ESTM celebra protocolos com a Ecowaters e a Biosphere Portugal
e reforça compromisso com a sustentabilidade

Protocolos são assinados na segunda-feira, no âmbito do Dia Mundial da Terra – 22 abril 2024

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche, vai celebrar na próxima segunda-feira, 22 de abril, Dia Mundial da Terra, dois protocolos de cooperação, com a Ecowaters e a Biosphere Portugal, reforçando o compromisso institucional para a implementação de ações que contribuam para dar resposta aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como para uma formação completa dos seus estudantes. A cerimónia de celebração dos protocolos está marcada para as 15h00, na Sala Berlenga.

O primeiro protocolo prevê a instalação de uma Fonte de Filtragem ECO na ESTM e a distribuição gratuita de garrafas reutilizáveis ECO a toda a comunidade académica, no âmbito do movimento #PurifySchools, criado pela Ecowaters, em parceria com a Thai Union.  Através desta colaboração, pioneira a nível nacional, pretende-se fomentar o hábito da reutilização, através do acesso gratuito a água filtrada, evitando assim o descarte e garantindo uma diminuição considerável do consumo de plástico no seio da comunidade académica da ESTM. As garrafas serão distribuídas durante a semana de 22 a 27 de abril, nas salas de aula, e poderão ser, posteriormente, levantadas na receção a partir de 29 de abril.

O Dia Mundial da Terra será ainda assinalado através da celebração de um protocolo com a Biosphere Portugal, consubstancializado na assinatura de uma carta de compromisso, que visa reforçar a intenção de levar o tema da sustentabilidade mais além na ESTM, marcando assim o início do processo de certificação Biosphere Sustainable Lifestyle.

“Com a celebração destes dois protocolos fica registado o nosso compromisso com a implementação de ações que promovam a sustentabilidade no nosso campus e na instituição no geral, tendo em conta os objetivos presentes na Agenda 2030, definida pelas Nações Unidas em 2015, que aborda as várias dimensões do desenvolvimento sustentável (económico, ambiental e social) e se traduz nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, explica Sérgio Leandro, diretor da ESTM.