07.MAIO

ESAD.CR

Transformar: da semente à cerâmica

Canan Salman

WORKSHOP
7 DE MAIO, 9H
SALA 11 EP.1 – OFICINA CERÂMICA

Este workshop tem como objetivo criar azulejos de cerâmica inspirados nas formas e texturas das sementes, respeitando os princípios do design biofílico, permitindo aos alunos criar produtos visualmente apelativos e amigos do ambiente.
Através da exploração de uma variedade de tipos, formas, texturas e padrões de sementes, os alunos são convidados a focar-se na forma como os elementos da natureza podem ser incorporados em espaços construídos pelo homem com o objetivo de promover o bem-estar, com base nos princípios do design biofílico. Considerarão a forma como as formas das sementes podem ser transformadas em desenhos de azulejos de cerâmica, mantendo a sua essência e ligação à natureza. Serão explorados os potenciais padrões e composições inspiradas na natureza e na distribuição de sementes, estilizando, ou mantendo, as características reconhecíveis das formas das sementes.

Residências e programas artisticos – Atlas Residency, Carvalhal

Nithya Iyer, Uriel Orlow, Marcelo Moscheta

AULA ABERTA
7 DE MAIO, 9H30
SALA 21 EP.2

Atlas é um laboratório artístico que explora as interações entre natureza e criatividade, é um estúdio independente que realiza uma residência em estúdio. A residência Atlas é uma oportunidade para artistas internacionais vivenciarem o campo perto de Lisboa, durante um a três meses. Este novo espaço de residência surge da já estabelecida residência do estúdio Euroatlas sediado em Lisboa, de uma necessidade de reconexão com formas de viver e criar que estejam em contacto com o meio ambiente.
O espaço localiza-se na aldeia do Carvalhal do Concelho do Bombarral, junto à vibrante e histórica vila das Caldas da Rainha. A residência Atlas é um espaço artístico independente, com um programa independente e focado aberto a artistas emergentes e consagrados que procuram um lugar de reflexão longe do seu ambiente habitual e que sejam autossuficientes na sua investigação.

Personagens e Animação

Nuno Beato

AULA ABERTA
7 DE MAIO, 10H
SALA 23 EP.1

Aula aberta com o animador e produtor Nuno Beato, em que a partir do seu percurso irá falar sobre a matéria envolvente à criação de personagens para cinema de animação.
Mini Bio do convidado: Sócio-gerente. Produtor e Diretor na Sardinha em Lata. Formador desde 2002 em diversas áreas da animação. No que diz respeito à realização, merecem destaque especial a série “Emma & Gui” – exibida em Portugal, Espanha, Itália, Finlândia, Coreia do Sul e Argentina e o filme “Mi Vida en Tus Manos”, vencedor de oito prémios e cerca de 100 seleções em festivais ao redor do mundo. Concretizou recentemente a sua primeira longa-metragem “Os demónios do meu Avô”.

Print on Demand

Ricardo Castro

WORKSHOP
7 DE MAIO, 10H E 14H30
SALA 5 EP.1

Sessão de impressão colectiva, aberta à comunidade escolar, no âmbito da semana livre da ESAD.CR, em Maio de 2024.
6 de Maio (manhã) Construção de um positivo colectivo para impressão;
6 de Maio (tarde) Impressão serigráfica no formato 100×70 a duas cores com a mesma matriz;
7 de Maio (todo o dia) Impressão tipográfica com tipos de caracteres móveis;
NOTA:
Todos os cartazes realizados ficarão na posse dos participantes.
Cada participante deverá trazer uma folha no formato 100×70 no período da manhã de dia 6.
O evento decorrerá nas oficinas de gravura da ESAD.CR.

Arquitectura da água, modos de existir e de imaginar

Andreia Garcia

CONFERÊNCIA
7 DE MAIO, 10H
AUDITÓRIO EP.1

A água é uma matéria infinita que com ela transporta uma multiplicidade de imaginários, usos e questões. Como se sabe, é também ela o símbolo de temas polémicos e de conflito, que provocam contextos políticos e sociais, tecnológicos e culturais muito diversos. Se hoje nos confrontamos com os dilemas de enquadramento de abundância e de escassez, será a partir de várias hidrogeografias e das interseções disciplinares, que esta conferência se irá descrever. A partir de alguns ensaios, modelos propositivos, e de processos de reflexão resultantes da produção de conhecimento desenvolvidos a partir da Representação Oficial Portuguesa na 18a Exposição Internacional de Arquitetura, La Biennale di Venezia 2023 — Fertile Futures, iremos falar essencialmente de assimetria, de soberania, de renegociação, de identidade, de comunidade, de partilha e de futuro.

Fundição

VÍtor Agostinho

WORKSHOP
7 DE MAIO, 14H – 17H
ALPENDRE SALA 15 EP.1

Workshop de fundição com o objectivo dos alunos contactarem com a tecnologia e realizar pequenos objectos em alumínio com recurso a moldes de areia simples e diretos. Pretende-se desenvolver modelos de uma forma simples e de um modo intuitivo sem recurso a desenhos preliminares, sendo o resultado final uma consequência de todas as tomadas de decisão anteriores.
Foco no momento da criação, nas etapas que levam até o momento em que um produto está terminado. Focar menos no destino, mas sim explorar a viagem do ponto A ao ponto B.

