes de prestígio em Portugal e no Reino Unido, incluindo os restaurantes Ocean e Atlântico no Vila Vita Parc, no Algarve, o The Waterside Inn (3 estrelas Michelin) e o Galvin at Windows (1 estrela Michelin) trabalhando diretamente com os conceituados chefs Chris e Jeff Galvin, Albert Roux, Michel Roux e Gary Rhodes. Passou a assumir as funções de Chefe de Cozinha no Galvin La Chapelle (1 estrela Michelin)  e de Chefe Executivo em dois dos restaurantes mais emblemáticos de Londres, Aqua Shard (o edifício mais alto da Europa) e Quaglino’s em Mayfair, que abriu as suas portas em 1921 e que deu as boas-vindas ao Príncipe de Gales, Rainha Elizabeth e Princesa Diana, apenas para citar alguns. (https://pt.chefologia.com/)

10:45 – Apresentação do projeto “SARA HACCP Digital” – Ângela Leal

Mestre em Gestão da Prevenção e Licenciada em Engenharia da Segurança pelo ISLA, Ângela Leal é também detentora de uma pós-graduação em Auditorias HACCP pelo Politécnico de Leiria.
Iniciou o seu percurso profissional, em 2005, em laboratórios de medicina veterinária, o que lhe deu um conhecimento profundo de todo o processo de controlo que suporta um sistema de segurança alimentar. Em 2008 iniciou a sua atividade como consultora de segurança alimentar. A segurança dos alimentos que são disponibilizados ao consumidor são a sua grande preocupação, focando-se na mudança do comportamento das pessoas e das equipas que, desde a produção à venda, manipulam produtos alimentares. (https://sara-app.pt/equipa/)
Desde 2018 é CEO da SARA HACCP Digital, uma empresa de software de serviços “que permite o preenchimento dos registos do plano HACCP de forma simples e intuitiva”

11:15 – Apresentação do projeto “Petit Papão” – Ângela Marques

Nutricionista e co-fundadora da Petit Papão, Ângela Marques é responsável pela implementação de todo o processo produtivo, desde a conceção dos menus e dos produtos, à escolha dos fornecedores e à linha de confeção propriamente dita. É ainda responsável pelo cumprimento das regras de higiene e segurança alimentar e de todos os aspetos inerentes à rotulagem. Realiza outras atividades de relevo, tais como, consultoria em nutrição e comunicação científica/educação alimentar nas redes sociais da empresa.

11:45 – “Valorização dos recursos alimentares marinhos: os novos produtos, a saúde e a sustentabilidade” – Maria Manuel Gil – MARE / Politécnico de Leiria

Maria Manuel Gil, Doutorada em Biotecnologia – Especialidade em Ciência e Engenharia Alimentar, é Professora Coordenadora da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria . Atualmente é membro da direção do MARE – Centro de Ciências Marinhas e Ambientais, e coordenadora do polo do MARE do Politécnico de Leiria. É também membro do ONRE – Observatório Nacional de Riscos Emergentes da ASAE. Já foi membro de vários painéis de peritos avaliadores de candidaturas a projetos de investigação europeus, participou em vários projetos de I&D nacionais e internacionais e orientou vários estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento. Os seus interesses científicos incluem a valorização dos recursos alimentares marinhos, mais especificamente, a avaliação do risco/benefício associado ao consumo de algas marinhas (baseado na bioacessibilidade e biodisponibilidade dos compostos), o desenvolvimento de produtos alimentares de origem marinha com valor acrescentado e a otimização de processos de conservação para um uso eficiente e sustentável dos recursos alimentares marinhos. No último ano tem também conduzido investigação na otimização de tecnologias de extração dos principais componentes nutricionais de macroalgas tendo como objetivo a sua utilização a alimentação humana.

12:15 – “As tendências da Alimentação Saudável nas marcas próprias” – Mayumi Thaís Delgado – SONAE/Continente

Licenciada em Ciências da Nutrição e Mestre em Publicidade e Marketing, Mayumi Delgado tem mais de 15 anos de experiência na área do Retalho Alimentar, tendo iniciado funções na área da segurança alimentar na Sonae e evoluído para a coordenação da área de desenvolvimento de produto Marca Própria Continente. Foi responsável pela criação e kick-off de diferentes projetos, nomeadamente a implementação do Semáforo Nutricional e do Movimento Hiper Saudável. No início de 2015 iniciou funções como Gestora de Investigação e Desenvolvimento, no âmbito dos produtos frescos, tendo despoletado diversos projetos de inovação, cinco dos quais foram reconhecidos nos Livros de Inovação da Sonae 2015 e 2016. Atualmente, coordena a Equipa de Nutrição, sendo responsável pela definição dos critérios nutricionais internos para os produtos Continente, bem como pela validação das alegações presentes na sua comunicação. Tem ainda como responsabilidade a elaboração e aprovação dos conteúdos de diferentes projetos no âmbito da alimentação e nutrição saudável.

12:45 – Questões da audiência

13:00 – Sessão de encerramento