João FerreiraProjeto

Yes, Weride – Plano de marketing da Weride – mountain bike tours

No contexto atual de crescimento do Turismo Aventura e Natureza e da prática de desporto e hábitos saudáveis, João Ferreira, estudante do curso de Marketing, desenvolveu no âmbito do Projeto de Marketing, um projeto intitulado “Estratégia e Plano de Marketing Weride – mountain bike tours” que consistiu no Planeamento de Marketing para uma empresa de animação turística direcionada para atividades de BTT (dentro do Turismo Aventura/Natureza). O trabalho realizado resultou num planeamento de Marketing para três anos, em que para o primeiro ano foram delineadas e planificadas as ações em concreto a aplicar.

O estudante traçou como objetivo primordial dar um maior eco à marca Weride, levando a tornar-se mais conhecida pela repetição e presença – publicidade, novos produtos, considerar novos nomes para os atuais serviços, merchandising, aspetos de identidade da marca, promoções – depois, criar laços com os clientes, procurando a sua fidelização – através de mais comodidades do site, apostar no CRM, estabelecer maior contato com lideres de opinião, email e sms marketing. Destas propostas algumas já estão a vigorar, outras estão sob análise pela organização.

Na pesquisa para este trabalho, observou-se o facto de Portugal estar a tornar-se um ponto de destino para a prática de Downhill e Enduro. Devido às suas condições climatéricas e infraestruturas que tem vindo a ser criadas nos últimos anos para permitir a prática de DH e EN. Essencialmente em Ponte de Lima, Lousã, Algarve, Madeira e Açores. A prova desta análise é o fato dos primeiros meses do ano ser local para muitas equipas internacionais, onde constam os atletas campeões e vencedores da Taça do Mundo de DH, bem como, as grandes marcas, a alojarem-se em território nacional para realizar estágios e testes para as competições que irão realizar ao longo do ano pelo mundo. A localidade da Lousã (Louzanpark) tem sido alvo de atenção visto de ano para ano, vir a receber cada vez mais pilotos internacionais para preparem as suas épocas, apresentando todos os anos melhoramentos e infraestruturas mais capazes de dar resposta às solicitações. Outro indicador do crescimento surge por este ano (2017) a ilha da Madeira vir a ser palco de uma etapa do Enduro World Series, a taça do Mundo da modalidade de Enduro, que reforça o empenho de Portugal em ganhar expressão internacional nas modalidade – Enduro e Downhill

Para o CEO da Weride, João Mourão referiu que “o trabalho já nos pôs a pensar em estratégias com mais afinco. Ferramentas internas sugeridas como o Client Review entre outras já estão em ação. A relação com o cliente pós venda melhorou. Adquirimos uma consciência mais profunda do que nos rodeia e do que precisamos de fazer para diferenciar os nossos serviços…Definir o nosso target é algo que continuamos a explorar”. Para o estudante João Ferreira “foi muito interessante e desafiante realizar este trabalho, sendo duas áreas que gosto, turismo e desporto (especialmente bicicletas)”,acrescentando que “este trabalho levou-me a compreender algumas realidades dos mercados, obrigou-me a procurar soluções para fazer frente às adversidades nos mercados de trabalho, onde sublinho por exemplo a recolha de dados através de questionários que efetuamos, que foi de baixa representatividade o número de respondentes, tornando-se quase dispensável e obrigando a ir buscar outros elementos de informação para conseguir entender as necessidades e desejos dos  clientes da Weride e dos potenciais”. Outro aspeto marcante para o estudante foi que o facto da primeira reunião ter sido efetuada a andar de bicicleta “outro aspeto marcante que teve este projeto e que nunca esquecerei, foi que a primeira reunião foi passada toda ela a andar de bicicleta pela serra de Sintra a fazer Enduro/Downhill”. O trabalho teve como docente orientadora de projeto, a Doutora Alcina Gaspar, do Departamento de Gestão e Economia.