Semana de BM(B)’2024 | 02 e 03 de abril

À deriva no Oceano

A “Semana BM(B)” visa promover, apresentar e informar sobre diversas áreas relacionadas com biologia marinha,  numa organização do Núcleo de Biologia Marinha da ESTM.
Durante este dia, serão realizados workshops, palestras e iniciativas lúdicas!

Não percas!
Dia 2 de abril das 10h às 11h, irá palestrar Miguel Martins com o tema “Ilustração científica: da pré-história à tua folha”

É ilustrador científico, com a maior parte do seu trabalho à volta da fauna marinha, sendo o seu especial foco, a ilustração científica de cetáceos.
Os seus interesses baseiam-se principalmente nos padrões ecológicos de cetáceos e em mostrar os mamíferos marinhos ao mundo através das suas ilustrações. Contando com mais de 12 espécies de cetáceos avistadas na equipa de investigadores da AIMM
(Associação para a investigação do Mundo Marinho).
Já teve trabalhos expostos no Museu Nacional de História Natural e da Ciência e em 2023 ganhou o prémio de melhor poster científico na Conferência da European Cetacean Society (ECS) que ocorreu na Galiza, em Espanha.
A palestra vai incidir sobre o que é a ilustração científica, as suas origens, a sua história e evolução, seguido de indicações do processo de como criar uma ilustração.
Dia 2 de abril das 12 às 13h, irá palestrar Gonçalo Silva com o tema “Cavalos Marinhos: Desafios e oportunidades para a conservação”

É investigador doutorado no ISPA – Instituto Universitário/ MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.
A sua investigação é focada na Ecologia e Evolução de peixes marinhos, em particular na resposta de pequenos peixes pelágicos às alterações climáticas e na compreensão dos padrões e processos que ocorrem em populações selvagens.
Vem à palestra e aprende mais acerca deste tema.
Dia 3 de abril das 10h às 11h, irá palestrar Guilherme Ferreira com o tema “Luzes, plâncton, ação!”

Atualmente é professor adjunto convidado na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), e ainda, investigador no centro MARE – IPLeiria. Vai começar uma investigação sobre um único tema, mixoplâncton.
A palestra vai focar-se no plâncton bioluminescente, em particular os ciclos de vida e papel ecológico, não só em Portugal como no mundo. Vai ser mostrado ainda, vídeos a falar de questões de conservação e integração de humanos no meio marinho como membro ativo do ecossistema.
Dia 3 de abril das 12h às 13h, irá palestrar Inês Morão com o tema “Tartarugas, os ninjas da contaminação dos oceanos”

Licenciada em Biologia Marinha e Biotecnologia e com mestrado em Biotecnologia dos Recursos Marinhos em Peniche, e está correntemente a tirar doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Climáticas na Universidade de Lisboa.
Trabalhou na área de conservação e ecotoxicologia de tartarugas marinhas de São Tomé e Príncipe e auxiliou as ONGs MARAPA e o Programa de Tatô em ações de consciencialização sobre a conservação de tartarugas marinhas nas áreas de nidificação.
A palestra irá explicar o seu percurso académico e atualmente do seu PhD, focado nas tartarugas marinhas de São Tomé e Príncipe.
Dia 3 de abril das 14h às 16h, irá palestrar João Correia com o tema “A Rã na Panela”.

Fundador da Flying Sharks, empresa que se foca no transporte de animais vivos marinhos com exceção de mamíferos, é professor adjunto na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, e ainda é autor do livro “Sex, sharks and rock and roll trilogy”.
Recebeu vários prémios, destacando-se o prémio do mar rei D. Carlos, sobre a pesca comercial de tubarões e raias em Portugal.
Ao longo desta palestra, João Correia traça um perfil da Humanidade, desde os tempos em que os homens das cavernas conviviam em perfeita harmonia com a Natureza, até ao período após a II Guerra Mundial, em que a taxa de crescimento da população humana explodiu, tornando-se incompatível com a capacidade do nosso Planeta para a sustentar. Para além dos variados problemas apontados, são indicadas variadíssimas soluções praticas, desde as mais pequenas, que todos podemos adotar nas nossas vidas, até às de maior escala, que já estão a ser implementadas por várias empresas, organizações e governos.