Este é um curso da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria em parceria com a Ocean Medical

(acreditada pela American Heart Association e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica)

Inscrição Online

O Curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa da American Heart Association é considerado um curso inovador que foca a importância do Suporte Básico de Vida (SBV) e a utilização assim que possível de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE).

• Local: O Curso decorrerá no Campus 5, no Centro de Simulação Avançada (Rua de Santo André 66-68 GPS: 39°44’36.8″N 8°47’32.0″W – junto ao Hospital de Santo André)

• Objetivo Geral: Desenvolver competências em reanimação cardiopulmonar (RCP).

• Objetivos específicos / Resultados de aprendizagem: Após a conclusão do Curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, os formandos devem:
    • Compreender a cadeia de sobrevivência;
    • Executar o algoritmo de suporte básico de vida;
    • Aplicar adequadamente a reanimação cardiorrespiratória no adulto, criança e lactente;
    • Reconhecer os sinais de obstrução da via aérea;
    • Auxiliar uma vítima de obstrução de via aérea;
    • Executar o telefonema para o serviço de atendimento de emergência (112) com resposta às perguntas colocadas pelo médico regulador;
    • Compreender a aplicabilidade e utilizar adequadamente um DAE.

• Metodologia e Avaliação: A metodologia de ensino incide na exposição teórica das temáticas centrais, discussão orientada e execução de procedimentos práticos. A avaliação da aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências pelos formandos, será realizada de acordo com as características específicas dos conteúdos em ambiente de prática simulada.

• Destinatários: O Curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa para profissionais de saúde.

• Conteúdos Programáticos:
    • Cadeia de sobrevivência;
    • Suporte Básico de Vida + Desfibrilhação Automática Externa;
    • Suporte Básico de vida pediátrico;
    • Posição Lateral de segurança;
    • Desobstrução de via aérea;
    • Suporte Básico de Vida em Lactentes

• Avaliação: A avaliação será realizada no final do curso e os formandos obtêm aprovação de acordo com o cumprimento dos critérios definidos pela American Heart Association.

• Inscrições:
    • Valor: €100,00
    • A inscrição no curso inclui um manual de Suporte Básico de Vida da autoria da American Heart Association.