“O Festival Nacional de Biotecnologia, promovido pela Biogen, decorre em Lisboa e tem como o objetivo mostrar como podem ser usadas, no dia-a-dia, as mais recentes inovações das unidades de investigação e empresas portuguesas ligadas a esta área.

E até pode experimentar. Perceba se tem o gene que lhe permite detetar o sabor amargo, tire uma fotografia às células da sua boca (Cellfie), prove o pão feito com algas ou o gelado de kefir e Spirulina ou parta num peddy paper à procura da biotecnologia. No espaço do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, onde decorre o festival, o “contacto com a ciência é natural, envolvente e criativo”, diz ao Observador Rosalia Vargas, presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva.

Imagine como seria utilizar um recurso muito comum no nosso país, mais propriamente nas nossas costas, como as algas, em conjunto com um produto muito comum na nossa alimentação, como o pão. Trincar um Pão d’Algas de olhos fechados é como ser transportado para a praia. O sabor é característico e, segundo Susana Mendes, coordenadora do projeto, combina bem com sabores fortes de queijos e enchidos. Este produto, que conta com parceiros locais – como a panificadora Calé ou a produtora de algas AlgaPlus -, será lançado no dia 24 de abril, às 11 horas, no restaurante Nau dos Corvos, em Peniche.

26528_DIA11_11_PAO

Além do Pão d’Algas, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (polo de Peniche), apresenta também, neste evento, o revestimento de maçãs com algas comestíveis, cujo objetivo é não deixarem a fruta oxidar (ficar escurecida). E ainda, o gelado de kefir com algas.

Susana Bernardino, investigadora na ESTM, consome kefir – leite fermentado com bactérias e leveduras – há nove anos. Quando procurou saber o que se fazia com kefir em Portugal descobriu a geladaria figueirense Emanha que já tinha criado o gelado de kefir com frutos do bosque. Américo Nogueira, dono da geladaria (com lojas na Figueira da Foz e Lisboa), consome kefir há 12 anos. As melhorias que sentiu em termos de saúde levou-o a querer experimentar usá-lo num gelado.

Com a ajuda da ESTM, a Emanha melhorou as técnicas de produção do gelado artesanal e associou os benefícios do kefir – como a regulação do funcionamento intestinal ou a promoção da absorção de cálcio – aos da alga Spirulina – um superalimento, com elevado teor em proteínas, vitaminas e sais minerais. Um produto de tal forma original que mereceu o primeiro prémio na categoria “lácteos” do I Concurso InovCluster de Produtos Alimentares Inovadores. No mesmo concurso, o Pão d’Algas conseguiu o terceiro prémio na categoria “cereais”.”

O Festival Nacional de Biotecnologia decorreu durante os dias 10 e 11 de abril no Pavilhão do Conhecimento e no dia 12 no Mercado da Ribeira.

IN: http://observador.pt/2015/04/10/sabores-amargos-pao-algas-muitos-fungos-no-festival-biotecnologia-lisboa/