Cidades inteligentes são tema de palestra na ESTM/IPLeiria

Sexta-feira, 2 de março, às 18h00, na ESTM em Peniche

text3716

Henrique Santos dirige na próxima sexta-feira, dia 2 de março, uma palestra sobre cidades inteligentes, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPLeiria). Diretor do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, e responsável científico pela implementação do projeto piloto “Cidades inteligentes” em Portugal, Henrique Santos apresentará os projetos, e abordará as mais recentes tendências no mundo neste domínio.

Sendo um tema transversal pela importância que assume para um futuro mais sustentável e com a maior qualidade de vida, a palestra “Cidades Inteligentes – Projetos piloto em Portugal” reveste-se de particular interesse no âmbito do urbanismo sustentável, dos novos desafios tecnológicos e dos sistemas de informação. O projeto piloto  “Cidades inteligentes” em Portugal decorre atualmente em Braga e Guimarães, e as cidades inteligentes são avaliadas em função de variáveis como governação, inovação, inclusão, sustentabilidade e conetividade.

Henrique Santos tem também como pontos de interesse na sua investigação, a Segurança em Sistemas de Informação e em particular as questões relacionadas com a modelação, a definição de políticas de segurança, a avaliação de sistemas de segurança, as técnicas biométricas no controlo de acesso e a deteção de intrusões em redes de computadores.

Sistemas Embebidos para aplicações industriais com restrições de tempo-real; Visão por Computador e Arquitecturas Avançadas para aplicações de televigilância; Arquitecturas baseadas em lógica reconfigurável (CPLDs e FPGAs).

Convidamos os senhores jornalistas a acompanhar a palestra “Cidades Inteligentes – Projetos piloto em Portugal”, pela mão do Professor Doutor Henrique Santos, na próxima sexta-feira, 2 de março, a partir das 18h00, na ESTM/IPLeiria.