O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. promove anualmente três concursos que premeiam a investigação e a promoção do conhecimento sobre deficiência e visam  sensibilizar a sociedade para o direito à igualdade de oportunidades e à cidadania das pessoas com deficiência.  Por considerarmos que estes concursos têm interesse para a vossa comunidade académica, pedimos que os divulguem aos Professores e aos Alunos.

Concurso “Cartaz 3 de dezembro”

Desafia à criação de uma imagem e mensagem, em cartaz, alusiva ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Dirige-se a todos os cidadãos que, individual ou coletivamente, apresentem cartazes alusivos à Comemoração do dia 3 de Dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

1º Prémio – 1.500 euros Prémio para as Ciências Sociais e Humanas

Visa estimular a produção de conhecimento sobre deficiência, através de trabalhos académicos realizados na área das Ciências Sociais e Humanas.

Dirige-se a estudantes do Ensino Superior.

1º Prémio – 5.000 euros

Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe

Tem por objectivo promover a invenção e desenvolvimento de conhecimento e tecnologia em equipamentos, instrumentos, utensílios, aplicações, metodologias e outros que facilitem, otimizem e prolonguem as capacidades físicas, cognitivas e sociais e garantam maior qualidade de vida às pessoas com deficiência.

Dirige-se às pessoas, individuais e coletivas, que apresentem projetos de investigação inovadores e invenções, nas áreas tecnológicas e de design, promotoras de autonomia das pessoas com deficiência, como produtos, sistemas, aplicações, instrumentos e soluções que facilitem a realização de atos da vida diária, pessoal e social.

1º Prémio – 5.000 euros