Politécnico de Leiria com papel ativo na economia azul do Quénia

Estratégia para o turismo e património cultural da costa do Quénia conta com o apoio da Escola Superior de Tecnologia do Mar, de Peniche

Sérgio Leandro, diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) representou o Politécnico de Leiria na cerimónia de apresentação do JKP Kenya Coast Tourism and Cultural Heritage Blueprint, que decorreu no recentemente, em Mombaça, no Quénia.

A aliança luso-queniana de redação do projeto JKP TCH Blueprint 2030 foi co-coordenada por Rui Pedrosa (ESTM) e por Nick Angore, do secretariado da Jumuya Kaunty Za Pwani (JKP). A visão estratégica deste plano – A globally competitive and sustainable Kenya coastal tourism and cultural heritage destination by 2030 – definida para a região JKP é suportada em torno de quatro dimensões: políticas e infraestruturas públicas no turismo e património cultural; património natural e cultural e indústrias do setor do turismo e património cultural.

O documento JKP Kenya Coast TCH Blueprint 2030 decorre do projeto GoBlue Quénia, que procura contribuir para o reforço das cadeias de valor de economia azul, cuja atividade relacionada com o mar, visa a preservação e regeneração do ambiente marinho. Pretende-se que cadeia da economia azul atue numa perspetiva inclusiva e sustentável nos municípios do bloco económico costeiro do Quénia.

O projeto Go Blue surge da colaboração entre a União Europeia e o governo do Quénia para fazer avançar a agenda da economia azul através do desenvolvimento costeiro. Trata-se de uma parceria deliberadamente da base para o topo, envolvendo uma formação organizacional inclusiva das comunidades costeiras do Quénia, dos governos dos condados da costa do Quénia, do governo nacional do Quénia e da União Europeia. O projeto visa desbloquear o potencial das oportunidades dos territórios costeiros para um crescimento económico sustentado e inclusivo, com impacto no emprego, conservando e utilizando de forma sustentável o ambiente costeiro.

Os docentes da ESTM Dulcineia Ramos, João Vasconcelos, Marta Caetano e Rui Pedrosa, a equipa portuguesa responsável pela elaboração deste documento, também assistiram à apresentação deste projeto, que irá contribuir para aumentar as relações entre Portugal e o Quénia.

A coordenação da componente do Turismo e Património Cultural, dentro do Projeto Go Blue, é do Camões, I.P., tendo o IPAV – Instituto Padre António Vieira contribuído como parceiro para a sua implementação. A redação do “JKP TCH Blueprint 2030”, contou com a participação da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria e do Politécnico de Portalegre.

O referido documento pode ser consultado aqui: