foto-ricardo-graca42241fce

Alfredo e Ricardo Carreira, alunos do terceiro ano da licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da ESTG, foram os vencedores da segunda edição Desafio Geração Simaris Design, lançado pela Siemens Portugal.

O objetivo seria 36 equipas que concorreram, desenvolverem uma aplicação Simaris Design para dimensionar a infra-estrutura eléctrica de um edifício de data center.

Os jovens ganharam um estágio profissional na Siemens Portugal, bem como uma viagem (que inclui o docente Pedro Marques, que os apoiou neste desafio) de três dias ao centro Tottaly Integrated Power, na Alemanha, onde irão conhecer a equipa que desenvolveu as aplicações Simaris e conhecer as soluções da Siemens para um projecto de distribuição de energia com utilização do Simaris Design.

O concurso contou com 34 equipas de 13 instituições de ensino, compostas por dois alunos (de licenciatura ou mestrado) e um professor.

O desafio dividiu-se em duas fases: qualificativas (realizadas a 8 de Fevereiro), nas quais a ESTG-IPLeiria esteve representada por quatro equipas da licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores; e final, a 22 de Fevereiro, para a qual se qualificaram três das equipas da escola de Leiria, que integraram assim o lote de 12 finalistas.

Além da viagem e do estágio profissional para os alunos vencedores, os segundos classificados terão direito a estágio. Os estabelecimentos de ensino que tenham participado pela primeira vez na iniciativa recebem uma licença de utilização do Simaris Design na versão profissional.