Eduardo Figueiredo, docente do Departamento de Ciências Jurídicas da ESTG, recebeu ontem, 9 de dezembro, o dia internacional da luta contra a corrupção, um prémio atribuído pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) do Tribunal de Contas, pelo seu trabalho de investigação intitulado “Uma abordagem da corrupção à luz dos direitos humanos? Desafios e (im)possibilidades”.
O Prémio CPC foi criado com vista a estimular o conhecimento do fenómeno corruptivo, nomeadamente nos domínios da ética, da integridade, da transparência e da gestão de riscos.
O trabalho “Uma abordagem da corrupção à luz dos direitos humanos? Desafios e (im)possibilidades” visou, no essencial, dedicar-se à clarificação do(s) vínculo(s) que pode(m) ser estabelecido(s) entre o fenómeno corruptivo e os direitos humanos e fundamentais da pessoa. Nesse sentido, Eduardo Figueiredo começou por analisar o complexo fenómeno da corrupção, as suas causas e efeitos nefastos à escala internacional e em todas as dimensões da vida em sociedade.
Nesta 2.ª edição, o Prémio CPC – Ciência contou com 14 manifestações de interesse por parte de académicos provenientes da Universidade de Coimbra, da Universidade do Minho, da Universidade Católica Portuguesa, da ISCAC – Coimbra Business School, do ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão.