Tiago Bispo foi o grande vencedor da categoria “Artes da Mesa ICEL”

Estudante da ESTM vence concurso Jovem Talento da Gastronomia – JTG21

Tiago Bispo, estudante do 3.º ano da licenciatura em Gestão da Restauração e Catering, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, foi o grande vencedor do concurso Jovem Talento da Gastronomia, o mais importante a nível nacional, na categoria “Artes da Mesa ICEL”. O anúncio dos vencedores decorreu no dia 9 de fevereiro, tendo o estudante da ESTM conquistado um contrato de trabalho no grupo Plateform, um canivete para chef ICEL e acessórios.

O concurso Jovem Talento da Gastronomia destina-se a jovens estudantes de Restauração e Hotelaria, com idades até aos 25 anos, que se encontrem a estudar numa escola da área em território nacional.

«Todos os conhecimentos colocados em prática na prova deveram-se muito a estes dois últimos anos na licenciatura em Gestão da Restauração e Catering, dado existirem no programa unidades curriculares, práticas e teóricas, que me fizeram crescer enquanto profissional e conseguir alcançar este tão desejado prémio no mundo da restauração», afirma Tiago Bispo.

A prova final do concurso, que tinha tido lugar no dia 8 de fevereiro, foi dividida em três etapas, tendo a primeira consistido num teste de escola múltipla sobre a arte de bem servir. «Este teste correu-me relativamente bem, visto ter tido a oportunidade de adquirir a maior parte destes conhecimentos em unidades curriculares da ESTM como, por exemplo, Restaurante e Gastronomia e Vinhos», refere o estudante.

A segunda etapa consistiu em colocar uma mise-en-place para um menu entregue no momento, procedimento este feito «sem dificuldade», onde no final o estudante teve de harmonizar com um vinho e decantá-lo. «Este processo foi um dos mais desafiantes da prova, visto ser mais delicado e despertar mais a atenção do cliente, neste caso do júri. Como última etapa tive de realizar uma harmonização entre um queijo português e um vinho, em que a minha escolha de todos os produtos se baseou em produtos endógenos da região Oeste, tendo sempre em atenção o equilíbrio de sabores entre cada produto escolhido», explica Tiago Bispo.

Promovido pela Inter Magazine, o Jovem Talento da Gastronomia surgiu em 2009 como um movimento, direcionado a jovens profissionais e estudantes de hotelaria e restauração (cozinha, pastelaria, bar, serviço de sala e gestão). Em formato de concurso desde 2012, é um importante ponto de contacto dos jovens em construção de carreira com toda a comunidade gastronómica. Funciona como uma rampa de lançamento para os participantes, estimula a aprendizagem e aumenta o leque de oportunidades.

O concurso distinguiu, este ano, os jovens talentos da gastronomia em oito categorias: “Cozinha Makro”; “Inovação com Bacalhau da Noruega”; “Tradição com Arroz Bom Sucesso”; “Barman INTER Magazine”; “Pastelaria NX Hotelaria”; “Artes da Mesa ICEL”; “Inspiração Veggie by Bonduelle”; “Jovens Profissionais”.

A competir na categoria “Artes da Mesa ICEL” estavam mais cinco estudantes de escolas de vários pontos do país, tendo o estudante da ESTM sido nomeado como o grande vencedor. Esta categoria teve como membros do júri os chefs Daniel Roberto, Inês Soares e Mafalda Nunes.

«Esta distinção é o reconhecimento do talento dos nossos jovens estudantes, da qualidade da nossa formação e da competência do nosso corpo docente, nas mais diversas áreas do Turismo e da Tecnologia do Mar. Não podíamos estar mais orgulhosos de todo o empenho e dedicação do Tiago nesta competição. Estamos certos que terá um futuro de sucesso e que será um exemplo para os atuais e futuros estudantes da nossa escola superior», afirma Sérgio Leandro, diretor da ESTM.