Estágios
Gabinete de Estágios da ESTM
O estágio tem por finalidade permitir ao estudante uma primeira inserção em ambiente real de trabalho, em funções relacionadas com a sua área de formação, permitindo ao estagiário aplicar os conhecimentos adquiridos na sua vida académica. Procura-se dar ao estudante a oportunidade de aumentar o seus conhecimentos consolidando-os com exercícios práticos em contexto de trabalho.
Atendimento presencial por marcação (ge.estm@ipleiria.pt) | |
Período da manhã | Período da tarde |
10:00H – 12:00H | 14:30H – 16:30H |
As ofertas de emprego/estágio dirigidas aos estudantes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, deverão ser remetidas para o seguinte endereço de e-mail:
- A União Europeia e todos os seus Estados-Membros estão a planear uma reabertura segura da Europa. Embora a proteção da saúde pública continue a ser a nossa prioridade, queremos que todos possam desfrutar das suas férias, rever a família e os amigos e viajar por qualquer motivo. Este instrumento interativo fornece-lhe as informações de que necessita para planear com toda a confiança as suas viagens e férias na Europa, sem descurar a sua saúde e segurança. As informações, atualizadas com frequência, estão disponíveis em 24 línguas, para sua conveniência. Siga para o website aqui.
- Downloads úteis:
Regulamento de Estágios Curriculares e Extracurriculares – Regulamento n.º 1087/2016 – Diário da República n.º 237/2016, Série II de 2016-12-13
Dec. Lei nº 66/2011 – Diploma que regula Estágios Profissionais
Ficha de Estágio 2020/2021
Requerimento para prolongamento de Estágio Curricular
Calendários Académicos
- Downloads úteis ERASMUS+
Learning Agreement (2020 – 2021)
After the Mobility (2020 – 2021)
Traineeship Evaluation (2020 – 2021)
Training Period Certificate Final (2020 – 2021)
A data limite de inscrição para Estágios Extracurriculares é de 30 de março de 2021, conforme consta no nº2 do Artº19 do Regulamento.
- Documentação necessária:
Ficha de Estágio para 2020-2021 (com preenchimento digital obrigatório)
Curriculum Vitae (detalhado)
Comprovativo do IBAN (apenas para Estágios Erasmus)
Três contactos de possíveis estágios
Para os casos apresentados em data posterior à indicada, o Gabinete de Estágios NÃO GARANTE poder responder favoravelmente aos pedidos.
DATAS IMPORTANTES |
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A INDICAR BREVEMENTE |
Estágios: o início… (TeSP) Este evento visa promover a elaboração do CV, seguindo o modelo EUROPASS. Esclarecer dúvidas sobre os estágios curriculares. Divulgação de programas de estágio no estrangeiro. •10:00h às 13:00h (manhã) [Análises Laboratoriais/ Animação Turismo Natureza e Aventura/ Aquacultura e Recursos Marinhos/ Cozinha e Produção Alimentar/ Gestão Hoteleira e Alojamento/ Inovação e Tecnologia Alimentar/ Marketing Digital no Turismo] Organização GE ESTM.IPLeiria e SAPE.IPLeiria |
Auditório |
A INDICAR BREVEMENTE |
Estágios: o início… (Licenciaturas) Este evento visa promover a elaboração do CV, seguindo o modelo EUROPASS. Esclarecer dúvidas sobre os estágios curriculares. Divulgação de programas de estágio no estrangeiro.
[Turismo/ Gestão de Eventos/ Animação Turística]
[Gestão Turística e Hoteleira/ Gestão da Restauração e Catering/ Marketing Turístico] Organização GE ESTM.IPLeiria e SAPE.IPLeiria |
Auditório |
A INDICAR BREVEMENTE |
Estágios: o início… (Licenciaturas) Este evento visa promover a elaboração do CV, seguindo o modelo EUROPASS. Esclarecer dúvidas sobre os estágios curriculares. Divulgação de programas de estágio no estrangeiro.
[Biologia Marinha e Biotecnologia/ Biotecnologia/ Engenharia Alimentar] Organização GE ESTM.IPLeiria e SAPE.IPLeiria |
Auditório |
30 de outubro de 2020 |
[Data limite de entrega de toda a documentação da UC Estágio (TeSP) ao seu Coordenador de Curso]; |
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30 de novembro de 2020 |
Data limite de entrega de toda a documentação da UC Estágio (1º Ciclo) ao seu Coordenador de Curso; Data limite de alteração nos serviços académicos da sua opção inicial, de inscrição em Projeto/Estágio |
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20 de dezembro de 2020 | Data limite para aprovação do Estágio Curricular pela entidade recetora. Contacto feito pelo estudante | |
22 de fevereiro de 2021 |
Inicio dos Estágios Curriculares (TeSP) |
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02 de março de 2021 |
Data limite para pedido de alteração de Estágio Curricular
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22 de abril de 2021 |
Inicio dos Estágios Curriculares (300 horas) |
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11 de maio de 2021 |
Inicio dos Estágios Curriculares ( 200 horas) |
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE ESTÁGIOS CURRICULARES – CTeSP
A quem?
Deve entregar ao seu Coordenador de Curso.
Como?
Para o correio eletrónico do seu Coordenador de Curso.
Deve obedecer às seguintes indicações:
– Criar Pasta com nome e apelido;
Exemplo
– Curriculum Vitae (Modelo Europeu);
O ficheiro deve ter a seguinte identificação: CV_nome e apelido_PT
Exemplo
– Ficha de Estágio;
O ficheiro deve ter a seguinte identificação: FE_nome e apelido
Nota: Os documentos devem ser enviados ao Coordenador de Curso em pasta Zipada.
Quando?
Até 30 de outubro de cada ano letivo.
O seu Coordenador de curso.
Conforme Artigo 7º, ponto 2, do Regulamento de Estágios Curriculares e Extracurriculares da ESTM.
Não.
Compete à ESTM nomear o Supervisor de Estágio. Conforme Artigo 7º, ponto 1, alínea b), do Regulamento de Estágios Curriculares e Extracurriculares da ESTM.
O «Supervisor da Escola» é o docente da ESTM, previamente nomeado, que acompanha o estudante estagiário e mantém um contacto regular com o supervisor da entidade recetora do estágio curricular, orientando-o na elaboração do relatório de estágio.
Conforme Artigo 2º, alínea f), do Regulamento de Estágios Curriculares e Extracurriculares da ESTM.
Segundo o Artigo 7º, ponto 3, do Regulamento de Estágios Curriculares e Extracurriculares da ESTM, as funções do Supervisor da ESTM são:
a) Definir o plano de estágio em colaboração com a entidade recetora, sempre no quadro dos objetivos do estágio, onde se destaque as funções a desempenhar, bem como acompanhamento e a observação no local de trabalho;
b) Preencher e enviar a documentação do processo de estágio à entidade recetora, após a celebração do protocolo de cooperação, a que se refere o artigo 6.º;
c) Manter contacto regular com a entidade onde o estágio decorre e com o estudante;
d) Receber a justificação de faltas, nos termos do artigo 5.º do Regulamento de Faltas dos Estudantes da ESTM;
e) Verificar a participação mínima obrigatória para efeitos de avaliação, nos termos n.º 7 do artigo 43.º do Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes da ESTM;
f) Orientar o estudante na elaboração do relatório de estágio.
O Supervisor da ESTM é responsável pela entrega ao Gabinete de Apoio aos TeSP, da seguinte documentação do Estágio Curricular
• Protocolo de Estágio Curricular (TeSP);
• Objetivos e Plano de Estágio Curricular (TeSP);
• Folha de Controlo de Presenças de Estágio Curricular (640h);
• Relatório de Acompanhamento do Supervisor da ESTM;
• Ficha de Avaliação (Entidade Recetora);
• Ficha de Avaliação (Relatório de Estágio);
• Relatório de Estágio ;
Sim.
O Estágio Curricular pela entidade Recetora deve estar aprovado até 20 de dezembro de 2019 e comunicado ao seu Coordenador de Curso.
Não.
Deve ser respeitado o período definido em calendário escolar para o estágio curricular. Serão indeferidos liminarmente todos os requerimentos cujos fundamentos não sejam por motivos de programa de mobilidade, doença, profissionais ou por limitação da entidade recetora, devidamente comprovados. Conforme DESPACHO N.º 12/2018, de 02 julho.
Não.
Deve ser respeitado o período definido em calendário escolar para o estágio curricular.
Perguntas Frequentes sobre Estágios Curriculares – 1.º Ciclo
A quem?
Deve entregar ao seu Coordenador de Curso.
Como?
Para o correio eletrónico do seu Coordenador de Curso.
Deve obedecer às seguintes indicações:
– Criar Pasta com nome e apelido;
Exemplo
– Curriculum Vitae (Modelo Europeu);
O ficheiro deve ter a seguinte identificação: CV_nome e apelido_PT
Exemplo
– Ficha de Estágio;
O ficheiro deve ter a seguinte identificação: FE_nome e apelido
Nota: Os documentos devem ser enviados ao Coordenador de Curso em pasta Zipada.
