10.MAIO

WORKSHOP
10 DE MAIO, 9H30
SALA 41 EP.1

Workshop dedicado à impressão fotográfica através do processo de albumina. Aprendizagem e experimentação dos métodos de preparação de papéis com albumina extraída da clara dos ovos e posterior sensibilização com nitrato de prata. Este processo permite fazer impressões fotográficas em diferentes tipos de papéis com uma forte tonalidade, gradações suaves e acabamentos acetinados de grande qualidade.

Recomenda-se que cada estudante interessado em participar, traga ficheiros de duas ou três fotografias para imprimir durante o workshop.
Inscrições sujeitas a confirmação para o email: gcoe.esad@ipleiria.pt

Ateliê Aberto LAP

Sara Castelo Branco
e Hugo de Almeida Pinho

VISITA DE ATELIER
10 DE MAIO, 10H
SALA 4 EP.1

No âmbito dos Ateliers Abertos do curso de finalistas da Licenciatura de Artes Plásticas, dois protagonistas do meio da arte contemporânea farão uma visita/tutoria crítica colectiva onde terão oportunidade de conhecer os trabalhos mais recentes, realizados na Unidade Curricular de Projecto e de discutir com os alunos sobre os vocabulários, os discursos e as estratégias de concepção/produção de cada um.

Open Day Mestrados

OPEN DAY – PRESENCIAL
10 DE MAIO, 10H30
AUDITÓRIO EP.1

A ESAD.CR convida-te a participar no Master Open Day, dia 10 de maio.
Esta é a oportunidade para explorar o campus, salas de aula, oficinas, laboratórios e espaços comuns.
Conhecer o Diretor da escola e os Coordenadores de Mestrados que irão partilhar contigo a visão para os cursos.
Dialogar com professores e estudantes, conhecer os seus projetos, obter informações e esclarecer dúvidas sobre o processo de candidatura e condições de acesso.
O Master Open Day está inserido na programação da Semana dos 30 Anos e da Exposição do Ano da ESAD.CR 2024, assim, também poderás visitar a Exposição, conhecer os projetos dos nossos mestrados e participar nas atividades propostas durante esse dia – não te esqueças, 10 de maio!

Preenche aqui o formulário, para receberes detalhes sobre a programação e acesso.

My Name is AI – Conversations with Artificial Intelligence

Yvonne Vavrová

AULA ABERTA
10 DE MAIO, 11H
SALA 21 EP.2

Apresentação do livro “Meu nome é IA – Conversas com Inteligência Artificial” e partilha de insights sobre o processo criativo por trás dele, incluindo como conversei com IA e como a IA foi usada para gerar as ilustrações. Explorarei as aplicações crescentes da IA nas indústrias criativas. Além disso, quero aprofundar algumas das questões filosóficas e éticas que a ascensão da IA está a levantar – qual é a natureza da inteligência e da consciência, e quais são as implicações à medida que as máquinas se aproximam ou mesmo ultrapassam as capacidades de nível humano em certos domínios?
Finalmente, espero inspirar os alunos sobre o imenso potencial positivo da IA na arte para ajudar a resolver os principais desafios que a humanidade enfrenta, ao mesmo tempo que consideramos os riscos e como podemos desenvolver a IA de forma responsável para beneficiar todos. Deve ser uma palestra envolvente que abrange ciência da computação, filosofia, ética, artes criativas e o futuro da tecnologia e da sociedade.

Ateliê Aberto LAP

Maria Couto

ATELIÊ ABERTO
10 DE MAIO, 15H
SALA 4 EP.1

Os eventos performativos são realizados por estudantes, um trabalho em progresso, como tudo o que será apresentado no âmbito do atelier aberto. Cada um destes eventos é uma slot disponível para ações dos estudantes. Algumas incluem objetos, outras apenas acontecimentos, outras mesmo alterações no espaço, estando a liberdade de ação reservada até ao último momento.

Um Museu sem paredes na paisagem no centro de Portugal

Marques de Aguiar
e Marta Aguiar

AULA ABERTA
10 DE MAIO, 15H
AUDITÓRIO EP.1

O MEP é um museu sem paredes nos territórios do centro interior de Portugal, um museu aberto e de acesso livre à experiência integrada de usufruição da criação contemporânea e das paisagens culturais desta região. Com curadoria da MAG – Marques de Aguiar, o MEP é um projecto de desenvolvimento territorial e identidade local, que nasceu com o projecto piloto Cortiçada Art Fest numa resposta em parceria dos Municípios de Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova com o financiamento da Dgartes, na sequência dos incêndios de 2017.