Apresentação
Adquira sólidos conhecimentos nas principais áreas de gestão empresarial, através de uma abordagem pragmática e com forte ligação à realidade do nosso tecido empresarial.
Num mundo em que a mudança impera e a competição entre empresas é cada vez mais intensa e internacional, o conhecimento em Gestão torna-se fundamental para o sucesso de todas as organizações. Neste contexto, gerir uma PME é um desafio onde todas as ferramentas poderão ser úteis para vencer.
A pensar nesta conjuntura, foi criado a Pós-Graduação em Liderança e Gestão para PME, juntando um corpo Docente de elevada qualidade, associado a um Plano de Estudos global e equilibrado, com disciplinas e metodologias de abordagem orientadas para a realidade empresarial.
Pretende-se, assim, proporcionar aos participantes uma visão ampla e atual dos conhecimentos relevantes em diferentes áreas funcionais da empresa, sensibilizando-os para os fatores humanos, sociais, tecnológicos e ambientais que condicionam a vida empresarial moderna.
Objetivos
- Uma formação sólida que integra a experiência prática com conhecimentos atualizados e rigorosos, nas diversas áreas funcionais: finanças, marketing, estratégia e recursos humanos;
- O desenvolvimento das capacidades de liderança, motivação e gestão das equipas, indispensáveis ao gestor moderno;
- A internalização de uma visão estratégica dos negócios que assegure a perceção dos fatores críticos de sucesso da empresa e a melhoria quantitativa e qualitativa dos processos de decisão e gestão;
- Adicionalmente, a elevada qualidade dos participantes, com variadas formações académicas e diferentes vivências profissionais, asseguram a troca de experiências e permitem a criação e desenvolvimento de uma importante rede de relações profissionais e pessoais.
Estrutura
Módulos | Conteúdo | Duração |
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M1 Estratégia em PMEs (Formadores: Vitor ferreira, Miguel Machado, Rui Brogueira, Henrique Carvalho) |
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20 |
M2 Marketing (Formador: Liliana Vitorino) |
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12 |
M3 Comunicação Digital em PME (Formador: Christophe Matos) |
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12 |
M4 Negociação em PME (Formador: Luis Couto) |
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12 |
M5 Gestão Financeira (Formador: Inês Lisboa, Miguel Matias, Elisabete Vieira) |
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23+6 |
M6 Competências Pessoais (Formadora: José Afonso de Oliveira) |
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24 |
M7 Gestão de RH (Formadora: António Pedrosa) |
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12 |
M8 Gestão de processos e Qualidade (Formadora: Luís Morna) |
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12 |
A Pós-graduação realiza-se no Campus 2 – ESTG do Instituto Politécnico de Leiria.
Metodologias
Formação contínua e presencial.
Avaliação e Certificação
A principal componente de avaliação será um projeto onde os alunos trabalharão ao longo de todo o curso. Adicionalmente, cada professor estabelecerá um trabalho, exercício ou teste para avaliação específica do seu módulo. A assiduidade e o empenho e participação nas aulas e nos trabalhos também deverá ser tida em consideração.
Critérios de avaliação:
- Avaliação individual por módulo: 50%
- Trabalho/Exame final: 50% – Teste ou trabalho sobre uma PME
- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das aulas
Destinatários
- Empresários, dirigentes e quadros superiores de empresas ou outras organizações, com ou sem formação académica em Gestão e que pretendam adquirir, atualizar ou aprofundar os seus conhecimentos de Gestão numa perspetiva global.
- Quadros que tenham evidenciado capacidades para ocuparem, no médio prazo, lugares de chefia funcional ou plurifuncional.
Duração | Calendário | Local
Local: Leiria – Escola Superior de Tecnologia e Gestão (campus 2) do Politécnico de Leiria
Datas de Realização – sujeito a ligeiras mudanças
Calendário previsto:
Informações
Coordenação: Vítor Hugo Santos Ferreira
Preço: 1680 €
Pagamentos:
- Taxa de candidatura: 60 €, no ato da candidatura
- Propina: 1680€
- Desconto de pronto pagamento integral: 100€
- Parcelamento da propina da seguinte forma:
- Parcelamento da propina (1.680 €) em sete prestações;
- No ato da matrícula: 480 €
- Até ao dia 10 de abril de 2021: 200 €
- Até ao dia 10 de maio de 2021: 200 €
- Até ao dia 10 de junho de 2021: 200 €
- Até ao dia 10 de julho de 2021: 200 €
- Até ao dia 10 de setembro de 2021: 200 €
- Até ao dia 10 de outubro de 2021: 200 €
Candidaturas:
As candidaturas deverão ser realizadas no site http://candidaturas.ipleiria.pt/
Preenchimento de ficha de candidatura e anexar Curriculum Vitae.
