Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2017/2018

ContentPrin

O Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, foi o palco da Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2017/2018 do Politécnico de Leiria, que teve lugar no dia 16 de novembro.

O Presidente, Nuno Mangas fez um breve balanço das conquistas alcançadas ao longo de oito anos de liderança, ao nível da oferta formativa, da internacionalização, da ligação às empresas, da investigação, da inovação e da qualidade.

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, marcou presença na sessão solene, e enalteceu o Politécnico de Leiria «que é hoje uma referência nacional, com uma posição líder».

Joel Rodrigues, representante dos estudantes do Politécnico de Leiria, apelou a todos os caloiros e trajados presentes para aproveitarem a oportunidade de frequentar o Ensino Superior, e terminou com o reconhecimento do Politécnico de Leiria «pelo seu ensino, pela sua investigação e desenvolvimento, pela sua responsabilidade social.

A vice-presidente do Conselho Geral, Isabel Damasceno, reforçou a qualidade de ensino do Politécnico de Leiria, bem como «a envolvente onde se situa», com a capacidade de envolver os atores locais e de atrair mais jovens que escolham estudar em Leiria.

Alexandre Quintanilha, presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, foi o orador convidado da sessão solene, cuja oração de sapiência refletiu sobre os “Desafios atuais da biomedicina”.

No contexto da atribuição dos títulos honoríficos, o Politécnico de Leiria homenageou a CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes com a distinção de mérito socioprofissional, bem como a Universidad de Extremadura com a distinção de mérito científico e tecnológico.

Após um momento musical interpretado pela SAMP – Sociedade Artística e Musical dos Pousos, foram entregues: o Prémio IPLeiria – Mérito Ensino Secundário, atribuído aos melhores estudantes que ingressaram no Politécnico de Leiria, assim como às escolas secundárias de origem. Os Prémios Ensino Magazine, que distinguem os estudantes com melhor aproveitamento e os Prémios da 14.ª edição do Poliempreende.

Por fim, foram distinguidos os docentes e investigadores que mais contribuíram para a visibilidade das unidades de investigação do Politécnico, e pelo esforço em prol do desenvolvimento do conhecimento, com a atribuição dos Prémios I&D+i Politécnico de Leiria.

Foram ainda homenageados 12 colaboradores do Politécnico de Leiria, que completaram mais de 25 anos de serviço.

Programa da Sessão Solene

Discurso do Presidente do Politécnico de Leiria

Nota de Imprensa

Despacho n.º 248-2017 – Atribuição de Distinções Honoríficas

GALERIA DE FOTOS

Nota: Poderá visualizar o álbum completo de fotografias na Página Oficial de Facebook do Politécnico de Leiria.