O papel do turismo nas estratégias de sustentabilidade dos territórios

O aspirante Geoparque Oeste celebra este ano o Dia Mundial do Turismo em parceria com as entidades Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, CiTUR, Turismo de Portugal, Acessible Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e a Cátedra UNESCO de Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis, num evento que pretende debater o papel do turismo no desenvolvimento dos territórios. Esta iniciativa está inserida nas plataformas oficiais do World Tourism Day.

O evento será dividido em duas partes. Primeiramente, as entidades parceiras e convidados irão debater a temática “O papel do turismo nas estratégias de sustentabilidade dos territórios” e, seguidamente, o aspirante Geoparque Oeste irá apresentar a sua plataforma de promoção turística VisitGeoparqueOeste, assim como a Rota Turística Acessível.

Os convidados representam um conjunto de entidades e áreas ligadas diretamente à temática do turismo nas suas diferentes vertentes (ensino, promoção, inclusão, sustentabilidade), sendo que se espera que o debate e partilha de ideias possam dar pistas sobre o futuro do turismo num território que tem como foco o desenvolvimento sustentável tendo as pessoas e o património como pilares.

Na segunda parte serão apresentados dois projetos estruturantes para o território aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO.

A plataforma Visit Geoparque Oeste, pretende ser a principal porta de entrada digital do aspirante Geoparque Oeste. Direcionada para quem procura o território enquanto Geoparque Mundial da UNESCO, esta plataforma é um motor de busca dinâmico que permitirá ao visitante montar a sua agenda de visita, tendo por base os seus interesses e características. Terá ainda acesso aos restaurantes e alojamentos parceiros do aspirante Geoparque Oeste. Apesar de não ter associada uma ferramenta de central de reservas, no final da pesquisa o visitante terá acesso a uma agenda completa, tendo depois de fazer as respetivas marcações junto dos diferentes operadores turísticos.

Em relação à Rota Turística Acessível. Será a primeira rota acessível 100% validada pela Acessible Portugal. É uma Rota de 3 dias, onde todos os locais de visita foram validados por esta entidade no que concerne às condições de acessibilidade. O visitante pode fazer a sua rota de forma individual ou acompanhado por um técnico do aspirante Geoparque Oeste. Esta Rota faz parte um conjunto de 12 Rotas Temáticas do Geoparque Oeste e pode ser consultada através do site do Geoparque ou através da app Visit Oeste Portugal (propriedade da OesteCIM).