CURSO BREVE DE INTERVENÇÃO ESPECIALIZADA EM CUIDADOS PALIATIVOS NAS PESSOAS COM DEMÊNCIA AVANÇADA E SEUS CUIDADORES

INTRODUÇÃO
O curso aborda os cuidados paliativos às pessoas com processo demencial e respetivas famílias, seja na garantia da dignidade e qualidade de vida da pessoa com Demência (no curso da doença e na fase terminal), seja no apoio a familiares e cuidadores. Este suporte é crucial, de modo a garantir a total dignidade e conforto no curso da doença, com especial atenção à perspetiva do cuidado ao cuidador informal.

FUNCIONAMENTO

Duração: 54 horas de contacto, correspondendo a 5 ECTS.

Modalidade de funcionamento: O curso será realizado na modalidade blended-Learning e regime pós-Laboral no seguinte horário:

Datas

Modalidade

31/05; 21/06; 28/06

17-23h

1/06; 22/06; 29/06

09-19h

17-21h

DESTINATÁRIOS
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal conferido por instituições de ensino superior nacionais nas seguintes áreas: Enfermagem, Medicina, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Dietética e Nutrição, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e outros profissionais envolvidos na prestação de cuidados paliativos;
b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo nas áreas mencionadas no ponto 1;
c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado nas áreas mencionadas na alínea a);
d) Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico Científico da ESSLei;
e) Estudantes que estejam em fase de conclusão do curso de licenciatura nas áreas de formação cuja detenção é requerida para ingresso no curso e que declarem esse facto na candidatura.

CREDITAÇÃO
Este curso permite obter creditação para a unidade curricular de Opção II – Cuidados Paliativos nas Demências, do Mestrado de Cuidados Paliativos da ESSLei.

OBJETIVOS DO CURSO
a) Aprofundar conhecimentos sobre os Cuidados Paliativos às pessoas com perturbação neurocognitiva e suas famílias: metodologias de avaliação, diagnóstico e intervenção em equipa multidisciplinar.
b) Desenvolver conhecimentos sobre modelos e práticas inovadoras na abordagem à pessoa com demência avançada, e as implicações ético-legais
c) Avaliar as necessidades físicas, psicossociais, espirituais e socioculturais das pessoas com demência avançada e suas famílias, ao longo da trajetória de doença;
d) Planear uma intervenção holística integrada para responder às necessidades das pessoas com demência avançada e suas famílias, em diferentes estádios;
e) Implementar uma abordagem psicossocial e acompanhamento espiritual sustentada em valores éticos e fundamentada em evidência científica;
f) Aplicar intervenções adequadas junto das pessoas com demência avançada e seus cuidadores.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Filosofia e os princípios dos Cuidados Paliativos nos processos demenciais.
2. Complexidade de cuidados na demência avançada: avaliação, diagnóstico, planeamento, intervenção e parceria de cuidados.
3. Humanitude e dignidade na abordagem à pessoa com demência avançada: O Ser pessoa e a gestão de situações complexas.
4. Questões ético-legais no planeamento antecipado de cuidados: processos de tomada de decisão, construção do legado, diretivas antecipadas de vontade, morte medicamente assistida.
5. Adequação dos cuidados à pessoa com demência avançada: gestão de sintomas e objetivos terapêuticos na fase terminal (alimentação, hidratação, desprescrição e reconciliação terapêutica).
6. Abordagem integrada (farmacológica e não-farmacológicas) à pessoa com demência avançada, organização do sistema de respostas.
7. Abordagem do cuidador da pessoa com demência avançada

METODOLOGIA DE ENSINO / AVALIAÇÃO

A avaliação do curso faz-se através de: análise de caso clínico (40 % da nota final) e análise crítico-reflexiva sobre uma situação problema relacionada com os conteúdos programáticos (60% da nota final).

INSCRIÇÕES

O preço proposto para a frequência do curso é de 125€, correspondente ao preço para estudantes do Politécnico de Leiria, nacionais e da União Europeia, inscritos em Mestrado (25€ por ECTS).

Taxa de inscrição proposta- 20€; Seguro escolar – 3€

Faça aqui a sua inscrição