SEMINÁRIOS DE EMPREENDEDORISMO 2022

 

Este ciclo de Seminários de Empreendedorismo, organizado no âmbito da licenciatura em Biologia Marinha e Biotecnologia, Unidades Curriculares de “Gestão de Empreendedorismo”, “Estágio” e “Projeto”, são abertos a toda a comunidade académica mas também a todos os interessados. 

Terão lugar no Anfiteatro da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, mas também online, via zoom. Todas as sessões são livres, no entanto carecem de inscrição prévia para o email joao.correia@ipleiria.pt

Uma organização do docente João Correia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Short Bio: Sofia Esteves Silva | Sea Shepherd Portugal

Apaixonada pelo mundo marinho desde sempre (e pertencendo ao grupo de pessoas que com certeza seriam polvos se fossem animais), Sofia Silva é bióloga marinha de formação, mergulhadora e estudante de doutoramento na Universidade de Durham, Reino Unido, num projeto que junta genética e suscetibilidade viral em golfinhos. É também membro de ONGs, nomeadamente Coordenadora Científica da Sea Shepherd Portugal e Vice-Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação de Elasmobrânquios (APECE). Lá pelo meio, é massagista, assistente de veterinária, freelancer em serviços editoriais e dá uns toques em gestão de empresas. Para além do mar, cozinhar, estar na natureza, ler, escrever e interagir com animais (especialmente não humanos!) são outras das suas principais terapias.

 

Short Bio: Ana Pêgo | Plasticus maritimus

Teve a sorte de morar mesmo ao lado da praia. Foi ali que aprendeu a gostar do mar. Estudou Biologia Marinha e Pescas e trabalhou vários anos em projetos de investigação na universidade do Algarve e no Laboratório marítimo da Guia em Cascais. Desde 2012 tem-se dedicado sobretudo a projetos de educação ambiental, onde combina a ciência com a arte, com o objetivo de dar a conhecer a vida dos mares e sensibilizar as pessoas para a conservação dos oceanos, nomeadamente para o problema dos resíduos de plástico. Foi neste contexto que em 2015 criou o projeto Plasticus maritimus no âmbito do qual tem realizado oficinas, formações e exposições por todo o país e no estrangeiro. Em 2018, com Isabel Minhós Martins, escreveu o livro “Plasticus maritimus, uma espécie invasora” que é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e está editado em 10 idiomas.

2020 foi um ano de reconhecimento do seu trabalho: recebeu o 3º lugar do prémio Terre de Femmes 2020 da Fundação Yves Rocher; recebeu o Prémio Quercus 2020, categoria individual e foi nomeada para o prémio Activa, mulheres inspiradoras 2020. O livro também tem recebido vários prémios e distinções em Portugal e no estrangeiro.

Short Bio: Sofia Quaresma | Ordem dos Biólogos

Licenciatura em Biologia –Ramo Educacional- Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, 1999
Licenciatura em Biologia – Ramo Científico – Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, 2001
Mestrado em Biologia da Conservação – Faculdade de Ciências na Universidade de Lisboa, 2008
Foi professora de Biologia (5 anos) em escolas públicas nacionais
Desempenhou funções de técnica-superior –Bióloga- (16 anos) no Município de Alcobaça
Desempenhou Funções de Chefe de Divisão de Ambiente e Saúde no Município de Leiria (1,5anos)
É atualmente técnica-superior – Bióloga no ICNF-LVT
Escreveu 4 livros infanto-juvenis sobre Biodiversidade e Conservação com foco nos ODS 6,14 e 15 ( os livros por ordem de edição: Penas, o Investigador; Farol, um golfinho em apuros; Graciosa, a baleia vaidosa; Tomé, o gaio semeador). É membro da Delegação Regional Norte da Ordem dos Biólogos e da Direção da OIKOS – Associação de Defesa do Ambiente e Património da Região de Leiria. É sócia-fundadora da associação Portuguesa de Lixo Marinho, APLM. É mãe da Maria Rita e do João Francisco.

