Instituições de ensino superior são novas parceiras na proteção do património

Politécnico de Leiria integra rede nacional para a salvaguarda  da Dieta Mediterrânica

O Politécnico de Leiria integra a recém-criada Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica (RIESDM). Esta rede pretende potenciar o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino superior no âmbito da promoção e salvaguarda da dieta mediterrânica, bem como fomentar a articulação com outras entidades que já têm essa responsabilidade, de forma a contribuir para uma abordagem multidisciplinar.

O protocolo, recentemente assinado na Universidade do Algarve com a presença de Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, inclui o Politécnico de Leiria na Comissão Coordenadora da respetiva rede, juntamente com a Universidade do Algarve e a Universidade de Coimbra, após processo de sufrágio eleitoral. A proteção da dieta mediterrânica deverá incidir ao nível da produção e valorização dos produtos, na educação para a saúde, na preservação de técnicas, festividades e paisagens ancestrais, entre outras vertentes.

Além do Politécnico de Leiria, fazem parte da RIESDM os Politécnicos de Beja, Guarda, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, as universidades do Algarve, de Aveiro, de Coimbra, de Évora, do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro, as Escolas Superiores de Enfermagem de Coimbra e do Porto, e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

O trabalho desenvolvido por estas 18 instituições de ensino superior, em colaboração com outras entidades em defesa da dieta mediterrânica, contribui para salvaguardar a dieta mediterrânica classificada pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em dezembro de 2013.