INTERNATIONAL TRAUMA LIFE SUPPORT (ITLS)

Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Saúde
Curso com certificação pelo American College of Emergency Physicians (EUA)

Fundado no início dos anos 80, o primeiro Curso de International Trauma Life Support (ITLS) foi desenvolvido em 1982 por John E. Campbell, MD, FACEP, do Capítulo Alabama do American College of Emergency Physicians. O curso baseava-se na necessidade de um programa educacional contínuo, de qualidade, desenvolvendo aptidões para fornecedores de serviços de emergência médica (SEM).

Desde o seu início, o ITLS registou um enorme crescimento e tornou-se o programa educacional de padrão internacionalmente aceite para cuidados pré-hospitalares de trauma, contando com mais de 70 núcleos em todo o mundo.

Destinatários

Enfermeiros, Médicos, Estudantes de Enfermagem e Medicina e outros Técnicos de Saúde

16 horas  –  2 dias consecutivos, das 09h às 18h (novas datas a definir)

Objetivos

O Curso tem por objetivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos, enfermeiros, TAS’s e TEPH na área do Trauma. Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de atuação perante situações específicas de Trauma.

Metodologia e Avaliação

Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 74% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição.

Serão referenciados para potenciais formadores do ITLS Portugal os formandos com 90% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e avaliação excelente no diagnóstico de competências prático.

Para a obtenção do diploma é obrigatória a assiduidade em todo o curso, não sendo permitidas faltas.

350,00€ (inclui manual) – não reembolsáveis

Data limite de inscrições