CURSO BREVE DE INTERVENÇÃO ESPECIALIZADA DE REABILITAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS

INTRODUÇÃO
A reabilitação em Cuidados Paliativos constitui um paradigma multidisciplinar. Enquanto abordagem não farmacológica tem-se revelado um campo de desenvolvimento e integração de cuidados centrados na pessoa doente visando manter, tanto quanto possível, uma vida independente e com significado e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida e aliviar a sobrecarga dos cuidadores.
A política da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a cobertura universal de saúde reforça que tanto a reabilitação como os cuidados paliativos são componentes essenciais de serviços de saúde de qualidade e devem ser integrados nos sistemas de saúde utilizando uma força de trabalho multiprofissional.
A reabilitação nos cuidados paliativos entendida como uma abordagem multimodal, pode trazer muitos benefícios para as pessoas e para os sistemas de saúde, mas o acesso às intervenções é limitado por uma série de barreiras, incluindo recursos limitados, organização dos serviços e atitudes dos profissionais e dos financiadores.
O curso visa o desenvolvimento de competências específicas e avançadas em reabilitação em cuidados paliativos, numa perspetiva multiprofissional, dando-se destaque à funcionalidade, atividades e participação e interação com o ambiente, tanto em situações oncológicas como não oncológicas, suportada em constructos relevantes e evidência científica.

FUNCIONAMENTO

Duração: 54 horas de contacto (30h teóricas; 18h teórico-práticas, 2h de seminário e 4h de Orientação tutorial), correspondentes a 5 ECTS.

Modalidade de funcionamento: O curso será realizado na modalidade blended-Learning e regime pós-Laboral no seguinte horário:

DATAS

HORÁRIO

MODALIDADE

18-22h

18-22h

17-22h

DESTINATÁRIOS

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal conferido por instituições de ensino superior nacionais nas seguintes áreas: Enfermagem, Medicina, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Dietética e Nutrição, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e outros profissionais envolvidos na prestação de cuidados paliativos (CP);
b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo nas áreas mencionadas no ponto 1;
c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado nas áreas mencionadas na alínea a);
d) Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico Científico da ESSLei;
e) Estudantes que estejam em fase de conclusão do curso de licenciatura nas áreas de formação cuja detenção é requerida para ingresso no curso e que declarem esse facto na candidatura.
CREDITAÇÃO
A realização deste curso permite obter creditação para a unidade curricular de Opção II – Intervenções com base na Ocupação em CP, ou Opção II – Decisão clínica da Fisioterapia em CP, do Mestrado de Cuidados Paliativos da ESSLei.

OBJETIVOS DO CURSO
a) Conhecer modelos de integração da reabilitação em Cuidados Paliativos;
b) Avaliar as necessidades em reabilitação das pessoas em Cuidados Paliativos e suas famílias, suportada por instrumentos de funcionalidade;
c) Planear uma intervenção holística estruturada para responder às necessidades de reabilitação, fundamentada em modelos de prática;
d) Identificar intervenções de reabilitação (funcional, ocupacional, etc.) adequadas à fase de progressão da doença e ao contexto de vida da pessoa, visando a qualidade de vida;
e) Implementar uma abordagem de reabilitação sustentada numa abordagem holística e fundamentada em evidência científica;
f) Aplicar intervenções de reabilitação adequadas com os doentes e cuidadores informais, e avaliar eficácia das mesmas.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Filosofia e os princípios da abordagem integrada da reabilitação em Cuidados Paliativos.
2. Modelos de Reabilitação em Cuidados Paliativos numa perspetiva holística e contemporânea: indicações da OMS e a realidade nacional.
3. Situações clínicas com indicação para reabilitação e abordagem ao longo do processo evolutivo.
4. Instrumentos de avaliação utilizados em reabilitação e documentação de cuidados.
5. Modalidades de intervenção em reabilitação: especificidades de intervenção física, ocupacional, da fala e utilização da linguagem.
6. Especificidades nutricionais na reabilitação em Cuidados Paliativos: gestão das expectativas dos doentes e cuidadores.
7. Capacitação do cuidador para a reabilitação em Cuidados Paliativos.

METODOLOGIA DE ENSINO / AVALIAÇÃO

A avaliação do curso faz-se através de: análise de caso clínico (40 % da nota final) e análise crítico-reflexiva sobre uma situação problema relacionada com os conteúdos programáticos (60% da nota final).

INSCRIÇÕES

O preço proposto para a frequência do curso é de 125€, correspondente ao preço para estudantes do Politécnico de Leiria, nacionais e da União Europeia, inscritos em Mestrado (25€ por ECTS).

Taxa de inscrição proposta- 20€; Seguro escolar – 3€

Faça aqui a sua inscrição