Retoma gradual das atividades presenciais
da Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Information for International Students can be found here.


Na sequência do término do estado de emergência e das recomendações a esse respeito, comunicadas a 30 de abril pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, bem como do Despacho n.º 120/2020, de 22 de abril, do Senhor Presidente do Politécnico de Leiria, que prevê a retoma gradual das atividades presenciais no Politécnico de Leiria, cumpre-nos informar a nossa comunidade das medidas que regulam o acesso e a permanência dos nossos colaboradores, estudantes e demais parceiros, aos espaços da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

Tal como estabelecido no Despacho n.º 52/2020, de 14 de abril, as atividades letivas, bem como as avaliações que lhe são inerentes, dever-se-ão manter a distância. Pode, no entanto, ser necessária a utilização pontual de instalações da ESTG para a realização de atividades académicas de conclusão de grau, de atividades essenciais ao cumprimento de projetos de investigação e de prestações de serviços, bem como para a realização de elementos de avaliação, a distância e por computador, por estudantes que não tenham as condições tecnológicas para o fazer no seu local de residência. Esta utilização presencial e pontual é regulamentada, carecendo, na grande maioria das situações, de autorização prévia, conforme informação infra.

Não queremos deixar de sublinhar que as medidas regulamentares agora enunciadas pretendem minimizar os problemas decorrentes da situação de pandemia gerada pelo coronavírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, solicitando-se a compreensão e a colaboração de todos os que utilizam as instalações da ESTG para o seu cumprimento, bem como a adoção de comportamentos responsáveis, de práticas de higienização, de etiqueta respiratória e de distanciamento social, sobejamente recomendadas pelas autoridades competentes.

As medidas agora enunciadas serão continuamente monitorizadas e quaisquer alterações que se venham a identificar necessárias serão prontamente comunicadas.

Agradecemos a colaboração de todos, bem como o sentido de responsabilidade demonstrado pela nossa comunidade, ficando à vossa disposição para qualquer esclarecimento que vos pareça necessário.


Horários dos Edifícios da Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Acesso aos Espaços da Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Regras de Utilização dos Espaços
Equipamentos de Proteção Individual
Limpeza e Higienização

Horários dos Edifícios da Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Horários de abertura

De 4/05 a 9/05
Edifício A e B – segunda-feira a sexta-feira, das 09:00 às 18:00
Edifício C – acesso autónomo
Edifício E e D – encerrados, com acesso pontual autorizado
De 11/05 a 30/05
Edifício A – segunda-feira a sexta-feira, das 08:00 às 20:00; sábado das 08:00 às 13:00
Edifício B – segunda-feira a sexta-feira, das 08:30 às 18:30
Edifício D – segunda-feira a sexta-feira, das 08:00 às 20:00
Edifício C – acesso autónomo
Edifício E – encerrado, com acesso pontual autorizado

Acesso aos Espaços da Escola Superior de Tecnologia e Gestão

O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços da Escola.

Controlo de Entrada nos Edifícios e Registo

  1. A realização do controlo e registo de entrada nos Edifícios da ESTG será feita por pessoal devidamente identificado em cooperação com os vigilantes da Escola.
  2. Não serão permitidos a entrada e o acesso a laboratórios ou salas de informática para realização de exames a estudantes que não estejam devidamente autorizados pela Direção.
  3. Sempre que seja identificada uma situação de potencial risco para a saúde comunitária a mesma deverá ser reportada junto dos postos de controlo de acesso aos edifícios ou junto do vigilante mais próximo.

Acesso a Espaços Coletivos

  1. O acesso aos espaços coletivos é feito apenas para efeitos de circulação e acesso a espaços específicos, sendo condicionado e reduzido ao mínimo indispensável;
  2. Deve ser sempre mantida e respeitada a distância mínima de segurança de 2 metros;
  3. As máquinas de vending só podem ser acedidas por uma pessoa de cada vez e mediante higienização prévia, feita pelo próprio, através de vaporizador disponibilizado no local;
  4. Uso obrigatório de máscara.

Acesso aos Espaços por parte dos Colaboradores Docentes

  1. Necessária comunicação prévia via e-mail para estg@ipleiria.pt;
  2. Acesso condicionado e reduzido ao mínimo indispensável;
  3. No máximo, será permitida a presença de uma pessoa por gabinete;
  4. No máximo, será permitida 1 pessoa em espaço laboratorial por cada 20m2;
  5. Nos Edifícios A, D e E é feito o registo de entradas, de locais acedidos e de horários de acesso;
  6. Uso obrigatório de máscara.

Acesso aos Espaços por parte dos Colaboradores Técnicos e Administrativos

  1. Necessária comunicação prévia via e-mail para estg@ipleiria.pt, com conhecimento a marta.henriques@ipleiria.pt;
  2. Acesso condicionado e reduzido ao mínimo indispensável;
  3. No máximo, será permitida a presença de uma pessoa por gabinete;
  4. No máximo, será permitida 1 pessoa em espaço laboratorial por cada 20m2;
  5. Uso obrigatório de máscara.