Participação limitada e reservada a estudantes ESAD.CR mediante inscrição para: gcoe.esad@ipleiria.pt

Open Mic – Venha “ou(ver)” a sua voz

Ana Sacramento

WORKSHOP
7 DE MAIO, 10H30
AUDITÓRIO EP.2

Neste workshop os participantes terão a possibilidade de gravar, ouvir e visualizar a sua própria voz, falada ou cantada, com recurso à utilização de software e hardware específicos.
Os participantes poderão utilizar um texto curto ou um excerto de uma canção à sua escolha ou recorrer a material de apoio disponibilizado pelos professores.

Um peixe não é um pássaro, a mise en page no fotolivro

André Príncipe

AULA ABERTA
7 DE MAIO, 14H30
SALA 20 EP.1

De que falamos quando falamos de fotolivros? Como conciliar decisões narrativas e não narrativas numa sequência de fotografias. A sequência – um território para as fotografias. A ideia de princípio e fim. Decisões sobre formato, tipo de papel e título. Análise de alguns livros recentes da editora Pierre von Kleist e do seu autor André Príncipe.

Cozedura Primitiva de Peças Cerâmicas

Antónia Labaredas

WORKSHOP
7 DE MAIO, 14H
EXTERIOR AO CAMPUS

O Workshop tem como objetivo a realização de “método primitivo”, ou seja uma cozedura em céu aberto com recurso a técnicas ancestrais e elementares . Este método de cozedura consiste na realização de uma fogueira onde as peças em barro, através de um contacto lento e progressivo com o fogo, vão atingir a temperatura necessária para que este se transforme em cerâmica. As peças resultantes deste processo peculiar de cozedura, obtêm resultados de pinturas únicas e irrepetíveis, resultantes do contato direto com o fogo. O workshop tem como objetivo dotar os alunos dos conhecimentos elementares, para a realização de cozeduras de peças cerâmicas.

Casa Viva

Cristina Gallizioli

CONFERÊNCIA
7 DE MAIO, 14H30
AUDITÓRIO EP.1

A artista e arquitecta Cristina Gallizioli é convidada para o ciclo de Conferências de DE 23/24 no qual apresentará o trabalho que tem vindo a desenvolver sobre a interação do corpo com o espaço e a paisagem, com especial enfoque na compreensão destes através da presença física e da experiência. A arquitectura viva, a impermanência do espaço e as formas leves de habitar estão entre os seus temas de investigação, que iniciou nos mestrados em Arquitetura pela Universidade de Ferrara, e Artes Performativas e Espaços Colectivos pela Universidade Roma Tre. Nos últimos anos Cristina Gallizioli realizou várias residências artísticas, durante as quais habitou edifícios ou espaços públicos como, Viernulvier em Gent, Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo, Circuscentrum em Gent e Statens Vaerksteder for Kunst em Copenhaga. Em 2016 fundou com Marco Ferrari o AIDEL – Laboratory for Impermanent Architecture, que trabalha com organizações artísticas e culturais na Europa, desenvolvendo pesquisas e produções artísticas para serem partilhadas com o público em formatos de obras ao vivo, instalações, workshops, conversas públicas, exposições, escrita, e sessões para habitar.

AI, your new partner in crime

Nuno Ribeiro

AULA ABERTA
7 DE MAIO, 14H30
SALA 51 EP.1

Neste momento é difícil ficar indiferente a todo o buzz à volta de Inteligência Artificial. Ao longo do último ano e meio temos sido impactados, quase diariamente, por novas ferramentas, plataformas e utilizações de IA. A forma como nos relacionamos e trabalhamos está atualmente em transformação. Entrámos numa nova era, a era da colaboração entre humanos e Inteligência Artificial. É, portanto, importante que exista uma consciencialização para esta nova realidade, bem como os desafios e os benefícios que ela apresenta.
Esta sessão visa desmistificar o papel da IA no processo criativo e mostrar como pode ser utilizada como um aliado em vez de um substituto. Serão apresentados casos práticos de projetos que beneficiaram da utilização de IA, partilhadas ferramentas de IA que podem estimular a criatividade e abordadas algumas estratégias de como integrar esta tecnologia nos processos de trabalho.

Elementos da Música em Ambiente Digital

Afonso Godinho

WORKSHOP
7 DE MAIO, 15H30
AUDITÓRIO EP.2

Neste workshop os participantes terão a possibilidade compreender alguns fundamentos da Música em ambiente digital, recorrendo à plataforma Ableton Learning Music e, através da possibilidade de exportação dos materiais sonoros nela construídos para o DAW Ableton Live, compreender as possibilidades de, a partir da referida plataforma, despoletar processos de criação e produção musical.

La manifestación de las formas

Gabriel Chaile e Andrei Fernández

DIÁLOGOS
7 MAIO, 16H
SALA 51 EP1

En este encuentro vamos a compartir los abordajes de nuestros trabajos, a partir de preguntas sobre nuestra genealogía y las memorias colectivas de los territorios que habitamos. 
Desde la producción artística y la curaduría apostamos a estimular la reciprocidad y a interpelar a formatos occidentales colonialistas.