Quando?
Até 30 de novembro de cada ano letivo.
O seu Coordenador de curso.
Conforme Artigo 7º, ponto 2, do Regulamento de Estágios Curriculares e Extracurriculares da ESTM.
Não.
Compete à ESTM nomear o Supervisor de Estágio. Conforme Artigo 7º, ponto 1, alínea b), do Regulamento de Estágios Curriculares e Extracurriculares da ESTM.
O «Supervisor da Escola» é o docente da ESTM, previamente nomeado, que acompanha o estudante estagiário e mantém um contacto regular com o supervisor da entidade recetora do estágio curricular, orientando-o na elaboração do relatório de estágio.
Conforme Artigo 2º, alínea f), do Regulamento de Estágios Curriculares e Extracurriculares da ESTM.
Segundo o Artigo 7º, ponto 3, do Regulamento de Estágios Curriculares e Extracurriculares da ESTM, as funções do Supervisor da ESTM são:
“a) Definir o plano de estágio em colaboração com a entidade recetora, sempre no quadro dos objetivos do estágio, onde se destaque as funções a desempenhar, bem como acompanhamento e a observação no local de trabalho;
b) Preencher e enviar a documentação do processo de estágio à entidade recetora, após a celebração do protocolo de cooperação, a que se refere o artigo 6.º;
c) Manter contacto regular com a entidade onde o estágio decorre e com o estudante;
d) Receber a justificação de faltas, nos termos do artigo 5.º do Regulamento de Faltas dos Estudantes da ESTM;
e) Verificar a participação mínima obrigatória para efeitos de avaliação, nos termos n.º 7 do artigo 43.º do Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes da ESTM;
f) Orientar o estudante na elaboração do relatório de estágio.”
Sim.
Até 30 de novembro de cada ano letivo, pode fazer alteração da sua opção inicial.
Sim.
Pode fazer um protocolo de Estágio Curricular, com as horas estipuladas no plano de estudo do seu curso e um protocolo de Estágio Extracurricular, mas cuja duração total não seja superior a três meses [Estágio Curricular + Estágio Extracurricular].
Deve obedecer à alínea c) e d) da cláusula nona do protocolo de estágio extracurricular.
Passo a citar,
“c) Enquanto o Terceiro Outorgante for estudante do Primeiro Outorgante, com inscrição válida, estará abrangido pelo seguro escolar, …, durante o estágio extracurricular nas instalações do Segundo Outorgante;
d) O presente protocolo apenas é válido enquanto o Terceiro Outorgante for estudante do Primeiro Outorgante, com inscrição válida;”
Deve entregar requerimento nos Serviços Académicos, ao cuidado do Senhor Diretor da ESTM.
Conforme Artigo 20º do Regulamento de Estágios Curriculares e Extracurriculares da ESTM.
Pode fazer requerimento conforme o estipulado no Calendário Académico de cada ano letivo.
Após este prazo limite, os pedidos ficam sujeitos ao pagamento de penalidade pela prática de atos fora de prazo, nos termos da tabela em vigor, não obstante eventual despacho de indeferimento liminar.
Sim.
O Estágio Curricular pela entidade Recetora deve estar aprovado até 20 de Dezembro de 2019 e comunicado ao seu Coordenador de Curso.
Não.
Deve ser respeitado o período definido em calendário escolar para o estágio curricular.
Serão indeferidos liminarmente todos os requerimentos cujos fundamentos não sejam por motivos de programa de mobilidade, doença, profissionais ou por limitação da entidade recetora, devidamente comprovados.
Conforme DESPACHO N.º 12/2018, de 02 julho.
Não.
Deve ser respeitado o período definido em calendário escolar para o estágio curricular.

Perguntas Frequentes sobre Estágios ERASMUS
A organização de acolhimento pode ser: qualquer organização, pública ou privada, ativa no mercado de trabalho ou nos domínios da educação, da formação e da juventude. Uma organização dessa natureza pode ser, por exemplo: uma empresa pública ou privada, pequena, média ou grande (incluindo empresas sociais); um organismo público local, regional ou nacional; um parceiro social ou outro representante da vida profissional, incluindo câmaras de comércio, associações de artesãos/profissionais e organizações sindicais; uma instituto de investigação; uma fundação; um instituto/escola/centro educativo (de qualquer nível, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, e incluindo a formação profissional e a educação de adultos); uma organização sem fins lucrativos, associação, ONG; o um órgão que preste serviços de orientação profissional, de aconselhamento profissional e de informação; uma IES de País do Programa à qual tenha sido outorgada uma CEES.
Com o novo programa Erasmus+ tens a possibilidade de realizar estágios internacionais entre 2 e 12 meses mas atenção:
COM financiamento:
- 3 meses nos TESP
- 4 meses na Licenciatura
- 6 meses no Mestrado
Sim. Até um ano após o terminus do ciclo de estudos.
Podes encontrar um local de estágio de diversas formas:
Recorrendo às ofertas disponíveis no teu Gabinete de Estágios;
Pedindo o apoio da tua coordenação de curso relativamente ao local;
Por tua própria iniciativa através de uma procura de empresas adequadas na internet. Nesta última hipótese, quando solicitares o estágio por e-mail deves sempre juntar um CV atualizado e uma carta de motivação em inglês.
Tiveste uma resposta positiva de uma empresa ou universidade? Ótimo, é um primeiro passo mas não é o suficiente para garantir o teu estágio. Essencial neste processo de mobilidade é o programa de estágio (traineeship program) que tem de ser assinado por ti, pelo teu Coordenador e pelo tutor na entidade de acolhimento. Portanto, o programa de estágio tem de ser definido pelo teu coordenador de curso e o tutor da empresa/universidade.
Deves entregar nos serviços abaixo, Cartão do Cidadão, Iban e Traineeship assinado por todas as partes -tu, o teu coordenador e o teu tutor, neste último caso com carimbo também: -ESTM- Gabinete de Estágios – ge.estm@ipleiria.pt
Podes entregar o traineeship program nos serviços competentes até ao dia 30 de maio de cada ano, desde que o teu estágio esteja terminado no dia 30 de setembro de cada ano. O documento em questão tem de ser emitido em 3 vias e assinado por ti, pelo teu coordenador e pelo tutor em original, devendo ser carimbado pela entidade de acolhimento. Um original é teu, outro do local de estágio e outro finalmente deve ser entregue no Gabinete de Estágios da ESTM.
Deverás ainda assinar um contrato com o IPLeiria em que são indicadas as condições do estágio e a bolsa a receber. O contrato é feito em duplicado sendo um original para ti e outro para o GMCI. Para que o contrato possa ser emitido deves entregar uma cópia do BI ou cartão do cidadão, IBAM e NIF no GMCI. Todos os estagiários são obrigados a realizar um teste de conhecimento linguístico na plataforma da Comissão Europeia – OLS. Um teste antes da mobilidade e outro imediatamente a seguir. Se o estagiário no primeiro teste, tiver menos que B2 deverá realizar um curso online. Estes testes são meramente informativos e não excluem a tua participação no programa, mas são absolutamente obrigatórios.
O que é o Apoio Linguístico Online do Erasmus+(OLS)?
o Erasmus+ é o novo programa da União Europeia para a educação, a formação, a juventude e o desporto para o período 2014‑2020. O Erasmus+ oferece oportunidades para estudar, estagiar, ganhar experiência profissional ou fazer voluntariado no estrangeiro, e um dos seus objetivos estratégicos é melhorar as competências linguísticas e apoiar a aprendizagem de línguas.
O Online Linguistic Support (OLS) foi concebido para ajudar os participantes no Erasmus+ a melhorarem os seus conhecimentos da língua que utilizarão para estudar, trabalhar ou fazer voluntariado, antes e durante a sua estadia no estrangeiro, a fim de assegurar uma melhor qualidade da mobilidade de aprendizagem.
Como a falta de conhecimentos linguísticos continua a constituir uma das principais barreiras à participação em oportunidades de mobilidade europeias de educação, formação e juventude, o OLS torna o apoio linguístico acessível de uma forma flexível e fácil.
O OLS oferece testes de avaliação linguística online e cursos de línguas a participantes em atividades de mobilidade Erasmus+ de, no mínimo, dois meses (estudos[1]/estágios/voluntariado do SVE), com uma das seguintes línguas como principal língua de formação, trabalho ou voluntariado: alemão, inglês, espanhol, francês, italiano e neerlandês. Desde junho de 2015, o serviço foi alargado aos alunos de Educação e Formação Profissional (EFP) que participem num programa de mobilidade de, no mínimo, um mês.
