Programa Eco-Escolas ESTM

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Toda a Informação no website: AQUI

Projetos desenvolvidos na ESTM 2022/2023/2024

  • Recolha de Lixo
 
  • Biodiversidade – Paúl de Tornada, Entre Marés
 
  • WarmHeart
 
  • Compostagem
 
  • Brigada #AMARoMAR – 12 de maio
 
  • Instalação de Ecopontos no edifício pedagógico – 08.02.2024
A ESTM dispõe de novos ecopontos para promover a sustentabilidade e a reciclagem! Desde o dia 08 de fevereiro, que os nossos estudantes e toda a Comunidade Académica, podem utilizar estes pontos para reciclar de forma conveniente e eficiente. Como uma instituição comprometida com o desenvolvimento sustentável, a ESTM faz parte da rede Eco-Escolas e tem um Clube do Ambiente ativo. Estamos empenhados em contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e criar um ambiente mais verde e saudável para todos.
Junte-se a nós nesta iniciativa verde e faça a diferença! Juntos, podemos criar um futuro mais sustentável para todos.
  • Desenvolvimento um cartaz informativo e atraente para promover o uso da “Return Box”
O objetivo foi desenvolver um cartaz informativo e atraente que promovesse o uso da “Return Box”. Tendo como foco o público-alvo, pretendeu-se captar a atenção dos membros da comunidade académica para as práticas de reciclagem e sustentabilidade. 

O desafio do “Jogo da Dieta Mediterrânica” foi proposto à turma do 1.º ano da licenciatura de Engenharia Alimentar no âmbito da unidade curricular (UC) de Laboratórios de Microbiologia Alimentar, tendo sido inteiramente realizado pelos estudantes,  coordenados pela docente Joaquina Pinheiro.

A turma do 1.º ano da licenciatura em Gestão da Restauração e Catering (GRC) da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria, de Peniche (ESTM-Politécnico de Leiria) elaborou um questionário no GoogleForms, para obtenção de respostas da turma e dos colegas do 2.º e 3.º ano, com a coordenação da docente Joaquina Pinheiro.

Trabalho efetuado pelos  estudantes do 3º ano da Licenciatura em Animação Turística (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche), com a coordenação da docente Marta Caetano.
Este trabalho foi inteiramente realizado pelos estudantes (3º ano) da licenciatura em Engenharia Alimentar, coordenados pela Professora Joaquina Pinheiro.

 

 


Conhece o Clube do Ambiente dos estudantes ESTM

“Unidos somos agentes da mudança!” 🌍

Segue-nos no Instagram
Contacto: clubedoambiente.estm@my.ipleiria.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável / Os 17 ODS