06.MAIO

WORKSHOP
6 DE MAIO, 10H
SALA 21 EP.2

A tecnologia Beyond CMYK é a imaginação tornada realidade. É um motor de inovação que pode ajudar os designers a adicionar ainda mais destaque às suas criações e oferece aos fornecedores dos serviços de impressão, a capacidade de adicionar embelezamentos especiais na grande maioria dos suportes de impressão.
Este workshop irá permitir entender como preparar os seus designers para imprimir com cores além do CMYK: com dourados brilhantes, prateados espetaculares, fluorescentes vibrantes e camadas versáteis de branco e transparente.

Print on Demand

Ricardo Castro

WORKSHOP
6 DE MAIO, 10H E 14H30
SALA 5 EP.1

Sessão de impressão colectiva, aberta à comunidade escolar, no âmbito da semana livre da ESAD.CR, em Maio de 2024.
6 de Maio (manhã) Construção de um positivo colectivo para impressão;
6 de Maio (tarde) Impressão serigráfica no formato 100×70 a duas cores com a mesma matriz;
7 de Maio (todo o dia) Impressão tipográfica com tipos de caracteres móveis;
NOTA:
Todos os cartazes realizados ficarão na posse dos participantes.
Cada participante deverá trazer uma folha no formato 100×70 no período da manhã de dia 6.
O evento decorrerá nas oficinas de gravura da ESAD.CR.

de volta à ESAD.CR

Ana Battaglia Abreu, Cristiana Fernandes

DIÁLOGOS
6 DE MAIO, 10H
AUDITÓRIO EP.1

Aula aberta com um conjunto de estudantes formados em Artes Plásticas. Licenciados em diferentes anos e com práticas artísticas muito diversas Ana Battaglia Abreu, Cristiana Fernandes, Marta Machado e Paulo Tuna vão falar sobre os seus contextos e percursos profissionais. Ana e Cristiana fundaram e dirigem as suas residências artísticas, Marta trabalha no teatro e o Paulo tornou-se cuteleiro artesanal.

de volta à ESAD.CR

Marta Machado e Paulo Tuna

DIÁLOGOS
6 DE MAIO, 11H
AUDITÓRIO EP.1

Aula aberta com um conjunto de estudantes formados em Artes Plásticas. Licenciados em diferentes anos e com práticas artísticas muito diversas Ana Bataglia Abreu, Cristiana Fernandes, Marta Machado e Paulo Tuna vão falar sobre os seus contextos e percursos profissionais. Ana e Cristiana fundaram e dirigem as suas residências artísticas, Marta trabalha no teatro e o Paulo tornou-se cuteleiro artesanal.

Edições Sr Teste – Carta, livro, colecção “Esta é a minha carta ao mundo”

Catarina Domingues

6 DE MAIO, 14H30
SALA 5 EP.1 – OFICINA DE GRAVURA

Catarina Domingues Licenciada em Artes Plásticas (ESAD.CR), trabalha com desenho e auto-edição de livros reflectindo sobre o feminino enquanto abertura e nascença. As suas imagens são sobre a consciência de que o corpo que somos não nos pertence, um corpo trespassado pela alegria de se ser agora (um instante em que se desconhece radicalmente o porvir). Tal reconhecimento exige a acção do humano: o pensamento, viver activamente. Os desenhos surgem do espanto perante o que existe e poderia não existir: o espanto de se desconhecer a origem. Iniciou as edições Sr Teste em 2019 com Ricardo Ribeiro. A colecção “Fulgor Quotidiano” nasce de um desejo de partilha de uma biblioteca íntima constituída pelos seus autores de eleição, tecendo assim uma teia de ligações de pensamento sensível. Estes diálogos são exponenciados nas relações de leitura que têm sido criadas com artistas plásticos convidados.

Futuros Plurais

Nina Paim

6 DE MAIO, 15H30
SALA 51 EP.1

A Unidade Curricular de Seminário da Licenciatura em Design Industrial, volta a ocupar os espaços informais da ESAD.CR para receber convidadas e convidados para debater “Futuros Plurais” e as mudanças do pensamento e das matrizes da interseccionalidade na disciplina do design, questionando as suas implicações no mundo contemporâneo e usando o design e as suas criações como inspiradores de reflexões emergentes.
Cada seminário é um espaço de encontro, escuta e descoberta da/o convidada/o e do seu trabalho, mas também de projecção dessas contribuições para os passos seguintes no percurso dos estudantes e para a investigação em design.

Between meta-realities

ZABRA

6 DE MAIO, 18H
AUDITÓRIO EP.1

Convidamos o centro de produção artística ZABRA (Lisboa), dirigida por João Pedro Fonseca e Carincur, para uma aula aberta de Economia Criativa e da Cultura (Mestrado em Gestão Cultural), visando conhecer as metodologias e os impactos socioeconomicos dos seus projetos transdisciplinares que incorporam inovação, arte, ciência e tecnologia. De que modo novas práticas artísticas baseadas na utilização intensiva de novos media e visões disruptivas do humano sustentam novos públicos e modelos económicos alternativos?