Estas são as principais línguas de mobilidade de cerca de 90% de todos os participantes do programa Erasmus+. O objetivo é alargar progressivamente o sistema OLS a todas as línguas oficiais da EU até 2020. Para os participantes cuja principal língua de mobilidade ainda não está disponível no OLS, disponibilizaremos apoio linguístico através da subvenção de apoio organizativo (para estudantes do ensino superior) ou de subvenções específicas para apoio linguístico (para voluntários do SVE e alunos de EFP).
O OLS é um ambiente online, único e de fácil acesso, através do qual os participantes no programa Erasmus+ que satisfaçam os critérios acima podem testar os seus conhecimentos da língua de mobilidade e fazer um curso de línguas interativo ao seu próprio ritmo, se assim o desejarem. O OLS também oferece outras oportunidades de aprendizagem em colaboração e entre pares, como coaching ao vivo (live coaching) sobre uma série de tópicos para pequenos grupos de alunos (sessões de tutoria) ou para um grupo maior (MOOCs), além de um fórum (forum) com moderador para os alunos trocarem ideias e se apoiarem mutuamente durante a sua experiência de mobilidade.
[1]Relembramos que os estudantes de programas conjuntos de mestrado não são elegíveis.
2. Porque estamos a usar o OLS do Erasmus+?
O OLS do Erasmus+ foi concebido para ajudar os participantes no programa Erasmus+ a melhorarem os seus conhecimentos da sua língua de formação, trabalho ou voluntariado, antes e durante a sua estadia no estrangeiro, de modo a garantir uma melhor qualidade da sua mobilidade de aprendizagem.
Uma vez que as competências linguísticas continuam a ser uma das principais barreiras à participação nas oportunidades europeias de educação, formação e mobilidade jovem, o OLS torna o apoio linguístico acessível, de forma simplificada e flexível.
3. Quem pode beneficiar do OLS do Erasmus+?
O OLS encontra-se atualmente disponível para:
• Estudantes do ensino superior em regime de mobilidade (3-12 meses) ou estagiários (2-12 meses) nos países que participam no programa • Jovens que participam no Serviço Voluntário Europeu (EVS) (2-12 meses)
• Alunos que participam no Serviço Voluntário Europeu (SVE) numa mobilidade de, no mínimo, um mês.
A partir de junho de 2015, o serviço será alargado aos alunos de Educação e Formação Profissional (EFP) que participem em atividades de mobilidade de, no mínimo, um mês.
Os estudantes do ensino superior, os voluntários do SVE e os alunos de EFP com uma das seguintes línguas como principal língua de mobilidade podem beneficiar do OLS:
• Alemão (DE)
• Inglês (EN)
• Espanhol (ES)
• Francês (FR)
• Italiano (IT)
• Neerlandês (NL)
Estas são as principais línguas de mobilidade de cerca de 90% de todos os participantes no Erasmus+. O objetivo consiste em alargar progressivamente o sistema OLS a todas as línguas oficiais da EU até 2020.
Para os participantes cuja principal língua de mobilidade ainda não se encontra disponível no OLS, disponibilizaremos apoio linguístico através da subvenção de apoio organizativo (para estudantes do ensino superior) ou de subvenções específicas para apoio linguístico (para voluntários do SVE e alunos de EFP).
4. Qual é a mais-valia do teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+?
O teste de avaliação linguística do OLS oferece aos participantes do Programa Erasmus+ uma forma fácil e simples de avaliarem os seus conhecimentos da língua que utilizarão para estudar, trabalhar ou fazer voluntariado durante a sua mobilidade no estrangeiro. Ao realizarem o teste de avaliação linguística do OLS, poderão determinar o seu nível geral da língua e o seu desempenho detalhado em cada área linguística (compreensão de leitura, compreensão auditiva, competência gramatical, competência semântica e competência lexical), com pontuações finais em conformidade com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).
O teste de avaliação linguística do OLS é também uma forma rápida de os participantes descobrirem se necessitam de apoio linguístico adicional, a fim de tirarem o máximo partido do programa de intercâmbio no estrangeiro.
O teste de avaliação linguística do OLS é obrigatório. Os estudantes do ensino superior devem realizar o teste de avaliação linguística do OLS antes de partirem, uma vez que se trata de um pré-requisito para o programa de intercâmbio. No entanto, os resultados do teste de avaliação não os impedirão, em caso algum, de participar na atividade de mobilidade. Pelo contrário, os participantes terão a oportunidade de fazer um curso de línguas, para que possam melhorar o seu nível e estar melhor preparados para o seu programa de mobilidade.
Ao realizarem o segundo teste de avaliação linguística do OLS após o regresso da mobilidade, os participantes no Erasmus+ terão a possibilidade de avaliar até que ponto o seu nível de conhecimentos da língua evoluiu durante a sua estadia no estrangeiro e de quantificar os seus progressos. Depois de realizarem cada teste de avaliação do OLS, poderão guardar e imprimir os resultados do teste de avaliação linguística para referência futura.
A Comissão Europeia utilizará os dados agregados do teste de avaliação linguística e dos cursos do OLS para fins estatísticos, com vista a avaliar o impacto das atividades de mobilidade e do programa Erasmus+ na consolidação das competências linguísticas.
5. Quais são as vantagens dos cursos de línguas do OLS do Erasmus+?
As vantagens dos cursos de línguas do OLS do Erasmus+ podem ser resumidas em poucas palavras: exercícios a la carte, onde e quando quiser. Graças ao acesso ilimitado, é possível fazer os cursos de línguas tanto de dia como de noite, e estudar o tempo que quiser, ao seu próprio ritmo. Uma vez que não é necessária qualquer instalação, os cursos de línguas do OLS do Erasmus+ podem ser seguidos em qualquer computador ou tablet, desde que o dispositivo tenha ligação à Internet. Para tirar o máximo partido do curso, certifique-se de que tem os altifalantes ou os auscultadores ligados.
A cada utilizador é atribuído um programa de formação personalizado. No entanto, tem total liberdade para escolher os módulos que considere úteis e para fazê-los ao seu próprio ritmo e por ordem de preferência. Animações e vídeos baseados na vida real permitem-lhe praticar a sua compreensão auditiva, compreensão de leitura, competências escritas e orais.
Atualmente, o número de licenças para os cursos de línguas do OLS disponibilizadas pela Comissão Europeia abrange todos os participantes em atividades de mobilidade Erasmus+ que usem uma das línguas do OLS como principal língua de mobilidade. Isto quer dizer que todos os participantes num programa de mobilidade que realizem o teste de avaliação linguística do OLS têm a oportunidade de fazer um curso de línguas do OLS e de aperfeiçoar as suas competências linguísticas, se assim o desejarem.
6. Como funciona o OLS do Erasmus+?
O OLS oferece aos participantes em atividades de mobilidade de longa duração do programa Erasmus+ (Ação-chave 1) a oportunidade de avaliarem as suas competências na principal língua de mobilidade, antes e depois da sua estadia no estrangeiro. Se desejarem, os participantes têm também a oportunidade de fazer um curso de línguas online para melhorarem o seu nível da língua, antes e durante a sua mobilidade.
À exceção dos falantes nativos, os testes de avaliação linguística do OLS obrigatórios devem ser realizados tanto antes como no final do período de mobilidade, a fim de monitorizar o progresso na competência linguística. No caso dos estudantes do ensino superior Erasmus+, e exceto em casos devidamente justificados, a realização do teste de avaliação linguística antes de partirem é um pré-requisito para o programa de intercâmbio. No entanto, os resultados do teste de avaliação linguística não os impedirão de participar na atividade de mobilidade.
Em função dos resultados obtidos, os participantes podem também ter acesso gratuito a um curso de línguas online antes e durante a sua estadia no estrangeiro, a fim de melhorarem as respetivas competências linguísticas. O acesso ao curso inclui coaching ao vivo (live coaching): sessões de tutoria (tutoring sessions), MOOCs, um fórum (forum) com moderador, e muito mais.
7. Existe a possibilidade dos participantes num programa de mobilidade aprenderem uma língua que não conste no OLS do Erasmus+?
Para os participantes na mobilidade Erasmus+ cuja principal língua de mobilidade ainda não se encontra disponível no OLS do Erasmus+, é disponibilizado apoio linguístico através da subvenção de apoio organizativo (para estudantes do ensino superior) ou de subvenções específicas para apoio linguístico (para voluntários do SVE e alunos de EFP).
Para o ensino superior, o OLS do Erasmus+ e os cursos de línguas online fundados pelo Apoio Linguístico do Programa excluem-se mutuamente, no caso de abrangerem o mesmo âmbito. Caso tenham um âmbito diferente, por exemplo se o curso de línguas online visar o desenvolvimento de competências interculturais e a aprendizagem da cultura do país de receção, poderá ser permitido. Em todo o caso, cabe à instituição/organização de envio avaliar se fazer um curso de línguas online é uma mais-valia para a mobilidade, considerando que o participante na mobilidade terá anteriormente feito um curso de línguas do OLS do Erasmus+.
