O Departamento de Engenharia Informática (DEI) foi criado formalmente em 1997 com a aprovação dos Estatutos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) , tendo no entanto as suas origens na área de Informática existente na ESTG desde que esta entrou em funcionamento no ano letivo 1989/90.
O DEI é uma unidade funcional da ESTG à qual estão afetos docentes, laboratórios e serviços de apoio relacionados com o ensino da engenharia informática. O DEI é responsável por vários cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduações e os recém criados técnicos superior profissionais. É também responsável pela lecionação de diversas unidades curriculares da área da Informática que fazem parte do plano curricular de outros cursos lecionados na ESTG. As atividades desenvolvidas pelo DEI seguem as linhas de orientação estratégica definidas pelos órgãos da ESTG (Conselho Científico, Conselho Pedagógico e Direção).
O curso Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel foi reconhecido pela ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education) através da atribuição da Marca de Qualidade EUR-ACE®. A distinção coloca a qualidade do ensino ministrado neste curso do Politécnico de Leiria ao nível das melhores universidades e politécnicos europeus, e confirma a dimensão internacional dos diplomas desta Escola, potenciando uma maior aceitação de engenheiros diplomados pelo Politécnico de Leiria por toda a Europa.
Estabelecer parcerias, com os mais diferentes setores empresariais, tem sido uma prática comum do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Leiria.
Com isso, pretende-se aproximar a escola e os seus estudantes ao meio empresarial envolvente, potenciando a tecnologia que existe em cada uma das áreas abrangidas e possibilitar a obtenção de certificações reconhecidas no meio informático, facilitando a integração dos alunos no mercado de trabalho.
A academia Cisco é um programa educativo que fornece aos estudantes competências nas áreas do planeamento, implementação, gestão e segurança das redes de computadores, de modo a facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
A Microsoft Developers Network Academic Alliance (MSDNAA) é um protocolo que a Microsoft assina com os departamentos das universidades que lecionam disciplinas das áreas Science, Technology, Engineering e Mathematics (STEM) para possibilitar o acesso gratuito por parte dos alunos, professores e colaboradores do departamento às ferramentas Microsoft.
Visual Paradigm oferece à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria os produtos VP-UML, Logizian e AG para uso educacional através do VP Academic Partner Program.