A Bolsa de Estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuída a fundo perdido e no respetivo ano letivo, sempre que o estudante não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.

É da responsabilidade dos Serviços de Ação Social divulgar os prazos de candidatura a bolsa de estudo fixados pelo Diretor Geral do Ensino Superior, os procedimentos do concurso para a atribuição de bolsa de estudo e análise das candidaturas dos estudantes do IPLeiria.

» Prazos de candidatura

A candidatura a bolsa de estudo para um ano letivo deve ser apresentada entre 25 de junho e 30 de setembro.

» Como Concorrer

A candidatura a Bolsas de Estudo é efectuada online, através da Plataforma BeOn, disponível na página da Direção Geral do Ensino Superior.

» Procedimentos de Candidatura

Antes de iniciar a candidatura leia com atenção o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior e as instruções/informações de preenchimento disponíveis no Guia Prático de Candidatura a Bolsa de Estudo e nas Perguntas Frequentes.

Se frequenta o Ensino Superior, mas nunca concorreu a bolsa de estudo, solicite as suas credenciais de acesso à Plataforma BeOn efetuando primeiro o Pré-Registo. Caso não consiga efetuar o pré-registo, deve contactar os Serviços de Ação Social.

Se no ano letivo anterior concorreu a bolsa de estudo, as credenciais de acesso continuam ativas. 

Se não se recorda das credenciais , solicite a recuperação da palavra passe. Aceda à área reservada ao estudante e recupere a palavra passe através do link “Esqueceu-se do seu código de utilizador ou da palavra-passe?”,  introduzindo o número do seu documento de identificação e o número do seu telemóvel. Receberá uma SMS ou e-mail com as credenciais de acesso à Plataforma BeOn.

 

Para mais informações, contacte os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Leiria.

As bolsas de estudo são co-financiadas pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português no âmbito do Programa Operacional de Capital Humano (POCH).

 

_PT2020_UE_FEEI_Logo

Bolsas FASE®

Face à conjuntura económica e social que o País atravessa e que afeta quer os estudantes quer os seus agregados familiares, e atentos à evolução das necessidades de uma comunidade estudantil cada vez mais heterogénea (resultado do alargamento do ensino superior a novos públicos e a novos estratos sociais), os Serviços de Ação Social dispõem de mecanismo de apoio diversificados. Destes destacamos, o Fundo de Apoio Social ao Estudante (FASE ®) do IPLeiria. Este apoio enquadra-se no âmbito das competências previstas nos números 1 e 2 do artigo 11.º, do Decreto-lei n.º 129/93, de 22 de abril, uma modalidade de apoio social orientada para os estudantes que visa, acima de tudo:

  1. Combater o abandono escolar;
  2. Promover o sucesso escolar;
  3. Contribuir para o desenvolvimento de competências transversais nos estudantes;
  4. Facilitar a integração de estudantes no mercado de trabalho;
  5. Promover a integração social e académica dos estudantes;
  6. Reforçar a ligação do IPLeiria com os seus estudantes;
  7. Apoiar os estudantes que apresentam carências económicas e que estão empenhados em concluir o curso.

Normas FASE®

Formulário de Candidatura ao Programa FASE ®

 

logo citurMARE Logomarca policromatica IPLeiria CMYKCampusDoMarejthronattantomartedqual