Teste de avaliação linguística: aspetos gerais 1.
Quais são as consequências se um participante num programa de mobilidade não fizer os testes de avaliação linguística do OLS do Erasmus+?
O teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ (um primeiro teste a realizar antes da mobilidade e um teste final a fazer no fim da mobilidade) é obrigatório para todos os participantes que aderem a uma mobilidade Erasmus+ para estudar, estagiar ou fazer voluntariado noutro País do Programa, e com uma das seguintes línguas como principal língua de formação, trabalho ou voluntariado: alemão, inglês, espanhol, francês, italiano e neerlandês (exceto falantes nativos).
Para os estudantes do ensino superior, é também um pré-requisito para a mobilidade. A instituição/organização de envio pode decidir fazer depender o pagamento da última prestação da ajuda financeira da realização do teste de avaliação final do OLS do Erasmus+, no fim da mobilidade. Tal deverá ser especificado no artigo 6.3 do acordo da subvenção.
2. Quando é que o teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ é obrigatório?
Estudantes do ensino superior
O teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ (um primeiro teste a realizar antes da mobilidade e um teste de avaliação final a realizar no fim da mobilidade) é obrigatório e um pré-requisito para todos os estudantes do ensino superior dos países do programa que participem numa mobilidade Erasmus+ para estudos ou estágios noutro país do programa, e com uma das seguintes línguas como principal língua de instrução ou de trabalho: alemão, inglês, espanhol, francês, italiano e neerlandês (exceto falantes nativos).
Se é estudante do ensino superior e já foi selecionado para um programa de mobilidade Erasmus+ com uma das línguas acima como principal língua de mobilidade, a sua instituição de ensino superior de origem proporcionar-lhe-á o acesso ao OLS para fazer um teste de avaliação linguística, e, se assim o desejar, um curso de línguas online. Neste caso, receberá um e-mail com um nome de utilizador e uma password para aceder ao OLS. Para mais informações, contacte a sua instituição de ensino superior de origem.
3. Quando é que o teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ não é obrigatório?
Os falantes nativos ficam dispensados da realização do teste de avaliação linguística do OLS (para uma definição de falante nativo, contacte a sua instituição de envio ou organização coordenadora).
Se a principal língua da mobilidade não for alemão, inglês, espanhol, francês, italiano ou neerlandês, a avaliação não se realizará através do teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+. Contacte a sua instituição de envio ou organização coordenadora para saber mais sobre o apoio linguístico noutras línguas.
Para mais informações acerca do OLS do Erasmus+ ou outras oportunidades de apoio linguístico, contacte a sua instituição de ensino superior de origem ou organização coordenadora do SVE/EFP do Erasmus+.
4. Que competências são avaliadas no teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+?
O teste de avaliação linguística online avalia as suas competências linguísticas – compreensão auditiva, leitura e escrita – em conformidade com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).
O teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ avalia cinco competências:
§ Competência gramatical: o conhecimento e a capacidade de utilizar os recursos gramaticais da língua
§ Competência lexical: tanto o conhecimento como a capacidade de utilizar itens gramaticais e lexicais (palavras, frases padrão e expressões idiomáticas)
§ Competência semântica: a capacidade de determinar o significado de uma série de palavras
§ Compreensão auditiva: a capacidade de receber e de processar uma mensagem falada emitida por um ou mais oradores
§ Compreensão de leitura: a capacidade de compreender e de lidar com textos escritos
O teste de avaliação consiste em 70 perguntas e demora aproximadamente 40 a 50 minutos. Os resultados serão guardados e o teste de avaliação pode ser feito em várias etapas independentes. O teste de avaliação é adaptativo e utiliza uma metodologia inteligente e progressiva: a dificuldade das perguntas baseia-se nas respostas às perguntas anteriores, de forma que a sua competência linguística possa ser avaliada com um grau de precisão cada vez maior. Assim, quanto mais elevado for o seu nível, mais precisa será a sua avaliação, uma vez que as perguntas se referem a temas mais especializados.
5. O que é que acontece aos resultados dos meus testes de avaliação linguística do OLS do Erasmus+?
Quanto aos estudantes do ensino superior, os resultados não serão comunicados à instituição ou organização de acolhimento. No caso dos voluntários do SVE e alunos de EFP, os resultados não serão comunicados automaticamente às outras organizações envolvidas no projeto. Só o aluno e a instituição responsável pela sua seleção ou pela coordenação do seu projeto do SVE recebem os resultados dos seus testes de avaliação linguística.
Os resultados dos testes de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ não impedem ninguém de participar no programa de mobilidade Erasmus+. Os resultados podem ser utilizados pela instituição de envio ou organização coordenadora para identificar os participantes com maior necessidade de apoio linguístico.
Para os estudantes do ensino superior, e nos casos em que o nível linguístico recomendado pela organização de acolhimento não é alcançado, ocorre um debate entre o estudante e a instituição de ensino superior para discutirem que medidas de apoio ao estudante são necessárias.
Se o seu nível de conhecimentos da língua não se alterar durante a sua estadia no estrangeiro, não sofrerá consequências negativas diretas na participação no programa Erasmus+ – contudo, para tirar o máximo partido da sua estadia no estrangeiro, deverá empenhar-se na aprendizagem da língua dos seus estudos, trabalho ou atividades de voluntariado.
A Comissão Europeia poderá utilizar os dados agregados dos resultados do teste de avaliação linguística para fins estatísticos, com vista a avaliar o impacto do programa.
6. O OLS Erasmus+ oferece algum certificado oficial?
Depois de realizar o teste de avaliação do OLS do Erasmus+, poderá ver, guardar e imprimir os resultados do seu teste de avaliação linguística, baseados no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).
Os cursos de línguas do OLS do Erasmus+ abrangem todas as competências de aprendizagem de línguas testadas em exames como o FCE, TOEIC, TOEFL, CNaVT, Goethe ou DALF. Não receberá qualquer certificado ou diploma oficial pela sua participação num curso de línguas do OLS; no entanto, terá a possibilidade de fazer o download de um registo de participação por assistir ao curso de línguas do OLS.
Para os estudantes do ensino superior: é a vossa instituição de ensino superior de origem que decide atribuir ou não créditos ECTS pela vossa participação no OLS. Para mais informações, contacte a sua instituição de envio.
Para os voluntários do SVE: depois de concluírem o vosso segundo teste de avaliação, podem anexar a página dos resultados ao vosso certificado do Youthpass.
7. Existe uma apresentação geral do teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+?
Sim, aqui no site encontra-se disponível uma apresentação geral do teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+.
8. Os falantes nativos da língua da mobilidade podem realizar o teste de avaliação do OLS noutra língua?
Os participantes terão que fazer o teste de avaliação linguística do OLS na principal língua de instrução, trabalho ou voluntariado prevista para a sua mobilidade (desde que esteja abrangida pelo OLS). No entanto, se o participante for falante nativo ou tiver conhecimentos da principal língua da mobilidade equivalentes ao nível C2, a instituição de envio poderá oferecer-lhe a possibilidade de fazer um curso de línguas do OLS da língua do país.
Cursos de línguas: aspetos gerais
1. Como posso fazer os cursos de línguas do OLS do Erasmus+?
Estudantes do Ensino Superior
Desde junho de 2015, os estudantes do ensino superior que tenham obtido um resultado entre os níveis A1 e B1 do QECR no primeiro teste de avaliação linguística do OLS da sua principal língua de formação ou trabalho são automaticamente convidados a fazer o curso de línguas do OLS dessa língua. A eles cabe a decisão de aproveitarem esta oportunidade ao máximo.
Todos os participantes em mobilidade
Os participantes em mobilidade que obtiverem um resultado entre os níveis B2 e C2 do QECR no primeiro teste de avaliação linguística do OLS da sua principal língua de formação ou trabalho poderão fazer um curso de línguas do OLS da sua principal língua de formação ou trabalho, ou da língua local, desde que a língua esteja disponível no OLS, se assim o desejarem. Cabe à instituição/organização de envio indicar esta escolha diretamente ao OLS.
Se for convidado a fazer um curso de línguas do OLS do Erasmus+, receberá uma notificação por e-mail. A partir da data em que recebe a notificação por e-mail, tem um mês para fazer login na página Web do OLS do Erasmus+ e começar o seu curso de línguas.
2. Em que consistem os cursos de línguas do OLS do Erasmus+?
Os cursos de línguas do OLS do Erasmus+ são idênticos a outros cursos de línguas online atualmente disponíveis no mercado.
Os cursos de línguas do OLS do Erasmus+ baseiam-se em três princípios de aprendizagem fundamentais:
§ Imersão: as competências linguísticas são desenvolvidas e consolidadas através de uma exposição intensiva a animação multimédia, simulações de situações quotidianas da vida real e com a participação exclusiva de falantes nativos.
§ Prática: para aprender uma língua, é necessário ouvir, ler, escrever e falar. Praticará todos estes aspetos em situações concretas do dia a dia e da vida profissional.
