Introdução ao cálculo fracionário e suas aplicações

19-10-2016 - 19-10-2016 | 9h30 - 10h15 | Sala A.S.1.13

Orador

Milton Ferreira (ESTG, IPL e CIDMA, Universidade de Aveiro)

O cálculo de ordem não inteira, mais conhecido como cálculo fracionário é tão antigo como as derivadas de ordem inteira e pretende generalizar o cálculo integral e diferencial. Neste seminário iremos fazer uma introdução ao cálculo fracionário apresentando as duas derivadas fracionárias mais conhecidas e usadas na literatura: Riemann-Liouville e Caputo. Apresentaremos as propriedades principais e as suas relações com algumas transformadas integrais. Será feita uma introdução ao estudo de equações diferenciais fracionárias e mostraremos algumas aplicações do cálculo fracionário aos osciladores harmónicos fracionários, à equação logística fracionária e a modelos de crescimento tumoral.

Referência biográfica

Milton Ferreira é Professor Adjunto no Departamento de Matemática da ESTG do Instituto Politécnico de Leiria. É membro do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) da Universidade de Aveiro. Os interesses de investigação atuais são: girogrupos, geometria hiperbólica, onduletas em geometria hiperbólica e geometria esférica, análise hipercomplexa e cálculo fracionário.

fim