CURSO AVANÇADO DE PRODUÇÃO DE MICROALGAS E CULTIVOS AUXILIARES | ADVANCED COURSE IN MICROALGAE AND AUXILIARY CULTURES

Curso Avançado de produção de microalgas e Cultivos Auxiliares | Prazo 27 maio – Advanced course in microalgae and auxiliary cultures | Deadline May 27st

Apresentação do Curso
As microalgas são um mundo de grande biodiversidade cujo potencial como recurso biológico é motivo de crescente interesse. Tradicionalmente usadas como cultura auxiliar na produção aquícola, as microalgas constituem atualmente, espécies de interesse aquícola per se devido às suas aplicações na indústria alimentar, cosmética, nutracêutica, química, bioenergética, biofertilizante e sequestro de CO2. Os rotíferos e artémia que beneficiam e podem ser nutricionalmente enriquecidos com microalgas específicas, são o alimento inicial em muitos ciclos produtivos em aquacultura e aquariofilia, e importantes modelos experimentais.

Objetivos
Este curso avançado pretende dar a conhecer as espécies de microalgas que são cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. O curso irá combinar seminários, aulas teóricas e práticas de isolamento celular, preparação de meios de cultura, ferramentas de análise molecular, preparação e boas práticas de manutenção de cultivos.

Destinatários
O curso destina-se a técnicos, professores, investigadores, candidatos a doutoramento e estudantes de licenciatura e mestrado com interesse neste grupo de espécies e nas suas utilizações como recurso biológico.

Introdução aos cultivos auxiliares: primários e secundários
Sistemas de cultivo de microalgas marinhas e de água doce
Sistemas de produção de rotíferos e artémia
Principais fatores que afetam o cultivo de microalgas
Métodos de tratamento da água para o cultivo de microalgas
Manutenção de cepas monoclonais
6.1 Manutenção em meio líquido

6.2 Manutenção em meio sólido

Técnicas de assepsia para o trabalho com microalgas em laboratório
Técnicas de contagem e estimação da biomassa de microalgas
8.1 Contagem celulares em microscópio

8.2 Peso seco e peso celular

Modulação da composição nutricional de microalgas
Enriquecimento nutricional de rotíferos e artemia.
Ferramentas moleculares para a identificação de estirpes de microalgas
Valor*
Até 6 de Maio de 2024
Investigadores MARE, Estudantes e colaboradores ESTM – Politécnico de Leiria: 400,00 €

Outras instituições/Externos: 700,00 €

Após 6 de Maio de 2024
Investigadores MARE, Estudantes e colaboradores ESTM – Politécnico de Leiria: 450,00 €

Outras instituições/Externos: 750,00 €

*Valor de inscrição incluí seguro acidentes pessoais + certificado de participação

Sílvia Lourenço, MARE – Politécnico de Leiria

Formadores e Oradores
Pedro Seixas, AQUALGAE
Guilherme Ferreira, MARE e ESTM – Politécnico de Leiria

Regime de funcionamento
O curso irá decorrer em regime presencial (35 h) com uma componente de trabalho autónomo (46 h) num total de 81 horas.

Entrega de certificado de aprovação.

Número limitado de inscrições. Caso o nº de inscrições exceda as vagas disponíveis será criada uma lista de espera de acordo com a ordem de inscrição.

Local
Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, ESTM – Politécnico de Leiria, Campus 4, Rua do Conhecimento, n.º 4, 2520–614 Peniche – Portugal

Créditos: 3 ECTS
Datas: 3 a 7 de Junho de 2024
Horário: 9h:30min – 12h:30min e 14h:00min – 17h:00min

⇒ Inscrições e Prazos
Os interessados deverão candidatar-se até dia 27 de maio de 2024, através do preenchimento do Formulário de Inscrição.

As inscrições serão consideradas efetivas após pagamento.

+ informações: cam.mare@ipleiria.pt

Website MARE