§ Aprendizagem em espiral: cada tema é introduzido gradualmente, revisto periodicamente e serve de referência durante o curso de línguas.
Geralmente, as aulas começam com vídeos e animações realistas sobre contextos quotidianos e profissionais, para lhe permitir aprender palavras e frases mais necessárias.
Poderá depois memorizar vocabulário com a ajuda de fichas de vocabulário, melhorar a pronúncia ouvindo as suas gravações, praticar o seu vocabulário e desenvolver a ortografia através do ditado, assim como melhorar a sua compreensão com os exercícios de audição. Graças à secção de gramática, poderá igualmente consolidar as suas competências gramaticais e o conhecimento das regras.
3. Que níveis e módulos de curso o OLS do Erasmus+ oferece?
Para principiantes, o OLS do Erasmus+ oferece um curso de nível de Introdução A1, para a aprendizagem das primeiras palavras de uma nova língua.
Para os alunos que tenham conhecimentos básicos da língua, encontram-se disponíveis aulas de nível A1 na maioria das secções: gramática, vocabulário e pronúncia.
Os cursos centrados na linguagem de negócios e em pontos de vista (aprender a falar como um falante nativo) são mais indicados para pessoas com um bom domínio da língua. Contudo, não existe nada que impeça os principiantes de os realizarem, já que os mesmos têm sempre acesso a todo o conteúdo da plataforma.
Argumentação é um curso de vídeo que o ensina a expressar as suas ideias e a desenvolver um argumento convincente numa língua estrangeira. Todas as situações de aprendizagem se baseiam em situações da vida real. Este curso permite-lhe ouvir e aprender expressões frequentemente usadas por falantes nativos (foram intencionalmente selecionados sotaques diferentes), para poder falar acerca de assuntos concretos, como o horário de trabalho flexível, trabalhar a partir de casa, a importância da política, a questão da situação profissional. Graças à rápida velocidade de discurso dos falantes nativos e ao uso de sons ambiente etc., sentir-se-á genuinamente imerso na língua.
Além dos módulos de curso gerais (vocabulário, gramática, pronúncia e argumentação), os cursos de línguas do OLS do Erasmus+ também oferecem módulos de curso profissionais: Reuniões, Cursos sobre Profissões e Correspondência. Estes cursos centram-se na linguagem usada num ambiente de trabalho. A ênfase recai na assimilação e no uso de expressões-chave necessárias para uma comunicação eficaz numa série de contextos profissionais. O curso de língua inglesa também oferece uma secção sobre o Setor bancário que o ensina a lidar com situações comuns com que se poderá deparar ao abrir uma conta bancária, ao pedir um cartão de crédito ou ao receber aconselhamento financeiro.
4. Como posso pedir a ajuda de um professor ou interagir com outros alunos?
Os cursos de línguas do OLS do Erasmus+ oferecem diversos tipos de interação, tanto com tutores como com outros alunos, através de sessões de coaching ao vivo (live coaching):
§ Assessões de vídeo baseadas no modelo dos Massive Open Online Courses (MOOCs) são oferecidas uma vez por semana e anunciadas na página inicial do OLS. Estes cursos estão abertos a um número ilimitado de alunos. Na página web também se encontram disponíveis gravações de vídeo das sessões dos MOOC anteriores.
§ As sessões de tutoria (tutoring sessions) são pequenas sessões em grupos de 1 a 6 participantes, que permitem a interação direta com um professor. Encontram-se disponíveis sessões temáticas e “livres”.
§ O fórum (forum) permite aos alunos apoiarem-se mutuamente, promove a aprendizagem em colaboração e é moderado por tutores que dão conselhos de aprendizagem e respondem a perguntas colocadas pelos participantes.
5. Os tutores podem responder às minhas perguntas?
Os tutores podem responder às suas perguntas específicas, tanto através das sessões de tutoria (tutoring sessions) como da secção do fórum (forum). As perguntas colocadas no fórum (forum) serão respondidas num prazo de 24 horas úteis.
6. Existe algum número limite de sessões de “coaching ao vivo” (live coaching) em que posso participar?
Não existe limite para o número de MOOCs agendadas em que pode participar, nem para o número de interações no Fórum (forum).
No entanto, existe um sistema de créditos nas sessões de tutoria (tutoring sessions). Ser-lhe-á atribuído um número de créditos com base na duração da sua mobilidade Erasmus+, com uma sessão de tutoria creditada por cada duas semanas de mobilidade. Cada crédito é válido por 30 minutos de participação numa sessão de tutoria.Por exemplo, um estudante que participe numa mobilidade Erasmus+ de 12 semanas recebe 6 créditos pelas sessões de tutoria.
7. Como é que os meus dados serão tratados?
Os seus dados serão armazenados e protegidos como explicado abaixo:
imagen
FAQ Os seus dados (por ex., país de mobilidade, período de mobilidade, etc.) podem ser usados por Agências Nacionais e pela Comissão Europeia para efeitos de monitorização e fins estatísticos.
Este procedimento está em conformidade com o Regulamento (EC) N° 45/2001 [234 KB] do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de dezembro de 2000. Os sites que pedem essa informação tratam-na de acordo com a política descrita no Regulamento acima mencionado na política de privacidade específica. A política de privacidade do OLS encontra-se disponível na área dos participantes. Deverá ler e concordar com a política de privacidade para prosseguir com o seu registo no site do OLS do Erasmus+.
Além disso, todos os dados relativos aos participantes em programas de mobilidade Erasmus+ – de acordo com os termos e condições contratuais entre o EACEA e o prestador de serviços – continuam a ser propriedade da UE e não podem ser usados ou distribuídos pelo prestador de serviços.
Finalmente, não será implementada nenhuma solução do tipo cloud e os dados serão armazenados em servidores privados.
8. Existe uma apresentação geral dos cursos de línguas do OLS do Erasmus+?
Sim, aqui no site encontra-se disponível uma apresentação geral dos cursos de línguas do OLS do Erasmus+.
9. O que é o “coaching ao vivo” (live coaching)?
O coaching ao vivo (sessões de tutoria e MOOCs) está disponível em três níveis (A, B, C): os níveis A1 e A2, B1 e B2 e C1 e C2 estão, por conseguinte, respetivamente agrupados. É possível aceder ao coaching ao vivo através do separador “Coaching ao vivo” dos cursos de línguas do OLS do Erasmus+.
As sessões de tutoria (tutoring sessions) são temáticas, por ex. centradas num tema específico, ou ‘livres’. As ‘sessões livres’ permitem aos participantes escolher tópicos e aspetos da língua que queiram trabalhar.
Graças à dimensão reduzida da turma (1 a 6 participantes), as sessões de tutoria garantem o foco nas necessidades específicas dos alunos.
Com um pouco de sorte, pode até ser possível ter aulas individuais.
Os MOOCs são aulas de meia hora destinadas a temas específicos. Os tutores fornecer-lhe-ão mais informações acerca desse tema durante o vídeo de meia hora. Se tiver perguntas, pode usar o chat durante a sessão para perguntar ao seu tutor ou partilhar os seus pontos de vista com os outros estudantes que estão a participar na sessão.
10. Quem são os tutores do “coaching ao vivo” (live coaching)?
À sua disposição tem 80 tutores das seis línguas atuais para o ajudar e apoiar ao longo da sua aprendizagem. Os tutores são falantes nativos com formação em línguas e uma experiência profissional de, no mínimo, três anos de ensino da sua língua materna como língua estrangeira.
Para cada uma das seis línguas, um coordenador linguístico supervisiona a equipa de tutores. O coordenador linguístico é um falante nativo e especialista em formação linguística, com curso de línguas e uma experiência profissional de, no mínimo, cinco anos de ensino da sua língua materna como língua estrangeira. Os coordenadores linguísticos recrutam os tutores, dão-lhes formação sobre aspetos técnicos e metodológicos e garantem a qualidade do desempenho dos tutores. Também criam o conteúdo do curso para os cursos de línguas online do OLS do Erasmus+.
Problemas técnicos
1. O que posso fazer para evitar que os e-mails do OLS do Erasmus+ sejam classificados como spam?
O Online Linguistic Support do Erasmus+ foi otimizado para assegurar que os e-mails enviados pelo OLS não são tratados como spam pelos serviços de webmail mais frequentemente utilizados na Europa. Apesar de tudo, e, especialmente, se tiver problemas em receber e-mails do OLS do Erasmus+, sugerimos que siga as instruções abaixo, de forma a garantir a receção destes e-mails.
Se usar um serviço de webmail como o Google mail, Yahoo, Hotmail, Mail ou Yandex, sugerimos que tome a seguinte medida:
§ Adicione [support@erasmusplusols.eu, noreply@erasmusplusols.eu] à sua lista de contactos;
§ Se os e-mails do OLS já tiverem ido parar à sua pasta de spam, assinale-os como “not spam” para garantir que todos os e-mails posteriores enviados pelo OLS são recebidos na sua caixa de entrada.
