Soluções fundamentais para o operador de difusão/onda fracionário no tempo e para o operador de Dirac parabólico fracionário no tempo

19-10-2016 - 19-10-2016 | 10h15 - 11h00 | Sala A.S.1.13

Orador

Nelson Vieira (CIDMA, Universidade de Aveiro)

Neste seminário apresentaremos fórmulas explícitas para as soluções fundamentais dos operadores multidimensionais de difusão/onda fracionário no tempo e Dirac parabólico fracionário no tempo. Nestes operadores substituímos a derivada em ordem ao tempo pela derivada fracionária de ordem β]0, 2] no sentido de Caputo. Para ilustrar os nossos resultados apresentaremos alguns gráficos das soluções fundamentais para alguns valores particulares do parâmetro β e da dimensão.

Referência biográfica

Nelson Vieira é Investigador Auxiliar no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, sob o financiamento da FCT através do programa Investigador FCT 2014 (Ref.: IF/00271/2014). Os interesses de investigação atuais são: análise hipercomplexa, análise de Clifford fracionária, funções especiais, cálculo fracionário, ODEs e PDEs lineares e não-lineares e transformadas integrais.
fim