Antigo estudante da ESTM e investigador do MARE – Politécnico de Leiria

Nuno Vasco Rodrigues premiado em concurso de fotografia das Nações Unidas

O fotógrafo de conservação e antigo estudante da ESTM,  Nuno Vasco Rodrigues,  é o primeiro português a ser premiado na Competição Mundial de Fotografia do Dia Mundial dos Oceanos, promovida pela Organização da Nações Unidas (ONU), dia esse celebrado mundialmente a 08 de junho.  “É o reconhecimento de um trabalho que desenvolvo há alguns anos em torno da conservação do mar e da criação de uma consciência para a importância dos oceanos”, afirma Nuno Vasco Rodrigues. O também biólogo e investigador do Instituto Politécnico de Leiria candidatou-se pela primeira vez ao concurso, que se realiza desde 2015.

Podem acompanhar o trabalho do NVR no seu website

PRÉMIOS:

📌 3ª lugar na categoria “Nature Based Solutions & Ocean Discoveries”

Nuno Vasco Rodrigues obteve o terceiro lugar na categoria “Nature Based Solutions & Ocean Discoveries”, com uma fotografia captada em Outubro de 2020, durante uma expedição ao Porto Santo, no arquipélago da Madeira, para avaliar a biodiversidade marinha e perceber o efeito das áreas marinhas protegidas

📌 2º lugar na categoria “Revitalization”

Nuno Vasco Rodrigues obteve o segundo lugar na categoria “Revitalization”, com três fotografias captadas no Verão de 2020 a sul da ilha do Pico, nos Açores.

Uma fotografia mostra dois cachalotes, animais cuja caça foi proibida na década de 1980 e que são hoje uma atração turística. Outra foi conseguida quando acompanhou investigadores da Universidade dos Açores durante uma ação de recolha de lixo marinho, (também premiada em 2021 pela Ocean Geographic Society) e a última mostra a libertação de uma tartaruga no mar, pelos investigadores, à qual foi instalado um dispositivo de marcação, que permite recolher informações.

Site da competição AQUI.