Se usar um programa de webmail como o Microsoft Outlook, Mac Mail ou Mozilla Thunderbird, pode adicionar remetentes de e-mails legítimos à sua Whitelist, também designada por Approved ou Safe Sender list, de modo a garantir a entrega adequada dos e-mails do sistema do OLS do Erasmus+ na sua caixa de entrada (tal como as credenciais para o primeiro início de sessão no OLS).
Siga as instruções abaixo para garantir que recebe os e-mails do OLS do Erasmus+:
• Para o Microsoft Outlook 2003: Verifique a sua pasta de spam. Abra a mensagem de e-mail do remetente que deseja adicionar ao seu livro de endereços. Clique com o botão direito do rato em Click here para fazer o download de imagens na barra cinzenta no topo da mensagem. Clique em Add Sender to Senders Safe List.
• Para o Microsoft Outlook 2007: Verifique a sua pasta de spam. Clique com o botão direito do rato sobre o e-mail que recebeu (na lista de e-mails). Clique em Junk email. Click em Add Sender to Safe Senders List.
• Para o Microsoft Outlook 2010: Clique no separador Home. Clique em Junk. Clique em Junk email Options. Clique em Safe Senders. Clique em Add. Insira [support@erasmusplusols.eu, noreply@erasmusplusols.eu] e informações adicionais, se desejar. Clique em OK.
• Para o Mac Mail: Clique em Address Book. Clique em File. Clique em New Card. Insira [support@erasmusplusols.eu, noreply@erasmusplusols.eu] e informações adicionais, se desejar. Clique em Edit.
• Para o Mozilla Thunderbird para PC: Clique em Address Book. Certifique-se de que o Personal Address Book está realçado. Clique em New Card. Tal abrirá uma janela com um New Card com 3 separadores: Contact, Address & Other. Em Contact, insira [support@erasmusplusols.eu, noreply@erasmusplusols.eu] e informações adicionais, se desejar. Clique em OK.
• Para o Mozilla Thunderbird para Mac: Clique em Address Book. Certifique-se de que o Personal Address Book está realçado. Clique em New Card. Tal abrirá uma janela com um New Card com 3 separadores: Contact, Address & Other. Em Contact, insira [support@erasmusplusols.eu, noreply@erasmusplusols.eu] e informações adicionais, se desejar. Clique em OK.
2. Como ativar as cookies no meu navegador?
O site do OLS do Erasmus+ implica a utilização de cookies para funcionar corretamente. Alguns elementos e vídeos incorporados nas páginas utilizam cookies para compilar dados estatísticos de forma anónima sobre como lá foi parar, que vídeos visualizou, etc. A ativação destas cookies não é estritamente necessária para o funcionamento correto do site em si mas oferecer-lhe-á uma melhor experiência de navegação. Pode eliminar ou bloquear estas cookies; no entanto, lembre-se de que, nesse caso, algumas funcionalidades – como o início de sessão para aceder ao teste de avaliação linguística e aos cursos – poderão não funcionar da forma pretendida e poderá não conseguir iniciar sessão. No entanto, tal não afetará a funcionalidade estritamente necessária para o funcionamento correto da página Web. Por conseguinte, mesmo que as cookies sejam eliminadas ou bloqueadas, ainda é possível aceder ao teste de avaliação linguística e aos cursos de línguas.
Se estiver a usar o Firefox, siga estas instruções: Ativar cookies no Internet Explorer.
Se estiver a usar o Internet Explorer 7 ou 8, siga estas instruções: Enable cookies on Internet Explorer. Se desejar ativar as cookies para o OLS, insira o seguinte endereço na configuração: *.erasmusplusols.eu.
Se estiver a usar o Internet Explorer 9 ou superior, siga estas instruções: Ativar cookies no Internet Explorer. Se desejar ativar as cookies para o OLS, insira o seguinte endereço na configuração: *.erasmusplusols.eu.
3. Quais são os requisitos de hardware e software para realizar os testes de avaliação linguística e os cursos do OLS do Erasmus+?
Para poder aceder ao site do OLS do Erasmus+ e fazer os testes de avaliação linguística e os cursos do OLS, tudo o que necessita é de um computador (ou tablet) com ligação à Internet. O OLS do Erasmus+ funciona totalmente online e, por esse motivo, não requer a instalação de qualquer software de terceiros. Antes de aceder ao teste de avaliação linguística ou ao curso de línguas, o sistema verifica automaticamente se o seu computador cumpre os requisitos mínimos. Esta verificação inclui a sua resolução de ecrã, o navegador, o software de multimédia (Adobe Flash ou HTML 5) e a aceitação da utilização de cookies.
No momento da realização do teste de avaliação linguística, deverá estar munido de auscultadores ou altifalantes para fazer os exercícios de audição.
Ao fazer um curso de línguas online, é recomendável que esteja equipado com um microfone para uma ótima utilização do sistema de videoconferência usado durante os MOOCs e as sessões de tutoria (tutoring sessions).
Para assistir às sessões de tutoria, a instalação do Adobe Flash é obrigatória. Antes de aceder ao curso de línguas, o sistema verifica automaticamente se o Adobe Flash está instalado no seu computador e envia-lhe uma notificação se o seu computador não cumprir este requisito.
O OLS do Erasmus+ é amplamente compatível com os navegadores, plugins, sistemas operativos e aplicações mais frequentemente utilizados. Foi desenvolvido utilizando códigos normalizados, de forma a assegurar que o OLS do Erasmus+ funciona bem numa grande variedade de ambientes e com diferentes dispositivos, desde o mais recente ao mais antigo e do mais básico ao mais sofisticado.
O OLS do Erasmus+ é compatível com os principais sistemas operativos e navegadores da Internet:
§ Sistema operativo: Microsoft® Windows® 2000, XP, Vista ou Seven; Mac OS X® 10.1. .
§ Navegador de Internet: Internet Explorer® (versão 7 e superior), Firefox® (versão 3 e superior), Chrome®, Safari®, Android® 4.0 e superior e iOS® 6 e superior. Dificuldades em iniciar sessão
1. Por quanto tempo a minha conta do OLS do Erasmus+ permanece ativa?
A sua conta do OLS do Erasmus+ permanece ativa durante os 12 meses posteriores à sua última ligação à plataforma do OLS.
2. Como posso alterar as datas do meu período de mobilidade?
Para alterar as datas do seu período de mobilidade, será necessário aceder à sua conta e editar o seu perfil. A data de convite do seu segundo (final) teste de avaliação linguística será afetada por qualquer alteração à data de fim da mobilidade, definida no seu perfil. Se for selecionado para fazer um curso de línguas, não se esqueça de que a data de início e o período do curso foram calculados com base nas datas de início e fim do período da mobilidade iniciais introduzidas no seu perfil.
3. O que posso fazer se não tiver recebido os meus dados de login para o OLS do Erasmus+?
As credenciais do utilizador para o OLS do Erasmus+ são automaticamente enviadas por e-mail pelo sistema do OLS do Erasmus+, assim que a sua organização ou instituição de envio o convidar para realizar um teste de avaliação linguística ou um curso de línguas. Contacte a sua organização ou instituição de envio para confirmar se foi convidado para realizar um teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+. Se a sua organização ou instituição de envio confirmar que lhe enviou um convite para o teste de avaliação linguística ou para o curso de línguas, e não o tiver recebido, primeiro verifique se o e-mail está na sua pasta de spam. Caso não esteja, contacte a equipa de assistência técnica do OLS.
4. Preciso de ativar a minha conta do OLS do Erasmus+?
Antes de poder aceder aos testes de avaliação linguística e aos cursos de línguas do OLS do Erasmus+, primeiro tem de ativar a sua conta de utilizador do OLS do Erasmus+. Para tal, siga o link fornecido no e-mail de convite com as suas credenciais de login.
Depois de ativar a sua conta do OLS do Erasmus+, visite a seguinte URL para aceder à página inicial do OLS do Erasmus+: http://erasmusplusols.eu. Para aceder à página de início de sessão, clique no botão “Login” (no canto superior direito da página) e introduza as credenciais de início de sessão que recebeu por e-mail.
5. O que posso fazer se o site encerrar automaticamente a minha sessão?
O site do OLS do Erasmus+ encerra automaticamente a sessão dos utilizadores após 30 minutos de inatividade. Se os encerramentos de sessão forem mais frequentes, contacte a equipa de assistência técnica do OLS do Erasmus+ clicando no botão “Contacte-nos” na parte superior da página.
6. É possível mais do que uma pessoa iniciar sessão ao mesmo tempo na mesma conta?
Cada acesso é pessoal e permite-lhe aceder à sua conta privada no OLS do Erasmus+. O sistema deteta automaticamente se uma segunda pessoa iniciar sessão ao mesmo tempo e com o mesmo nome de utilizador e password; e encerra imediatamente a sessão de ambos os utilizadores.