Acesso por parte dos Estudantes

  1. Necessária autorização prévia da Direção, devendo ser considerado o seguinte:

    1. Para realização de momentos de avaliação
      1. Estudante
        • Efetua o pedido ao docente da Unidade Curricular (UC) com o máximo de antecedência possível, sendo que não é assegurada a resposta a pedidos que não sejam remetidos à Direção com um mínimo de 48 horas de antecedência;
      2. Docente da UC
        • Analisa o pedido (com a eventual articulação com o responsável da UC, com o Coordenador de Curso e com o Coordenador de Departamento)
        • Encaminha o pedido à Direção (estg@ipleiria.pt), com a informação tida por conveniente, com o conhecimento ao responsável da UC, ao Coordenador de Curso e ao Coordenador de Departamento;
      3. Direção da ESTG
        • Decide e comunica a decisão a todos os referenciados no pedido.

    2. Para acesso a Espaços Laboratoriais
      1. Estudante
        • Efetua o pedido ao docente da UC com o máximo de antecedência possível, sendo que não é assegurada a resposta a pedidos que não sejam remetidos à Direção com um mínimo de 48 horas de antecedência;
      2. Docente da UC
        • Analisa o pedido (com a eventual articulação com o responsável da UC, com o Coordenador de Curso e com o Coordenador de Departamento);
        • Encaminha o pedido ao Responsável do Laboratório em causa;
      3. Responsável do Laboratório
        • Analisa o pedido em articulação com o Coordenador de Curso e com o Coordenador de Departamento;
        • Elabora a listagem com a escala de utilização do laboratório pelos Estudantes;
        • Encaminha o pedido à Direção (estg@ipleiria.pt), com a listagem da escala de utilização do laboratório e informação adicional tida por conveniente;
      4. Direção da ESTG
        • Decide e comunica a decisão a todos os referenciados no pedido.

  2. Salas de informática para realização de momentos de avaliação:
      • Sala D.S.1.4 (SSE.DGE)
      • Sala D.S.1.6 (SPGM.DGE)
      • Sala D.S.1.14 (LAI6.DEI)
      • Sala D.S.1.07 (LAI1.DEI)

    NOTA: Apenas devem ser utilizados os postos de trabalho preparados e assinalados e de acordo com a autorização concedida.

  3. Espaços laboratoriais
    1. Apenas será concedido acesso aos estudantes que constem da listagem com a escala de utilização do laboratório aprovada pela Direção, dentro dos horários aí estabelecidos;
    2. No máximo será permitida a presença de uma pessoa por cada 20 m2 de espaço laboratorial.

  4. Uso obrigatório de máscara.

Acesso por parte dos Trabalhadores de Empresas Prestadoras de Serviços

  1. Acesso habitual para efeitos do exercício das suas funções;
  2. Possibilidade de utilizarem as zonas delimitadas como “Passagem Proibida”;
  3. Uso obrigatório de máscara.

Regras de Utilização dos Espaços

  1. Todos os espaços afetos à ESTG são de acesso condicionado/restrito, sendo permitida a presença de trabalhadores e de estudantes, desde que previamente autorizados e apenas para o fim permitido;
    1. Devem ser respeitados os circuitos de entrada e de saída definidos em cada edifício;
    2. A entrada em cada edifício é sujeita a controlo e registo;
    3. As zonas assinaladas como “Passagem Proibida” apenas podem ser utilizadas para efeitos de saída de emergência.
  2. Os espaços devem ser/estar arejados:
    1. Mantendo as portas e as janelas abertas, sempre que possível;
    2. É proibida a utilização dos sistemas de ar condicionado.
  3. Não é permitido comer nas salas de aula e nos espaços laboratoriais. É permitido comer junto às máquinas de vending e nos espaços próprios.
  4. As instalações sanitárias que podem ser utilizadas estão devidamente identificadas (uma em cada piso), podendo ser utilizadas por uma pessoa de cada vez.
  5. Nas salas de informática destinadas à realização de momentos de avaliação apenas devem ser utilizados os postos de trabalho devidamente assinalados.
    1. O posto de trabalho está higienizado e disponível para ser utilizado quando estiver identificado com cartão de cor verde;
    2. Não devem ser utilizados os postos de trabalho não preparados ou identificados com o cartão de cor vermelha;
    3. Encerrar sessão no computador utilizado;
    4. Não desligar os equipamentos informáticos;
    5. Não utilizar/mexer noutros espaços/equipamentos, apenas no posto de trabalho atribuído.
  6. A utilização do elevador deve ser efetuada em situações excecionais e de necessidade, podendo ser utilizado apenas por uma pessoa de cada vez.

Equipamentos de Proteção Individual

Será disponibilizado Equipamento de Proteção Individual (EPI) aos Estudantes e Colaboradores, sendo essa disponibilização limitada, por pessoa, e devidamente registada.

Limpeza e Higienização

  1. Disponibilização de equipamentos para higienização específica, nos seguintes locais:
    • Entradas dos edifícios;
    • Salas de informática para realização dos momentos de avaliação;
    • Espaços laboratoriais com acesso autorizado;
    • Máquinas de vending.
  2. Os espaços acessíveis terão limpeza e higienização frequente, de acordo com a escala diária de limpeza.
  3. Os equipamentos específicos de utilização partilhada terão limpeza e higienização frequente, de acordo com a escala específica de limpeza:
    • Teclados – protegidos por película protetora, devidamente higienizada pela equipa de limpeza entre utilizações e substituída ao final do dia ou sempre que apresente danos.
    • Impressoras – superfícies de manuseamento protegidas com película protetora, devendo ser higienizadas antes e depois de cada utilização pelo utilizador. As películas são substituídas diariamente ou sempre que apresentem danos.