08.MAIO

ESAD.CR

Teatro em tradução

Guilherme Mendonça

PALESTRA
8 DE MAIO, 10H
SALA 51 EP.1

No curso de Teatro da ESAD.CR, ao longo dos anos, têm sido traduzidos para português uma variedade de textos teatrais. As traduções foram feitas por dois processos: em tradução colaborativa ou por professores. Algumas dessas traduções têm relevância pelo simples facto de serem traduções únicas de textos importantes. Nesta apresentação farei um breve apanhado dos textos que foram traduzidos para Projecto Teatral em projectos que dirigi. Haverá recurso a material video e fotografias das peças e também uma breve apresentação de um extracto com alunos. (No âmbito da semana dos trinta anos.)

What’s art direction?

Pedro Ferreira

MASTERCLASS
8 DE MAIO, 10H30
AUDITÓRIO EP.1

What’s art direction? 
Está é a pergunta que fiz ao longo da minha carreira. Art direction são aquele conjunto de regras que me disseram essenciais para ser bom e que conscientemente fui aprendendo a questionar e frequentemente a desrespeitar, numa longa vida de nomadismo experimental.
Das vacas felizes ao lago dos cisnes são histórias sobre art direction, Arte, Fashion e fotografia e a procura incessante de olhar para a vida e o trabalho de uma forma menos convencional fazendo desaparecer as fronteiras que as corporações e briefing’s gostam de impor.

Na Prática

Elisabete Paiva, Catarina Louro, Sara Abrantes, Beatriz Sousa e Guilherme Mendonça

DIÁLOGOS
8 DE MAIO, 11H
SALA 51 EP.1

A Materiais Diversos promove a investigação e criação artísticas, assim como a aproximação entre diferentes públicos e as artes performativas, em especial a dança, através de eixos como os Projetos Associados, o Festival Materiais Diversos e o Programa Regular no município de Alcanena. Nesta mesa-redonda, iremos apresentar e discutir metodologias que privilegiam a proximidade, o diálogo e a colaboração, em particular nos projetos Novos Materiais, Fios do Meio, nas residências artísticas e na Escola de Verão Na Prática.

Ateliê Aberto LAP Performance

Jorge Gregório + Sara Reis
Daniel Costa + Francisco Silva

ATELIÊ ABERTO
8 DE MAIO, 12H E 13H
SALA 4 EP.1

Os eventos performativos são realizados por estudantes, um trabalho em progresso, como tudo o que será apresentado no âmbito do atelier aberto. Cada um destes eventos é uma slot disponível para ações dos estudantes. Algumas incluem objetos, outras apenas acontecimentos, outras mesmo alterações no espaço, estando a liberdade de ação reservada até ao último momento.

de volta à ESAD.CR

Tamara Alves

AULA ABERTA
8 DE MAIO, 14H
SALA 21 EP.2

Tamara Alves, reconhecida artista com uma prática transdisciplinar é licenciada em artes plásticas na ESAD.CR. No dia 8 de Maio, no âmbito da semana aberta, virá à escola para fazer uma apresentação do seu trabalho. Tamara Alves tem vindo a construir uma narrativa que celebra de forma crua e poética a vitalidade das sensações fortes, de um devir animal, da paixão bruta, por oposição à deliberação racional.
Com base na ideia de que os nossos instintos são aquilo que nos define, a artista invoca um universo de figuras humanas e animais em interacção com a paisagem natural e objectos imbuídos de forte carga simbólica que nos convidam a abraçar os sentimentos como uma força motriz, bravia e indomada. Um universo onde o amor, sempre o amor (que é ferida, dor, lágrimas, mas não menos prazer, regozijo, êxtase), pode ser fruto de umas impacto, um acidente, crescendo dentro de nós como uma flor silvestre.

