NID – CiTUR colabora com Turismo Centro de Portugal em novo projeto

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Com o objetivo de garantir a sustentabilidade e a competitividade do turismo na região Centro, o Politécnico de Leiria, através através do NID / CiTUR – Núcleo de Investigação de Destinos Turísticos, sediado na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, presta apoio técnico e científico ao Turismo Centro de Portugal no seu novo projeto: “Observatório de Turismo do Centro”, que considera indicadores específicos para «garantir uma aferição adequada da atividade turística da Região Centro e de todos os seus agentes turísticos: empresas, autarquias, comunidades intermunicipais, população local e turistas/visitantes».

O “Observatório de Turismo do Centro” é um Sistema de Monitorização da Actividade Turística (SMAT) que respeita totalmente os requisitos definidos pela União Europeia através do European Tourism Indicators System (ETIS)”.

Inicialmente vai realizar-se uma avaliação aos recursos turísticos que existem nos 100 concelhos que envolvem a região Centro, posteriormente serão elaborados inquéritos periódicos aos agentes deste setor.

Com vista à obtenção de resultados, serão produzidos relatórios (mensais, semestrais e anuais) de partilha transversal para conhecimento de todos os agentes turísticos da região de modo a chegar a uma gestão de qualidade.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal esclarece que «O Observatório de Turismo do Centro vem preencher uma lacuna com que nos deparamos na análise dos indicadores turísticos do Centro de Portugal. A nossa região está a atingir níveis inéditos de crescimento na procura turística, na casa dos dois dígitos, que são bem evidentes nos indicadores estatísticos disponíveis. Mas sentimos a necessidade de ir mais além. Assim, com o apoio técnico do NID-CITUR do Instituto Politécnico de Leiria, criámos este instrumento de monitorização regional, que nos vai permitir, de forma mais exaustiva e completa, traçar um quadro, permanentemente atualizado, da atividade turística da região Centro de Portugal.»

Para Francisco Dias, coordenador do NID-CiTUR e responsável pelo projeto,  “pretende-se que o Observatório seja uma referência em termos de idoneidade e excelência na recolha de informação e monitorização da atividade turística do Centro de Portugal, contribuindo para a tomada de decisão baseada no conhecimento”.

 

 

Núcleo de Investigação em Destinos Turísticos (NID)

O Núcleo de Investigação em Destinos Turísticos (NID) é uma atividade autónoma do CiTUR, que desenvolve e implementa metodologias de monitorização da performance de destinos turísticos, nos domínios considerados relevantes do ponto de vista da competitividade e sustentabilidade.

O NID está aberto à participação de todos os membros do CiTUR.

O NID tem como missão realizar investigação aplicada de excelência e assegurar a transferência de conhecimento no âmbito da competitividade e sustentabilidade dos destinos turísticos, em particular nos domínios do planeamento, da governancia, da gestão estratégica, da gestão de marcas e da monitorização das atividades turística, em articulação com as entidades gestoras de destinos, públicas e privadas, incluindo a prestação de serviços especializados a essas entidades.

Os principais objetivos do NID são:

  • Conceber, validar e supervisionar a implementação de sistemas de indicadores de monitorização da atividade turística, apropriados para distintas escalas geográficas: local, regional, nacional e supranacional;
  • Contribuir para a adoção de modelos de governancia de destinos turísticos tendo em vista melhorar a sua competitividade e sustentabilidade;
  • Contribuir para a definição e adoção de boas práticas no domínio da pesquisa e gestão de informação sobre destinos turísticos;
  • Apoiar a criação e consolidação de observatórios dedicados à investigação de destinos turísticos de nível local, regional ou nacional;
  • Apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas de suporte à monitorização da atividade turística de destinos, capazes de facilitar os processos de recolha, tratamento e partilha de informação;
  • Posicionar-se como prestador de serviços de informação de grande valor acrescentado às entidades gestoras de destinos turísticos – isto é, as autarquias, as comunidades intermunicipais, as ERT’s e o Turismo de Portugal –, e às associações setoriais que operam no turismo.