Docente da ESTM-IPLeiria integra grupo trabalho do Conselho Internacional de Coordenação do Programa Homem e a Biosfera (MAB) da UNESCO

Prof_Sergio_Leandro_1Sérgio Leandro, docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leiria (ESTM-IPLeiria) e investigador do MARE-IPLeiria, atualmente subdiretor da ESTM-IPLeiria, foi indicado pelo Comité MaB Português como perito nacional para integrar o grupo de trabalho internacional que irá definir as diretrizes técnicas da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. Os peritos internacionais, irão durante os próximos 2 anos desenvolver trabalhos distribuídos por 4 áreas temáticas prioritárias para as Reservas da Biosfera da UNESCO: (1) Zonamento; (2) Governança; (3) Política, Planos de gestão e de negócios e (4) Monitorização e gestão de dados. Para além de Sérgio Leandro, o conjunto de 47 peritos internacionais inclui igualmente mais 2 portugueses – António Domingos Abreu e Eduardo Carqueijeiro.

O Programa O Homem e a Biosfera (MaB) é um programa científico da UNESCO, criado em 1971 numa perspectiva de promover o equilíbrio entre as sociedades humanas e os ecossistemas. O Programa, inicialmente muito centrado na conservação da natureza, foi-se adaptando aos novos desafios globais e atualmente tem como objetivo ultimo a conservação da biodiversidade, a promoção do desenvolvimento económico sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações.

Os objetivos deste Programa consubstanciam-se no terreno através da designação de Reservas da Biosfera (RB), que funcionam como laboratórios vivos, onde se ensaiam iniciativas de promoção e utilização sustentável dos recursos endógenos em cooperação com as populações e os atores de desenvolvimento local. O envolvimento dos stakeholders em todo este processo é uma condição necessária e faz jus ao nome do Programa. Para além da conservação da Biodiversidade, as Reservas da Biosfera, enquanto áreas piloto e laboratórios de sustentabilidade, onde se promovem iniciativas inovadoras e a transferência de conhecimento para outros territórios, são também espaços de apoio ao desenvolvimento de práticas e estratégias nas áreas do Desenvolvimento Sustentável e das Alterações Climáticas.

A Rede nacional de Reservas da Biosfera da UNESCO integra atualmente 11 territórios, localizados no continente (Paul do Boquilobo, Berlengas, Transfronteiriça Gerês-Xurés, Tranfronteiriça Meseta Ibérica, Transfronteiriça Tejo e Castro Verde) e nas regiões autónomas dos Açores (Ilha do Corvo, Ilha Graciosa, Ilha das Flores e Fajãs de São Jorge) e da Madeira (Santana). A Reserva da Biosfera das Berlengas, reconhecida em junho de 2011 pela UNESCO, é gerida por 3 entidades (Câmara Municipal de Peniche, Politécnico de Leiria e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), as quais têm vindo a dinamizar um conjunto de projetos visando atingir os objetivos do Programa MaB (UNESCO).