Um Caroço de Abacate

Ary Zara

EXIBIÇÃO DO FILME E CONVERSA COM O REALIZADOR, CINECLUBE DAS CALDAS – LARA TOMÁS E CALDAS EM MARCHA
8 DE MAIO, 14H30
AUDITÓRIO EP.1

Larissa, uma mulher trans e Cláudio, um homem cis encontram-se numa noite em Lisboa. São duas pessoas com realidades dispares que até ao amanhecer fazem a sua troca de mundos numa dança cativante que os desafia. Uma história de empoderamento, livre de violência para nos despertar dias melhores.
Ary Zara é Licenciado em Cinema pela Universidade Lusófona de Lisboa e frequentou, como aluno bolseiro, a Universidade do Texas em Austin com foco na escrita e produção narrativa. Em Maio de 2022 estreou a sua primeira curta metragem “Um caroço de Abacate” que arrecadou o prémio do público e Novo Talento no Indie Lisboa 22, em 2023 o filme foi short-listed para os Oscares, tendo como produtor executivo Elliot Page.
Ary é ativista co-criador do projecto T Guys Cuddle Too – projeto premiado “Activistas do Ano 2019” pela Dezanove e referido no relatório da “Ilga Europe 2019” devido à importância do trabalho desenvolvido. Ary é também performer no coletivo Braba, uma rede de profissionais artísticos trans e não binários. Em 2021 estreou- se ao lado da criadora Gaya de Medeiros com “Atlas da Boca”, uma peça premiada pelo Expresso na secção de DANÇA como “os melhores de 2021” que se encontra em digressão.

Financiamentos Europeus para Projetos Culturais

Francisco Cipriano

AULA ABERTA
8 DE MAIO, 15H
AUDITÓRIO EP.2

Esta aula aberta pretende proporcionar aos alunos da ESAD.CR motivação, conhecimento e a capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais. Nesta aula propomos uma viagem pelo financiamento Europeu para Arte, Cultura e Criatividade, onde num primeiro momento, serão apresentados de forma sintética o panorama global dos programas comunitários que estão ao dispor de Portugal e que potencialmente podem financiar projetos no domínio das artes e da cultura, fazendo a distinção entre o que são os programas em regime de subsidiariedade, isto é o que foi o Portugal 2020, o que será o novo Portugal 2030, que Programas Operacionais existem, como funciona a organização regional, como se articulam com o novo Plano de Recuperação e Resiliência e, por contraponto, quais os programas em regime direto com a Comissão Europeia relevantes para as artes e cultura, em particular o programa Europa Criativa, cuja gestão é direta entre o beneficiário e a Comissão Europeia, salientando quais as diferenças face ao Portugal 2030. Pretende-se dar os elementos específicos de como transformar uma ideia num projeto, os principais elementos a ter em conta que antecipam a formalização da candidatura, a lógica dos avisos de abertura de concurso, onde apresentar as candidaturas, como fazer os registos nas bases de dados europeias e todas as formalidades necessárias.

Arte, artistas e fascismos

José Luís Garcia
e António Guerreiro

CONFERÊNCIA
8 DE MAIO, 15H
SALA 51 EP.1

Na conferência “Arte, artistas e fascismos”, integrada na semana dos 30 anos, José Luís Garcia, sociólogo, investigador Principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e António Guerreiro, é cronista e crítico literário do jornal Público, editor da revista Electra (Fundação EDP) e docente convidado da Faculdade de Belas-Artes debaterão as relações históricas e contemporâneas entre a arte, os artistas e os fascismos. Nesta conferência serão debatidos diversos temas e conceitos à volta da relação entre arte e política.

ABALADIÇA
Exposição do Ano da ESAD.CR 2024

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO
8 DE MAIO, 17H
ESAD.CR

De 8 a 12 de maio, convidamos os visitantes a testemunhar o ato final destes alunos, atravessando corredores, átrios, salas de aula, ateliês, questionando as obras e os processos, desconstruindo padrões e propondo novas questões ao mundo contemporâneo. Cada obra, cada objeto, abre para uma narrativa, para uma expressão única e singular que convida à reflexão. A exposição assinala o culminar de vários anos de aprendizagem, autodescoberta e os desafios da entrada eminente no mundo artístico profissional, diferentemente expressos em sonhos, angústia, medo, vazio, curiosidade, nostalgia, entusiasmo e ousadia. Dos brindes entre amigos às viagens solitárias, das promessas do que virá às memórias do que foi, celebramos, ao mesmo tempo, esta despedida e o seu passo adiante.

ABALADIÇA
Festa

DJ Hello Kitty Slut Vibes
DJ Set “Constelação Nortenha”

Curadoria AE.ESAD.CR

FESTA
8 DE MAIO, 19H – 22H30
ESAD.CR