Atividades para escolas de ensino secundário, profissional e básico

O departamento de Gestão e Economia desenvolve um conjunto de atividades no âmbito da divulgação da sua oferta formativa e de responsabilidade social, para escolas de ensino secundário, profissional e básico (1º, 2º e 3º ciclo).

• Um dia @ESTG

Esta atividade dirige-se a estudantes do ensino secundário e profissional. O objetivo é dar a possibilidade, aos estudantes, conhecerem, in loco, a realidade de estudar num dos cursos do departamento de Gestão e Economia da ESTG. Nesse dia, os estudantes assistem a aulas, podem utilizar os diversos espaços da escola, como o bar, cantina, biblioteca, etc.., participando nas atividades como um estudante da ESTG.

• Seminários/ Workshops

O Departamento Gestão e Economia desenvolve um conjunto de seminários e workshops acerca de diferentes temáticas atuais e relevantes para o ensino secundário e profissional. Destacam-se os seguintes:

secundario_1

Desenvolvimento Sustentável: mito ou realidade no século XXI?

Desa­fios e oportunidades associados ao uso sustentável dos recursos num contexto de crescimento da população mundial e dos consumos.

Público-alvo: 12º ano de Ciências Socioeconómicas

secundario_2

A transnacionalização da produção: Made in… the World

Qual o país de origem do iphone? Achas que sabes??? A fragmentação da produção pelos vários países do mundo é cada vez mais uma realidade. Vamos tentar perceber mais um pouco desta realidade…

Público-alvo: 12º ano de Ciências Socioeconómicas

secundario_3

No poupar é que está o ganho!!!

Como poupar? Como investir? Aprende o que deves fazer para poupar e onde deves investir de modo a obteres retorno.

Duração: 90 min

Público-alvo: 10º / 12º de Ciências Socioeconómicas e cursos profissionais de Contabilidade e Gestão e ensino básico 1º, 2º e 3º ciclo

secundario_4

Marketing Internacional

Como se desenvolvem estratégias de marketing nos mercados internacionais? Sabias que as diferenças culturais influenciam a criação e promoção de um produto? Vamos abordar os principais desafios e exigências do marketing num ambiente internacional.

Duração: 90 min

Público-alvo: 12º ano de Ciências Socioeconómicas e cursos profissionais de Contabilidade, Gestão, Marketing, Comércio, Vendas e outros

secundario_5

Ser Empreendedor

Workshop dedicado ao estímulo da prática empreendedora através da contextualização desse fenómeno. Exploração das fontes de ideias e oportunidades de negócio.

Duração: 60min

Público-alvo: 10º- 12º de Ciências Socioeconómicas e cursos profissionais de

Contabilidade, Marketing, Comércio, Gestão e outros

secundario_6

Tens uma ideia genial?

Como convencer os investidores do Shark Tank que a tua ideia é vencedora? Principais técnicas de análise e avaliação de projetos/planos de negócio.

Duração: 60min

Público-alvo: 10º-12º de Ciências Socioeconómicas e cursos profissionais de

Contabilidade, Gestão e outros

secundario_7

Plano de Marketing

Apresentar as principais etapas da elaboração de um plano de marketing: análise do mercado e da concorrência, análise do consumidor, definição de objetivos, segmentação e posicionamento, políticas de marketing e orçamentação.

Duração: 90 min

Público-alvo: 10º- 12º de Ciências Socioeconómicas e cursos profissionais de Contabilidade, Marketing, Comércio, Gestão e outros

secundario_8

Sistema Integrado de Gestão

Introdução aos sistemas integrados de Gestão (ERP) na ótica do utilizador. A informática ao serviço da Gestão.

Público-alvo: 10º-12º cursos profissionais Contabilidade e Gestão

Local: ESTG/ Politécnico Leiria

secundario_9

Laboratório de Contabilidade

Introdução a programa informático de contabilidade na ótica do utilizador. Permite aos alunos terem um primeiro contacto com a aplicação informática.

Público-alvo: 10º-12º cursos profissionais Contabilidade e Gestão

Local: ESTG/Politécnico Leiria

• Inspiring Future

O departamento de Gestão e Economia está presente nas ações que o Inspiring Future desenvolve, nas escolas da região, com o objetivo de divulgar a sua oferta formativa.

• Dia Aberto

O campus da ESTG abre as portas a todos os estudantes do ensino secundário e profissional, encarregados de educação, comunidade civil que pretendam conhecer de perto a realidade da Escola, em particular o departamento de Gestão e Economia, mostrando as ofertas de cursos e os trabalhos desenvolvidos. Os visitantes são convidados a conhecer, experimentar e explorar a ESTG, através de divertidas experiências, jogos e exposições.

• Academia de verão

A Academia de verão da ESTG é um evento destinado a alunos do 10.º ao 12.º ano, que pretende dar a oportunidade de, durante uma semana, habitualmente no início do mês de julho, viverem a experiência de “estudar” no ensino superior e, deste modo, estimular, no caso do departamento de Gestão e Economia, para as áreas de ciências empresariais. Nestes dias, os participantes desenvolvem um conjunto de atividades, numa experiência enriquecedora e única, que pode ser importante na escolha informada, até face à perceção que terão do mercado de trabalho, da área a seguir no ensino superior.