Contabilidade

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A formação em Contabilidade visa qualificar profissionais capazes de: Efetuar o reconhecimento e mensuração das transações dos ciclos de exploração, investimento e financiamento das entidades públicas e privadas; Preparar os documentos de prestação de contas; Efetuar o apuramento dos resultados e a determinação do imposto; Interpretar a informação divulgada pelos documentos de prestação de contas; Tratar dos aspetos contabilísticos e fiscais associados às concentrações de atividades empresariais e efetuar a consolidação de contas dos grupos empresariais; Cumprir com as obrigações contabilísticas e fiscais das organizações; Planear e executar auditorias financeiras; Estruturar sistemas de controlo interno dentro das organizações; Aplicar as regras do sistema fiscal português em sede de tributação do rendimento das pessoas singulares e coletivas (IRS, IRC), tributação de consumo (IVA), tributação de património (IMI)  e outros (imposto selo); Usar as tecnologias de informação e comunicação e ferramentas digitais associadas à contabilidade e ao cumprimento das obrigações fiscais.


Finanças

 A formação em Finanças visa formar profissionais capazes de tomarem decisões financeiras fundamentadas, em particular decisões de investimento e decisões de financiamento, quer de curto, quer de médio e longo prazo, com vista à maximização de valor das organizações, a par de propiciar aos diplomados um conjunto integrado de competências dinâmicas, para resolver problemas de gestão, especialmente integrando a vertente financeira, solidamente alicerçadas em conhecimentos e capacidades de compreensão de informação na área das finanças da empresa e dos mercados financeiros. Pretende-se dar competências que permitam: Desenvolver o conhecimento em relato financeiro; Analisar criticamente documentos de prestação de contas; Perceber como se comparam valores que estão posicionados em momentos diferentes; Analisar e decidir de entre os instrumentos financeiros existentes qual se adequa melhor a cada situação (financiamento ou aplicação); Compreender quais os efeitos da estrutura de capital e da política de dividendos no valor da organização; Avaliar projetos de investimento; Estruturar uma avaliação de desempenho de uma entidade;   Avaliar ativos financeiros, imóveis e marcas; Reconhecer e desenvolver estratégias de investimento em ativos financeiros; Perceber o funcionamento dos instrumentos e técnicas de gestão de carteiras e do risco; Tomar decisões estratégicas de gestão de carteiras e de cobertura de risco coerentes;  Analisar a eficiência dos mercados; Compreender as vantagens e desvantagens do capital de risco, das ofertas públicas iniciais,  da admissão em bolsas internacionais; Compreender os fatores de risco de incumprimento.

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Gestão

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A formação em Gestão visa qualificar pessoas empreendedoras e conscientes da sua responsabilidade ética e social, capazes de atuarem em ambientes globais, complexos e de mudança, permitindo-lhes uma entrada qualificada no mercado de trabalho, exercendo funções de gestão em empresas e outras organizações em diversas áreas funcionais: na área financeira, comercial e de marketing, de gestão de operações e de recursos humanos. De entre as funções, para as quais são adquiridas competências, evidenciamos as seguintes: Analisar a situação económico-financeira de uma organização; Desenhar a estratégia de um negócio (expansão, diversificação, etc.); Desenvolver o processo de internacionalização de uma empresa; Analisar questões de financiamento e aplicações de capital; Selecionar fontes de financiamento; Prever a procura e elaborar planos de produção; Elaborar um plano de negócios; Gerir as fontes de abastecimento e os stocks; Dirigir os recursos humanos de uma organização; Realizar um estudo de mercado; Elaborar um plano de marketing; Utilizar softwares de gestão e outras ferramentas de apoio à decisão; Gerir projetos.


Marketing

A formação em Marketing visa preparar profissionais com formação pluridisciplinar e especializada para o exercício de atividades nas áreas do marketing, capazes de analisar e conhecer os mercados, de compreender o comportamento do consumidor e de determinar oportunidades de negócio. Desenvolver estudos de mercado, segmentar o mercado, gerar e disseminar informação de mercado e responder ao mercado aproveitando as oportunidades ou criando-as apostando na inovação. Formular e implementar estratégias de marketing perfeitamente alinhadas com as estratégias de negócio, comprometidas com a criação de valor e a sustentabilidade. Gerir a carteira de clientes, personalizando os relacionamentos e identificando as fontes de valor com a finalidade de fidelizar os clientes mais valiosos para a empresa. Conduzir processos de negociação em diferentes contextos culturais e gerir situações de conflito. Gerir a força de vendas e equipas de trabalho. Desenvolver o merchandising e ações de promoções de vendas. Desenvolver estratégias de comunicação, usando a publicidade, as relações públicas, o patrocínio, entre outras formas de comunicação. Usar as tecnologias de comunicação e  informação e as ferramentas digitais para pesquisar o mercado, converter dados em conhecimento que suporte as estratégias de marketing digital, produzir contas/perfis online, bem como conteúdos numa lógica AIDA, publicá-los, promovê-los e propagá-los pelas redes sociais, vender, personalizar os relacionamentos com os clientes e fazer a avaliação e controlo, medindo o trafego e as metas associadas a websites e redes sociais.

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