Ensino prático e investigação aplicada ao turismo – o caso da gestão do alojamento

ARTIGO_CATIA

O setor do alojamento turístico tem sofrido um crescimento acentuado nos últimos anos, e o reflexo deste fenómeno tem sido visível no número crescente de unidades de alojamento turístico nas suas mais diversas formas, desde as tradicionais unidades hoteleiras às várias modalidades de alojamento local. É fundamental dotar o setor de empresas cada vez mais competitivas e sustentáveis em várias áreas, sobressaindo a formação dos recursos humanos.
Proativo às exigências do setor, o Politécnico de Leiria assume o compromisso da formação superior dos futuros profissionais de Turismo na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, a qual apresenta uma oferta formativa com cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas e mestrados. Para além de diversas competências técnicas são desenvolvidas soft skills, através de práticas pedagógicas em estreita colaboração com as empresas do setor que vão para além da tradicional aula expositiva. São exemplos: trabalhos práticos de grupo; visitas de estudo; masterclasses com profissionais de reconhecido mérito; e participação em projetos sob orientação de investigadores.

Os estágios em empresas nacionais e internacionais, supervisionados, sempre que possível, por docentes especialistas em áreas específicas da hotelaria e restauração, fortalecem a ligação entre o ensino e o setor empresarial. Os estágios no âmbito dos mestrados permitem relações privilegiadas com o tecido empresarial no desenvolvimento de projetos, e o atual modelo de relatório de estágio obriga a responder a desafios de gestão em colaboração direta com os órgãos de gestão.

Para além do ensino prático, a investigação aplicada constitui o outro pilar na formação superior em Turismo. Integrando o Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, o CiTUR Leiria coordena e participa em projetos de investigação e outras atividades de caráter científico, o que permite a partilha e desenvolvimento de práticas de investigação numa rede mais ampla de investigadores com formação multidisciplinar específica da hotelaria e alojamento. É para desenvolver estudos aplicados nesta área que foi criado o núcleo de investigação em Hospitality Management (RHYTHM), o qual privilegia a inovação e qualidade na investigação da gestão hoteleira numa perspetiva multidisciplinar.

No âmbito deste núcleo, a investigação desenvolvida mantém-se em linha com a realidade empresarial do setor do alojamento e da restauração. Fruto desse trabalho de investigação – na qual já participaram estudantes – foram publicados vários artigos científicos nacionais e internacionais, e livros técnicos com distribuição nacional e internacional.  A publicação de livros técnico-científicos serve o duplo propósito de satisfazer a necessidade de bibliografia atualizada em língua portuguesa de apoio aos estudantes, e de representar referências percetíveis para os profissionais do setor, apoiando a tomada de decisão.

 

IN: Diário de Leiria, 30 de maio 2019

Cátia Malheiros|  :: Professora do Politécnico de Leiria, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar; Doutora em Administração de Empresas e Comércio Internacional Investigadora integrada do CiTUR na área da Gestão Hoteleira

logo citurMARE Logomarca policromatica IPLeiria CMYKCampusDoMarejthrtantomartedqual