7. O que posso fazer se me esquecer da minha password?
Se não se lembrar da sua password, clique em “Esqueceu-se da sua password?”. Se, mesmo assim, continuar a ter problemas, contacte a equipa de assistência técnica do OLS do Erasmus+ clicando no botão “Contacte-nos” na parte superior da página.
8. O que posso fazer se o meu acesso ao OLS do Erasmus+ expirar?
As licenças para utilização do OLS do Erasmus+ expiram quando não são ativadas dentro do prazo definido pela sua instituição ou organização de envio. Isso significa que, após determinada data, já não poderá aceder ao OLS do Erasmus+ para realizar o seu teste de avaliação linguística ou curso de línguas. Esta data é definida pela sua instituição ou organização de envio e indicada no e-mail de convite que recebeu.
Os cursos de línguas estão disponíveis pelo período da sua mobilidade, mas deverá ativar a sua licença no prazo de um mês após a receção do convite. Assim, por exemplo, se participar numa mobilidade Erasmus+ com uma duração de seis meses, deverá aceder ao curso de línguas no prazo de um mês depois de receber o convite. Terá depois acesso ao curso de línguas do OLS do Erasmus+ durante todo o período da mobilidade (por ex., seis meses) a partir da ativação da sua licença, ou seja, durante seis meses desde o seu primeiro acesso ao curso de línguas.
Se o seu acesso expirar inesperadamente, contacte a sua instituição/organização de envio para mais informações.
Teste de avaliação linguística: problemas técnicos
1. Quando posso realizar o meu segundo (final) teste de avaliação linguística?
Os e-mails de convite para a realização do segundo teste de avaliação linguística são automaticamente enviados pelo sistema do OLS do Erasmus+ no dia 15 ou 16 do mês em que o seu período de mobilidade termina, conforme indicado no seu perfil. Primeiro, aceda à sua conta (utilizando o seu nome de utilizador e a palavra-passe) e confirme se as suas datas de início e fim do período de mobilidade foram corretamente introduzidas no seu perfil. Deverá corrigi-las, se necessário.
2. Deixei passar o prazo do teste de avaliação linguística. O que devo fazer?
Se deixou passar o prazo do primeiro (inicial) teste de avaliação linguística (antes do seu período de mobilidade), informe a sua instituição de envio. Neste caso, só o seu Coordenador Erasmus+ poderá ajudá-lo.
Se deixou passar o prazo do segundo (final) teste de avaliação linguística (quando regressar do seu período de mobilidade):
• Aceda à página Web do OLS do Erasmus+.
• Veja no fundo da página se o botão “Iniciar o teste de avaliação linguística” está disponível.
Em caso afirmativo, ainda poderá realizar o teste de avaliação linguística.
Se o seu segundo (final) teste de avaliação linguística do OLS já não se encontrar disponível e ainda não o tiver iniciado, poderá alterar a data de fim da sua mobilidade no seu perfil do OLS do Erasmus+. Em seguida, receberá outro convite para realizar o segundo (final) teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ no dia 15 ou 16 do mês indicado como a sua data de fim da mobilidade.
3. Porque é que ainda recebo lembretes por e-mail depois de realizar o primeiro (inicial) teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+?
Se fez o primeiro (inicial) teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ e os seus resultados foram exibidos, não se preocupe. Eles foram guardados no sistema. Ainda poderá receber lembretes do OLS do Erasmus+ nos seguintes casos:
• Recebeu o lembrete por e-mail do primeiro (inicial) teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ pouco depois de o ter realizado. Ignore este lembrete.
• O lembrete por e-mail refere-se ao segundo (final) teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ se estiver no último mês do período de mobilidade guardado no seu perfil. Se esta data estiver errada, altere-a no seu perfil o mais brevemente possível.
• O lembrete por e-mail refere-se ao curso de línguas do OLS do Erasmus+ para o qual foi convidado.
4. Tenho que indicar o meu fuso horário em ‘O meu perfil’?
A indicação do seu fuso horário é importante para o coaching ao vivo (live coaching) do curso de línguas do OLS do Erasmus+. O fuso horário selecionado deverá corresponder ao país onde vive no momento em que faz o curso de línguas.
5. Como posso alterar a língua de interface do teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+?
A língua de interface do site do OLS do Erasmus+ e do teste de avaliação linguística é, por defeito, o inglês, por defeito. A língua de interface do teste de avaliação linguística pode ser alterada no site do OLS utilizando o menu suspenso na parte superior do ecrã, antes de realizar o teste de avaliação linguística. Na versão atual encontram-se disponíveis seis línguas de interface: alemão, inglês, espanhol, francês, italiano e neerlandês. A partir de setembro de 2015, todas as 24 línguas da União Europeia estarão disponíveis como línguas de interface para o teste de avaliação linguística do OLS.
6. Uma vez concluído o meu teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+, as respostas corretas são exibidas?
Enquanto estiver a realizar o teste de avaliação linguística, o sistema não exibe as respostas corretas. O OLS não mostra as respostas corretas com o objetivo de evitar uma má utilização do teste de avaliação.
Depois de terminar o teste de avaliação linguística, a sua pontuação geral e os resultados detalhados por secção são exibidos no ecrã. Também receberá uma cópia destes resultados por e-mail. Pode guardar e imprimir os seus resultados, clicando no botão “Guarde e imprima o seu relatório de avaliação”
7. Tenho de fazer o meu teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ de uma só vez?
Durante o teste de avaliação linguística, pode gravá-lo a qualquer altura e retomá-lo mais tarde, embora só as secções concluídas sejam guardadas. Além disso, lembre-se de que, depois de terminar o teste de avaliação e de receber os seus resultados, não poderá repeti-lo.
8. Posso fazer o meu teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ mais do que uma vez?
Só pode realizar o teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ uma vez. Depois de terminar o teste de avaliação, os resultados serão instantaneamente exibidos no ecrã e recebê-los-á por e-mail. Contudo, se estiver de partida para outra mobilidade Erasmus+, terá que realizar novamente ambos os testes de avaliação linguística do OLS do Erasmus+.
9. É possível alterar a ordem das secções do teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+?
O teste de avaliação linguística é composto por cinco secções pela seguinte ordem: gramática, vocabulário, frases-chave de comunicação, compreensão auditiva e compreensão de leitura. O teste de avaliação linguística deve ser realizado respeitando esta sequência e não é possível alterar a ordem das secções.
10. Serei informado relativamente à data de realização do meu segundo (final) teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+?
Receberá um e-mail automático do OLS a convidá-lo para realizar o seu segundo teste de avaliação linguística, assim como lembretes semanais e diários, para nos certificarmos de que efetua o seu segundo teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+. O convite é-lhe enviado 15 dias antes do final do seu período de mobilidade Erasmus+. Certifique-se de que a data do final do seu período de mobilidade foi corretamente introduzida no seu perfil de utilizador, a fim de garantir que recebe o convite para o segundo teste de avaliação linguística em tempo útil.
11. Existe alguma diferença entre o primeiro teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+ e o final?
Não existe diferença entre o primeiro (antes do período de mobilidade) e o segundo (após o regresso da mobilidade) teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+. No entanto, o teste de avaliação é adaptativo e, por conseguinte, as perguntas poderão ser diferentes. Uma vez que ambos os testes de avaliação se baseiam nos mesmos princípios, é possível avaliar os progressos nas suas competências linguísticas durante o período de mobilidade.
12. Existe um guia do utilizador do teste de avaliação linguística do OLS do Erasmus+?
Sim, aqui no site encontra-se disponível um guia do utilizador do teste de avaliação linguística do OLS para os participantes em programas de mobilidade.
Cursos de línguas: problemas técnicos
1. Posso renovar a minha inscrição no curso de línguas do OLS do Erasmus+, caso tenha expirado?
Não é possível renovar a sua inscrição no curso de línguas do OLS do Erasmus+ depois de expirar.
2. Durante quanto tempo tenho acesso ao curso de línguas do OLS do Erasmus+?
O período de validade do seu acesso ao curso de línguas do OLS do Erasmus+ corresponde à duração da sua mobilidade Erasmus+ (com base na data de início e fim do seu período de mobilidade, conforme especificado no seu perfil de utilizador). O período de validade começa a contar a partir do seu primeiro início de sessão no curso de línguas. O vencimento do prazo poderá, portanto, não corresponder à data atual de regresso do seu programa de mobilidade Erasmus+.
No entanto, se se enganou no seu perfil ou se prolongou a sua mobilidade, poderá alterar a data de fim da mobilidade no seu perfil de utilizador. Esta alteração ampliará o período de validade do seu acesso à língua até 12 meses, no máximo.
