No âmbito das Comemorações do seu vigésimo aniversário, a Casa-Museu João Soares organiza nos dias 22, 23 e 24 de abril um encontro de literatura para a infância, iniciativa dirigida ao público infantil (3 – 10 anos) e famílias. Com o objetivo de promover momentos de cumplicidade e partilha entre pais e filhos, este encontro coloca o livro para a infância como foco para estimular atividades de leitura conjunta. Escritores, ilustradores e outros profissionais da área, em colaboração com diversas entidades locais e regionais dinamizam momentos de leitura, oficinas diversas, palestras, momentos de dança, concertos, pinturas e muita animação.

Contaremos ainda, na Feiro do livro, com a presença da Livraria Americana, Livraria Arquivo e Livraria Letras e Livros com descontos na venda de livros. No canteiro da solidariedade, teremos a presença dos Malmequeres (instituição que apoia pessoas com deficiência mental) e da Associação de Pais de Cortes.

Ao longo do Encontro decorrem diversas oficinas para as crianças e dedicadas à leitura. Essas oficinas são dinamizadas por alunos da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

O programa será o seguinte:

Sexta-feira 22 de abril [COMPLETO] Dia dedicado a escolas e jardins-de-infância mediante inscrição prévia com as Oficinas e a Ludoteca itinerante dos Malmequeres. Escritor convidado: António Torrado Sábado 23 de abril Palestras para encarregados de educação, professores e estudantes. A participação nas palestras de sábado é gratuita mas com inscrição obrigatória 9.30h – “Ler de uma forma diferente” Prof.ª doutora Célia Sousa e apresentação da história “Verdinho Sonhador”.

Diferentes livros são “traduzidos” em Símbolos Pictográficos para a Comunicação transformando assim o livro num instrumento inclusivo e essencial para desenvolver atividades de leitura com crianças com necessidades educativas especiais, ou com crianças em idade pré-escolar.  Apresentação do “Verdinho Sonhador” que conta a história de um carro com um sonho por concretizar. Com o apoio dos seus amigos de quatro rodas e muita força de vontade, Verdinho mostra-nos que tudo é possível, mesmo a concretização do mais improvável dos sonhos! Quem disse que um carro não pode sonhar? Prof.ª Doutora Célia Sousa – Doutorada em Ciências da Educação, especialidade comunicação, pela Universidade da Estremadura (UNEX), Licenciada em Educação Especial no Domínio Cognitivo ou Motor pela Escola Superior de Educação de Lisboa.  Docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria  e coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão digital – CRID

11.00h – Intervalo 11h30 – “O Leitor em construção: textos e contextos de leitura”  Prof.ª doutora Maria José Gamboa

Tendo por referência modelos pedagógicos de literacia crítica, pretende-se (re)pensar a construção do leitor, equacionando  o estatuto e lugar da literatura para a infância em contexto educativo, especificamente, os seus textos e os modos  possíveis de os ler. Prof.ª Doutora Maria José Gamboa – Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra. Doutorada em  Didática pela Universidade de Aveiro, com a tese:  “A Construção escolar do Plano Nacional de Leitura: Um estudo num agrupamento de escolas do Ensino Básico”. É Professora Adjunta do Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação e Ciências do IPL.

14.30h – Abertura do Encontro. Início das oficinas 15.00h – Hora do conto. Tânia Brites e Luísa Matias Contadoras da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira 15.00h – Dinâmicas de leitura em contexto familiarOficina para pais pela prof.ª doutora Catarina Mangas / Auditório int. CMJS

A aprendizagem da leitura inicia-se muito antes de a criança entrar na escolaridade obrigatória, através do contacto com material escrito que deve ser estimulado pelos pais e outros familiares. Mais tarde, ao longo da escolaridade, dinâmicas de leitura regulares no contexto familiar ajudarão a reforçar o interesse dos educandos pelos livros, promovendo, assim, a literacia e o sucesso académico. A palestra ‘Dinâmicas de leitura em contexto familiar’ pretende expor algumas ferramentas de incentivo a práticas de leitura partilhada em contexto extraescolar. Prof.ª Doutora Catarina Mangas – Licenciada em Ensino Básico 10 Ciclo, especializada em Educação Especial  domínio cognitivo-motor, mestre em Supervisão e doutorada em Ciência da Educação.  É docente do departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (IPLeiria) e coordenadora do Centro de Investigação em Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT).

16.00h – Orfeão de Leiria: canto, piano e guitarra por Inês Costa, Inês Ribeiro e Ma Beatriz e Sá Vieira 17.00h – Paulo Costa. Apresentação do livro “O Menino que Acordava as Estrelas” 18h30 – Encerramento Domingo 24 de abril 14.30h – Abertura do Encontro. Início das oficinas 15.00h – Liliana Gonçalves e Francisca Alves. Apresentação do livro “O Lobo Porquinho e o Lobo Capuchinho” 16.00h – Escola de dança Clara Leão e SAMP. Era uma vez a dança (Oficina) 17.00h – Contos e Cantigas. Ana Moderno e Liliana Gonçalves 18h30 – Encerramento com o Coro Infantil da SAMC

Apoios: Câmara Municipal de Leiria, Fundação EDP, AKI, Supermercados ULMAR, Sumol+Compal.

Parceria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (IPL)

Colaboração: Associação de Pais da freguesia de Cortes; Escola de Dança Clara Leão, Orfeão de Leiria, Os Malmequeres, a SAMC (Sociedade Artística e Musical Cortesense) e a SAMP (Sociedade Artística e Musical dos Pousos).

A informação completa poderá ser encontrada no Facebook da Casa-Museu (https://www.facebook.com/CasaMuseuJoaoSoares) e ainda no blog do Encontro (http://encontroliteraturainfancia.blogspot.pt), ou aqui https://issuu.com/nataliadamota/docs/programalivro