A seleção dos candidatos será feita por avaliação curricular (Grau de ensino mais elevado, classificações e experiência profissional comprovada) e ordem de inscrição.
Certificado Pós-graduação em “Gestão de Liderança e Gestão para PME” para formandos com grau académico igual ou superior a Bacharel (pré-Bolonha) ou Licenciatura (pós-Bolonha).
Biografia dos formadores
Liliana Vitorino, Docente do Instituto Politécnico de Leiria
Liliana Coutinho Vitorino, é licenciada em Economia, mestre em Estratégia Empresarial e doutorada em Marketing e Estratégia, tendo desenvolvido a sua investigação na área da saúde. Tem ainda uma pós-graduação em Economia e Gestão das Organizações de Saúde. É professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Exerce ainda atividade de investigação no Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade do Instituto Politécnico Leiria e no Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais na Universidade da Beira Interior. É coautora em diversos livros na área das ciências empresariais e tem colaborado em projetos para vários setores de atividade.
Elisabete Simões Vieira, Professora Coordenadora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA)
Membro do Conselho de Escola do ISCA-UA e Membro do Conselho Geral da Universidade de Aveiro. Membro da Unidade de Investigação GOVCOPP. Para além da atividade docente, onde leciona unidades curriculares na área da análise financeira e finanças empresariais, tem organizado congressos de âmbito nacional e internacional na área das finanças. Doutorada em Gestão, com especialidade em Finanças, pelo ISCTE, e Mestre em Gestão, com especialidade em Finanças, pela Universidade do Minho. Licenciada em Gestão e Administração de Empresas, pela Universidade Católica Portuguesa. É autora de alguns livros publicados nacionalmente e de artigos publicados internacionalmente, bem como membro do grupo de avaliação de artigos em algumas revistas. Tem participado em diversas conferências nacionais e internacionais.
Henrique Carvalho, Diretor Executivo da Nerlei
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e MBA no INDEG/ISCTE. Especialista em Gestão e Administração. Docente do ensino superior na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria desde 1997, na área de Gestão Financeira e Controlo de Gestão, nas licenciaturas de Gestão, Contabilidade e Finanças e nos Mestrados de Gestão e Controlo de Gestão. É professor convidado da Autónoma Business School, da Universidade Autónoma de Lisboa. Tem desenvolvido e acompanhado projetos na área do custeio, análise de rentabilidade e performance. Entre 2013 e 2017 assumiu a função de Diretor de Controlo de Gestão do Grupo Lena. É Gestor de projetos certificado (CPMA – Certified Project Management Associate pela IPMA – International Project Management Association). Vice-presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Projetos. Desde 2020 Diretor Executivo da Associação Empresarial Nerlei.
Inês Margarida Cadima Lisboa, Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Leiria
Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Coordenadora do Mestrado em Controlo de Gestão da ESTG/IPLeiria. Investigadora efetiva do Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade (CIGS) – INDEA/IPLeiria e investigadora auxiliar do Observatório de Empresas Familiares. Para além da atividade de docente onde leciona unidades curriculares na área de análise de investimentos, projeto (planos de negócio e sua avaliação financeira), finanças empresariais e controlo de gestão, tem realizado eventos de formação de executivos e consultoria nas mesmas áreas. Doutorada em Economia Financeira e Contabilidade, com especialidade em Empresas Familiares, pela Universidade da Extremadura, Espanha (Título da tese: “Diferenças entre Empresas Familiares e Não Familiares. Evidência para os Mercados Bolsistas Português e Espanhol.”). Mestre em Finanças, pelo ISCTE (Título da dissertação: “Does Ownership Influence Performance? Evidence From Europe.”). Licenciada em Organização e Gestão de Empresas, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É autora de alguns artigos publicados internacionalmente e avaliadora de algumas conferências. Tem participado em diversas conferências nacionais e internacionais.
Miguel Neves Matias, Gestor de Cross-Selling na banca comercial, Formador e professor universitário, doutorado em Gestão
Gestor ligado à atividade bancária comercial há quase 2 décadas. É atualmente Gestor de mercado numa grande instituição de crédito nacional, onde no dia-a-dia é confrontado com a necessidade de monitorizar a evolução de negócio, analisar e comparar performances de várias unidades de venda e gestores comerciais, planear e controlar a atividade comercial. Foi anteriormente gestor de clientes particulares e empresas. É também Professor universitário nas áreas de Finanças e Gestão e membro do Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade do mesmo instituto. É Licenciado em Economia, Mestre em Ciências Económicas e Doutor em Gestão.
José Afonso de Oliveira, Formador e Consultor, Profissional Certified Coach
Licenciado em Psicologia, com especialização em Psicoterapia e Aconselhamento Psicológico, e Coach certificado pela EEC – Escuela Europea de Coaching, em Madrid. Exerceu durante mais de 20 anos funções técnicas e de Direção na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e internacionais (CTT, ABB, TAP, Portugal Telecom), de diversos ramos de atividade. Fundou a PRAGMA – Consultores Associados, foi Diretor Pedagógico da Escola Europeia de Coaching em Lisboa e desempenhou as funções de Presidente da Direção da ICF Portugal Associação de Coaching. Detém o grau de Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation e exerce atividades de Formador, Consultor e Coach.
Christophe Matos, Regional Director Southern Europe & Latam // Kwanko
Foi Country Manager Portugal da Kwanko, Head of Webmarketing da Redcats Portugal – Laredoute.pt &Vertbaudet.pt), Responsável Prospecção Online e Offline da La Redoute, Traffic Manager da La Redoute, Responsável de Marketing da Digidelta Portugal, Formador em WebMarketing e New Business. É Mestre em E-Business pela ESDEN Madrid, Pós-Graduado em Marketing & Comunicação pelo INP Lisboa, Licenciado em Gestão de empresas pela ESTG Leiria e Licenciado em Comércio & Marketing pela ESTG Leiria.
Luís Couto, Senior Project Manager, Grupo SONAE
Licenciado em Economia, ISEG (2004), Em 2016 frequentou o General Management Program na Harvard Business School. Foi Diretor de Vendas Corporativas da Moçambique Celular, Director Geral do GfK Intercampus, Director Executivo da Kulunga – Estudos de Mercado e Healthcare IT Specialist na Philips Portugal.
Luís Morna, Diretor de Gallovidro
Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Dois anos de Formação em Processo e Gestão Industrial na Alemanha. MBA pela Universidade de Deusto (Bilbau, Espanha). Auditor Iso 9001 e 14001.
António Pedrosa, Professor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria
Professor e formador nas áreas da gestão de recursos humanos e comportamento organizacional (desde 2008). Mestre em Gestão Estratégica pela FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2010). Pós-Graduação em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho pelo Indeg/ISCTE (2003). Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA – Vila Nova de Gaia (1996). Formador certificado.
Rui Brogueira, CEO Grupo Respol
Rui Pedro Brogueira iniciou a sua carreira profissional em 1999 no Banco BPI. Em 2002 integrou a SPGM – Sociedade de Investimento como Diretor Operacional Centro. Em 2003, com a constituição da Garval – Sociedade de Garantia Mútua foi nomeado Diretor Geral desta companhia. Em 2013 passou a integrar a administração da Forchem Oy e iniciou funções como CEO do Grupo Respol. Participa na gestão de mais de 20 empresas em setores de atividade diversificados e em diferentes países, sendo também investidor em algumas destas entidades. É formado em Economia pela Universidade de Évora tendo concluído ainda o Programa de Alta Direção de Empresas ministrado pela AESE Business School, em associação com o IESE.
Miguel Machado, Professor do Instituto Politécnico de Leiria Consultor e Doutorado em Gestão
Doutorado em Gestão (FEUC-UC); MBA (WBS – Warwick University – UK – prémio para a elaboração da melhor dissertação do MBA); Mestrado em Ciências (FEUC- UC); Licenciatura em Economia (ISEG-UL). Tem experiência na Direção Geral e foi durante vários anos Diretor Comercial e de Marketing de empresas industriais com forte exposição ao mercado internacional, para além de ter sido também Diretor Financeiro e Administrativo de outras empresas. Iniciou a sua atividade profissional como auditor da KPMG, tendo desenvolvido vários projetos em África, nomeadamente na Guiné-Bissau, Cabo Verde e Angola. Docente universitário em Portugal (ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão e ESECS – Leiria) e em Cabo Verde (UNI_PIAGET).
Vítor Hugo dos Santos Ferreira, Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Leiria Diretor Executivo da StartUp Leiria
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia em Coimbra. Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia e Inovação e Doutorado em Economia a Inovação pelo ISEG.É Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico Leiria e Professos Associado convidado do ISCTE. Foi coordenador do mestrado em Controlo de Gestão do IPL. É membro do CDRsp, autor de diversos artigos publicados nacional e internacionalmente, chair internacional da GBATA e revisor de várias revistas científicas. É consultor na área de Estratégia e Empreendedorismo e foi formador e consultor nos programas de Formação Avançada para diretores de empresas. É sócio fundador da empresa Look and Go. Foi Diretor Executivo da D.Dinis, Business School de 2012 a 2020. É diretor executivo da Start Up Leiria.
Serviço de apoio
Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria
Morro do Lena, Alto do Vieiro, 2411 – 911 Leiria.
SPG – Secretariado de Pós-Graduações e Formação Contínua
Localização: Gabinete B1D3, Piso 0, Edifício B
Horário de atendimento: das 10:00 às 12:00 e das 14:30 às 16:30
Contacto: Sandra Brás | Email: sandra.bras@ipleiria.pt |Telf: 244 820 308
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