3. Quantas horas é necessário trabalhar para fazer progressos?
Todos os utilizadores do curso de línguas do OLS do Erasmus+ têm acesso ilimitado ao longo de todo o período de mobilidade Erasmus+. Por conseguinte, pode estar ligado as horas que desejar. Além disso, é possível visualizar o seu histórico de ligação clicando no ícone “gear” no canto superior direito da página inicial. Selecione Histórico para visualizar o histórico do seu login, Estatísticas para ver o seu desempenho de aprendizagem, e Pontuações para ver os seus resultados nos diferentes exercícios. Também poderá fazer o download de um Registo de Participação, que indica quantas horas participou no curso de línguas do OLS do Erasmus+.
4. Quando e onde decorrem os cursos de línguas do OLS do Erasmus+?
O curso de línguas online do OLS do Erasmus+ encontra-se disponível pelo período da sua estadia de mobilidade Erasmus+, sete dias por semana, 24 horas por dia. Poderá escolher a hora que mais lhe convenha para fazer o curso de línguas do OLS do Erasmus+. Pode aceder ao curso de línguas online em qualquer computador ou dispositivo eletrónico, desde que tenha ligação à Internet.
5. Tenho de fazer um número mínimo de exercícios do curso de línguas do OLS do Erasmus+?
Poderá fazer os módulos do curso de línguas do OLS do Erasmus+ que considerar úteis para as suas necessidades linguísticas individuais e realizar os exercícios que desejar, de forma a melhorar as suas competências linguísticas. Lembre-se de que se compromete(eu) a fazer o curso de línguas online quando assina(ou) o seu acordo da bolsa de mobilidade Erasmus+. Se não puder fazer o curso de línguas online, deverá informar imediatamente a sua instituição/organização de envio. Tenha em conta que as instituições/organizações de envio só podem convidar um número limitado de participantes de mobilidade para fazerem o curso de línguas do OLS do Erasmus+. Ganhar o acesso gratuito ao curso de línguas do OLS do Erasmus+ é, portanto, uma oportunidade única para melhorar as suas competências na língua de trabalho do seu programa de mobilidade.
6. O que posso fazer se as animações de vídeo não carregarem?
Alguns módulos apresentam animações de vídeo para fazerem uma introdução inicial ao módulo. Se tiver problemas com estas animações de vídeo, verifique se a velocidade da sua ligação é suficientemente rápida. Se o problema persistir, contacte a equipa de assistência técnica do OLS do Erasmus+.
7. O que posso fazer se tiver problemas com o som?
Alguns módulos incluem animações de vídeo e exercícios de compreensão auditiva. Para estes e para outro tipo de exercícios multimédia, é importante que o som (altifalantes ou auscultadores) esteja ativado e funcione corretamente para que possa usufruir destas atividades. Se tiver problemas com o som, primeiro certifique-se de que o volume está ligado e verifique se o botão “silêncio” está desativado (com o Internet Explorer: Menu Inicial> Definições> Painel de Controlo> Sons e Dispositivos de Áudio). Se usar auscultadores, confirme se estão corretamente ligados ao dispositivo. Finalmente, aceda a outro site (e.g. www.youtube.com) para descobrir se este é um problema geral do seu computador. Se o problema persistir, contacte a equipa de assistência técnica do OLS do Eramus+.
8. O que é a funcionalidade de reconhecimento de voz?
O reconhecimento de voz é uma ferramenta avançada que lhe permite praticar a pronúncia. Pode gravar a sua pronúncia e compará-la com a pronúncia de falantes nativos. Lembre-se de que necessita de um microfone para gravar a sua voz.
9. O que posso fazer se as palavras não estiverem traduzidas na minha língua nas listas de vocabulário e nas fichas de vocabulário?
Nas listas de vocabulário e nas fichas de vocabulário, os termos estão traduzidos na sua língua de interface, a fim de o ajudar a compreendê-los melhor, e, fundamentalmente, a aprendê-los. Contudo, as palavras poderão não estar traduzidas na sua língua na lista de vocabulário, nos casos em que a sua língua de aprendizagem corresponda à sua língua de interface. Por exemplo, se estiver a aprender inglês e também tiver selecionado o inglês como língua de interface, as palavras na lista de vocabulário não estarão traduzidas noutra língua. Pode alterar a sua língua de interface na barra superior do ecrã (o menu suspenso) para mostrar as traduções do vocabulário.
10. Posso imprimir o material do curso de línguas do OLS do Erasmus+?
É possível fazer o download e imprimir as regras gramaticais e as listas de vocabulário de cada aula.
11. Como posso agendar um MOOC ou uma sessão de tutoria (tutoring sessions)?
É muito fácil agendar um MOOC ou uma sessão de tutoria no painel do curso de línguas do OLS do Erasmus+. Clique no botão “Coaching ao vivo” (live coaching) na parte superior da página e siga as instruções.
Se tiveres a certeza de que irás realizar o estágio, e após a entrega do acordo de estágio ficas automaticamente candidatado à Bolsa BSE/SOC caso sejas bolseiro SAS . Deves ter em atenção que esta bolsa suplementar é recebida à posteriori porque é objeto de uma avaliação diferente da tua bolsa CEC normal. Vê mais aqui.
Nesse caso deves recorrer às bolsas DIS/SEVD. As condições de elegibilidade da candidatura dependem da apresentação de provas objetivas que atestem o tipo e/ou o grau de necessidade especial (física, mental ou de saúde), e que constituem um obstáculo à participação em qualquer das ações Erasmus, nomeadamente do envio dos seguintes documentos: Declaração médica original (legível), descrevendo detalhadamente o tipo e/ou o grau da necessidade especial, o seu impacto na mobilidade e uma estimativa dos custos adicionais para a mobilidade do individuo com necessidades especiais; Declaração da Universidade e/ou Empresa de acolhimento em como têm conhecimento da necessidade especial do beneficiário e de que possuem instalações, apoios e equipamentos apropriados ao seu acolhimento .
Para além de teres uma entidade que te receba e acordo da tua coordenação de curso, existem 4 critérios que têm sempre de ser cumpridos:
Estares pelo menos inscrito no 2º ano do 1º ciclo ou em qualquer dos anos do 2º ciclo;
Não teres propinas em atraso;
Não teres tido um processo disciplinar ou teres algum processo disciplinar em curso.
Não teres ainda ultrapassado um ano de mobilidade em cada ciclo de estudo.
Em caso de desistência esta deverá ser transmitida ao GMCI o mais cedo possível e antes do início da mobilidade. Se os motivos forem da inteira responsabilidade do estudante e não decorrerem de fatores considerados de força maior (saúde), o estudante não poderá candidatar-se de novo a mobilidade. Caso estejas já deslocado em mobilidade e os motivos que te levem à desistência sejam de foro pessoal, deverás devolver a bolsa que recebeste.
Entende-se por «força maior» qualquer situação ou acontecimento imprevisível e excecional, independente da vontade das partes e não imputável a falta ou negligência de uma delas ou das entidades por si subcontratadas, das entidades afiliadas ou de terceiros envolvidos na execução, que impeça a execução, por qualquer das partes, de uma das suas obrigações decorrentes do Contrato e que não pôde ser resolvida apesar das diligências realizadas.
A falha de um serviço, os defeitos de equipamento ou material ou o atraso na sua disponibilização, a menos que resulte diretamente de um caso relevante de força maior, bem como os conflitos laborais, greves ou dificuldades financeiras, não podem ser invocados como casos de força maior.”
A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, após a devida análise de cada uma das situações reportadas pelas IES, determinará quais os casos que constituem situações de força maior e o valor final da bolsa a atribuir ao beneficiário, no seu caso. A situação de força maior será tomada em consideração exclusivamente se reportada pela IES à Agência Nacional num prazo máximo de 30 dias após o regresso do estudante/elemento do staff do seu período de mobilidade ou assim que haja conhecimento da mesma, e isto apenas quando a força maior invocada, estiver devidamente provada documentalmente.
Sim. Se a entidade de acolhimento avaliar negativamente o teu estágio.
Deves trazer a última folha do trainesship agreement (after the mobility) assinada e carimbada e a avaliação de estágio. Esses documentos devem ser entregues num período de 15 dias, após o regresso. Deves ainda preencher um relatório de avaliação do estágio online cujo link receberás por email.
Deves preencher o último teste OLS e ainda ao relatório de satisfação online. Ambos são enviados de plataformas europeias assim que terminas a tua mobilidade. Caso tenhas regressado antecipadamente, poderá dar-se o caso de não receberes os 10% finais e, nalguns casos teres de devolver verba ao IPLeiria.
Tem direito a receber um complemento de bolsa. Preencha o formulário online AQUI.
Nos termos do nº 2 do Artigo 23º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a estudantes do Ensino Superior, os estudantes bolseiros que se encontrem em mobilidade e a quem seja atribuída, de acordo com regulamentação própria, bolsa no âmbito do Programa Erasmus+ beneficiam, para o período de mobilidade aprovado, de um complemento mensal da bolsa de estudo
FONTE: Adaptado de IPLeiria