Short Bio: Joana Lobo Antunes | Instituto Superior Técnico

Coordenadora da Comunicação, Imagem e Marketing do Instituto Superior Técnico, professora de Comunicação de ciência na FCSH NOVA. Coordenadora do programa de rádio 90 Segundos de Ciência, do programa multimédia “Explica-me como se tivesse cinco anos” e do podcast de ciência 110 histórias | 110 Objetos. Fundadora da Rede de Comunicadores de Ciência SciComPT.

Short Bio: Carla Lourenço | Ciência Viva

Carla Lourenço é bióloga marinha de formação e de coração. Depois de uma licenciatura e um mestrado em Biologia Marinha pela Universidade do Algarve, prosseguiu para Doutoramento na mesma área, pela Universidade de Rhodes na África do Sul, investigando como as alterações climáticas têm o potencial de contribuir para mudanças nas distribuições de espécies marinhas. Conservacionista, ativista assente na ciência, uma das laureadas do Prémio Terre de Femmes em 2017, advoga pelo oceano, insistindo frequentemente num título de sereia em part-time. Patrulha praias em busca de vida marinha desde os 3 anos e é profundamente apaixonada por comunicar a importância do oceano na vida humana e como cada indivíduo pode contribuir para um planeta saudável. Atualmente, é gestora de projetos de sustentabilidade e oceano e programadora científica no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Short Bio: Leonor Sousa | JustDive

Nunca soube muito bem o que queria da vida. Aliás, o problema é que sempre quis fazer muita coisa: voar em trapézios de circo ou desenhar ou ser médica ou astronauta ou cientista! Quando somos miúdos, as possibilidades são infinitas, mas na altura de escolher, ganhou a ciência e atirei-me à biologia marinha, por onde andei até perceber que não me sentia realizada a contar anéis em otólitos e afogada em folhas de Excel. A partir daí, nunca mais parei: virei-me para a ilustração científica, escrevi um bestseller, subi e dancei em palcos, fui estrela de reality show e até tive os 15 minutos de fama de que falava o Andy! Pelo caminho, caí e levantei-me. Voltei a cair e voltei a levantar-me. E depois de anos de altos e baixos e de aventuras a que já perdi a conta, cá estou eu de novo a fazer o que me apaixona: a desenhar ligada ao mundo da biologia.

 

Short Bio: Cláudia Correia | Figpesca

Cláudia é bióloga marinha e trabalha com pesca desde 2007. Atualmente, como consultora independente, tem desenvolvido parte do seu trabalho próximo da comunidade piscatória do rio Mondego e da pequena pesca da Figueira da Foz, capacitando e promovendo a participação dos pescadores nos processos de gestão e decisão, bem como a sua organização. Mais recentemente, tem trabalhado em certificação e avaliação de projetos com Espanha e o Reino Unido. Parte do seu trabalho é passado no mar, como observadora de pesca ou a transportar barcos à vela.  

Short Bio: Lisa Borges | FishFix

A Lisa Borges é consultora independente da sua própria empresa de consultoria FishFix (www.fishfix.eu) e é cientista em pesca há mais de 25 anos. Licenciou-se em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve, Portugal em 1995, e tem um doutoramento em rejeições de pescarias demersais pela Universidade Nacional da Irlanda desde 2005. Antes da FishFix, a Lisa trabalhou para a Comissão Europeia na Bélgica (2007- 2010), onde desenvolveu políticas de conservação de stocks de peixes em águas atlânticas. Trabalhou em institutos de investigação pesqueira em Portugal (IPMA), Irlanda (Marine Institute) e na Holanda (IMARES). A sua principal área de especialização está relacionada com o impacto ambiental das pescas e, especificamente, sobre as rejeições e a análise de capturas acessórias, gestão e desenvolvimento de políticas.