29.02.2024 | Anfiteatro

Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico – A importância de planear um destino turístico

 

No dia 29 de fevereiro, das 10:00 horas às 11:00 horas, tem lugar uma aula aberta, no Anfiteatro da ESTM, com Dulcineia Ramos, Vereadora do Ambiente e Sustentabilidade, Turismo e Internacionalização na Câmara Municipal de Torres Vedras, numa palestra subordinada ao tema  “Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico – A importância de planear um destino turístico”,

A organização é do docente Francisco Dias, no âmbito dos 3º anos das licenciaturas em Turismo e de Gestão Turística e Hoteleira, Unidade Curricular de Gestão de Destinos Turísticos.

 

 

 

 

 

 

 

 



 

|| Dulcineia Ramos

Licenciada em Turismo pelo IPLeiria e Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. É doutorada em Turismo pela Universidade de Aveiro e ainda pós-graduada em Wine Business.
Desempenhou funções na Região de Turismo do Oeste e na Câmara Municipal de Peniche durante 10 anos como Técnica Superior de Turismo, tendo como principais missões a gestão de atividades turísticas e a coordenação de equipas na operacionalização de eventos. Tem exercido a sua atividade enquanto docente e investigadora em diversas instituições de ensino superior. Além do IPLeiria, passou também pelo Instituto Superior Politécnico do Oeste (ISPO), pelo Instituto Politécnico de Santarém e pela Universidade Lusófona.
Ao longo do seu percurso tem desempenhado diversos cargos, destacando-se as funções de coordenação de cursos e a Provedoria do Estudante. É reviewer de revistas científicas e integra o scientific board de diversas conferências nacionais e internacionais. É autora e coautora de vários livros e de artigos científicos.
Colaborou com diversas entidades na realização de projetos de desenvolvimento turístico, bem como em estudos de impacto e em diversos planos estratégicos que preconizam a sustentabilidade turística dos territórios. Participa ainda em projetos da União Europeia, destacando-se o CIM (European Project-Creativity and Innovation Management) e na elaboração de candidaturas da UNESCO. É também avaliadora da Agência Nacional de Investigação (ANI) para projetos candidatos a financiamento europeu, além de participar como mentora em vários projetos de Tourism Startup.
Neste momento desempenha funções como Vereadora do Ambiente e Sustentabilidade, Turismo e Internacionalização na Câmara Municipal de Torres Vedras.