Prémio Científico Mário Quartin Graça 2019

Marcello Angotti, coorientado pela colega Teresa Eugénio (sendo orientadora a professora Araceli Ferreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro),  ganhou o Prémio Científico Mário Quartin Graça 2019 na categoria de Ciências económicas e empresariais, tendo feito o estágio de doutoramento na ESTG/IPL entre Agosto de 2017 e Fevereiro de 2018.

Esta foi a 10ª edição do Prémio Científico Mário Quartin Graça que, ao longo de uma década, tem promovido o mérito das teses de doutoramento, em especial, das que demonstram interesse para as Universidades de Portugal ou da América Latina, ou que resultam, na sua elaboração, da colaboração entre Universidades dos dois lados do Atlântico.

Concorreram mais de 90 candidatos e aos vencedores é-lhe atribuído um valor pecuniário de 5000 euros.

Detalhes do prémio: https://www.dinheirovivo.pt/campus-santander-universidades-2019/1383053/

“Na área da Contabilidade, Marcello Angotti, investigador da Universidade Federal do Rio de Janeiro – que fez um estágio de doutoramento no Instituto Politécnico de Leiria –, quis “desenvolver uma estrutura [contabilística] para a avaliação da sustentabilidade da indústria de extração mineral”, tentando com ela responder concretamente à questão de saber “se a sociedade teria os seus custos sociais contemplados nas transações comerciais de minério de ferro”. Foi uma abordagem inovadora que lhe valeu a conquista do Prémio Quartin Graça na categoria de Ciências Económicas e Empresariais.

(…)

Contando com esta 10.ª edição dos Prémios Científicos Mário Quartin Graça são já mais de 30 os galardões atribuídos. E, diz a organização em comunicado, em 10 anos foram “recebidas 637 candidaturas, sendo o maior número proveniente de Portugal e do Brasil”. Nesta edição, foram avaliadas mais de 90 teses e, para além dos dois países de onde provêm os vencedores, foram apresentadas teses de doutorandos da Argentina, Chile, Colômbia, Honduras, México e Venezuela.

(…)

A atribuição dos prémios foi decidida pelo respetivo júri, constituído por: Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico; João Proença, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Pedro Cardim, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa; João Paulo Velez, diretor de Comunicação e Marketing Corporativo do Santander Portugal; e Manuela Júdice, secretária-geral da Casa da América Latina.